Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 598 (21/09/2003)

Negócio de Cara Limpa

Para enfrentar os desafios da concorrência e da competitividade na conquista de um espaço definitivo, segmentos de mercado ainda pouco conhecidos começam a ganhar destaque na economia estável por meio da representatividade. A estratégia consiste em formar uma base representativa sólida e disposta a valorizar e a capacitar empreendedores dedicados à prestação de serviços. Tarefas como essas dependem da atuação de entidades de classe com o objetivo de profissionalizar a categoria. Esse foi o principal motivo da criação do Sindicato das Empresas de Conservação de Veículos do Estado de São Paulo (Sescove), onde existem cerca de 30 mil lava-rápidos, sendo que 90% desses estabelecimentos permanecem na informalidade, comprometendo a imagem do setor como um todo, bem como a qualidade do atendimento aos clientes. Em depoimento exclusivo, José Donizete Pereira Casalinho, presidente da instituição - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 6950-9859, explica os princípios que norteiam as atividades do sindicato, além de ressaltar a importância da união e da profissionalização dos empresários do ramo no intuito de garantir o reconhecimento por parte da sociedade.

REPRESENTAÇÃO
"O Sescove surgiu em razão da necessidade de os lava-rápidos não terem um representante, pois fomos sempre anexados aos postos de gasolina, representados pelo Sincopetro. Foi uma idéia que demorou mais de um ano e meio para ser consolidada, mas hoje representamos a categoria e temos cerca de seiscentas empresas associadas. Esse universo é composto por empresários realmente empreendedores que vieram para o ramo procedentes de outras atividades comerciais como padarias, postos de gasolina, supermercados e autopeças. Existem também os aventureiros, que deixaram a empresa em que trabalhavam como funcionários com algum capital e decidiram apostar no ramo como empreendedores alternativos. A maioria deles funciona na informalidade, representando 90% do mercado e concorrendo de forma desleal."

LEGALIDADE
"Estamos fazendo um trabalho muito grande no sentido de mostrar ao público em geral que o lava-rápido não é uma atividade informal, e sim um estabelecimento comercial como qualquer outro. Trata-se de um centro automotivo no qual o cliente pode vir com toda segurança e deixar o seu veículo para fazer lavagem, polimento, estofamento, hidratação de couros e limpeza de carpete. Além disso, ainda oferecemos uma gama variada de pequenos serviços como troca de lâmpada e de óleo, calibragem de pneus, alinhamento de direção, luz de freio, entre outros. Também estamos nos esforçando para trazer os informais para a legalidade. Hoje, o Sescove oferece tudo o que é necessário para a empresa ser regularizada. Temos assessoria jurídica, contábil, assistência em engenharia, com um escritório próprio nessa área para auxiliar as empresas a trabalharem legalizadas a custo zero. Disponibilizamos ainda de uma consultoria que vai até a empresa para mostrar o que precisa ser feito para melhorar o faturamento."

QUALIFICAÇÃO
"Nós estamos do lado do empresário para ajudá-lo e para sensibilizar o segmento como um todo, porque a união faz a força. Estamos criando um selo de qualidade que se chama Elca (Empresas de Limpeza e Conservação Automotiva) para garantir a qualidade do estabelecimento dentro dos padrões exigidos pelas empresas certificadoras da ISO 9000 e da ISO 14000. Com base nessas exigências, nós fizemos uma cartilha que inclui a constituição da empresa, a capacitação dos funcionários por meio de um convênio com o Sebrae, a padronização dos uniformes e dos equipamentos de segurança. Na área administrativa, temos um software de controle geral desenvolvido exclusivamente para a nossa área, que administra todas as operações. Vamos fornecer também aos associados um check list para que seja feita uma pré-análise do veículo, indicando tudo aquilo que o carro precisa. O Sescove está de portas abertas para quem quiser abrir um lava-rápido. Temos todas as informações e também indicações sobre os estabelecimentos à venda. Nesse sentido, funcionamos como uma bolsa de negócios sem a necessidade de comissão."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.