Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 669 (30/01/2005)

Vanguarda em Treinamento

Todas as pessoas com vocação empreendedora esperam por uma chance para transformar seu ideal de negócio em uma ação concreta e duradoura. Em um mercado que cresce todos os dias, fazendo surgir ramos de atividade inéditos em diversas áreas de atuação, é preciso estar atento e perceber o momento certo de virar a mesa. Com certeza, as oportunidades vão existir continuamente e sempre haverá alguém preparado o suficiente para aproveitá-la e mudar de vida. Foi o que aconteceu com Nicolau Martino Netto, diretor da Siamar Recursos para Treinamentowww.siamar.com.br. Como executivo de multinacionais norte-americanas, ele constatou, ainda na década de 70, a grande carência que havia em termos de recursos para treinamento empresarial, uma prática que começava a ser adotada pelas organizações brasileiras naquela época, acompanhando as tendências gerenciais adotadas pelas grandes empresas em nível mundial. Em depoimento exclusivo, ele relata essa trajetória de sucesso que acaba de completar 30 anos, oferecendo aos consultores e aos departamentos de recursos humanos do Brasil e dos demais países de língua portuguesa filmes atualizados como ferramenta de apoio e estímulo nas sessões de treinamento.

ORIGEM
"Como eu havia estudado nos EUA e trabalhado para empresas norte-americanas, já estava bastante familiarizado com a conscientização da importância do treinamento. Ao absorver um pouco da cultura de que é preciso treinar, me ocorreu a idéia de procurar empresas estrangeiras envolvidas nesse campo e, graças a elas, nós conseguimos vir com algum renome, com know how e com um suporte internacional para o nosso produto. O nome Siamar significa Serviço Interamericano, porque eram as duas Américas ligadas pelo marketing, que foi a primeira área de treinamento na qual nos propusemos a atuar. Depois, expandimos para as áreas administrativas e gerenciais de forma geral. Para isso, começamos a trazer outros filmes de produtoras internacionais e, hoje, essas empresas nos procuram espontaneamente quando produzem filmes novos de treinamento e têm interesse que isso seja exibido no Brasil."

INCENTIVO FISCAL
"Um fator que impulsionou bastante o negócio em 1975, praticamente no ano em que nós começamos, foi a aprovação de uma lei de incentivo fiscal sobre o imposto de renda empresarial para as empresas que investissem em treinamento, com o desconto dobrado sobre as despesas efetuadas. Para aproveitar essa oportunidade, tivemos que nos qualificar em Brasília e fazer todo o cadastramento necessário. Atualmente, esse incentivo não existe mais e também concorremos com outros tipos de mídia, com novas opções de equipamentos, como o e-learning, o teatro, os jogos e o CD Rom. Tudo isso torna o nosso trabalho ainda mais desafiador, mas continuamos crescendo com a criação de uma demanda primária, ou seja, quando um consultor ou um funcionário do departamento de recursos humanos de uma empresa usa um produto nosso em treinamento e sente o quanto foi bom ter treinado a equipe daquela forma, ele volta a utilizar o material."

INOVAÇÃO
"A nossa última evolução é a demonstração online pela Internet, que possibilita ao profissional de treinamento assistir a quatro minutos de um filme gratuitamente dentro do nosso site, para ter uma idéia do clima, do estilo e do ritmo da produção. Essa etapa de transição do vídeo para o DVD também está sendo uma fase de aprendizado para a Siamar. Nós temos casos o da Petrobrás, que já utiliza esse recurso via TV a Cabo ou via satélite. Eles projetam um filme na central de treinamento e o Brasil inteiro vê ao mesmo tempo. Na seqüência, o palestrante entra em cena e faz a conferência interativa. Trata-se de um recurso bem sofisticado, sendo que o filme ajuda bastante no processo como um todo. A nossa grande preocupação é lançar novidades quase que semanalmente. O filme é lançado nos EUA e, dentro de poucos dias, ele já está disponível no mercado brasileiro, acompanhado do manual do instrutor traduzido e adaptado. Adotamos uma fórmula segundo a qual a informação associada à emoção resulta em aprendizado."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.