Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 795 (01/07/2007)

Saúde para a Terceira Idade

Envelhecer de forma saudável e com qualidade de vida sempre foi um sonho para qualquer pessoa. No entanto, para atingir essa meta, entra em cena o caráter preventivo que, se monitorado de forma adequada, pode reduzir drasticamente o número de internações, de cirurgias e de óbitos. Parece uma lógica simples de ser compreendida, mas a maioria dos planos de saúde nunca se preocupou em cuidar dos seus associados, deixando que eles mesmos procurem ajuda apenas quando a doença já começa a se manifestar. No caso dos idosos, a situação ainda é pior. Os custos para cuidar da saúde debilitada são altos, e muitos convênios preferem não investir nessa faixa etária. Apesar do preconceito generalizado, Fernando Parrillo e o irmão médico Eduardo, que trabalhavam com a remoção de pacientes, vislumbraram na prevenção um potencial de negócio voltado para a terceira idade. Em pouco mais de dez anos, eles deixaram as ambulâncias para adquirir clínicas e hospitais próprios, além de desenvolver um plano preventivo voltado para indivíduos a partir dos 49 anos. Em depoimento exclusivo, Fernando fala com emoção sobre a trajetória do Prevent Senior - www.preventsenior.com.br -, do qual hoje é o presidente, mostrando como valeu a pena quebrar os paradigmas do mercado de assistência médica.

PLANEJAMENTO
"Em 1996, surgiu a idéia da ambulância. Eu era o motorista, e o meu irmão, quando removíamos pacientes de UTI, ia como médico na parte de trás. Começamos dessa forma, com uma empresa chamada Remotion, quando percebemos que poderíamos exercer outra função. Em vez de fazermos a remoção, nós poderíamos ser a empresa que recebia os pacientes. Foi quando apareceu a oportunidade de uma troca de atividades com um grupo que tinha uma clínica em Santo Amaro. Logo que fizemos a aquisição da clínica, já abrimos um plano de saúde. O negócio foi caminhando bem, porque recebíamos muitos pacientes e tínhamos um custo bom, o que despertou a idéia de montar uma estrutura para a clínica não depender das empresas de remoção. Daí veio todo o planejamento de como operar o sistema preventivo, contando com a ajuda de toda a família, que veio nos apoiar."

TRABALHO ATIVO
"Percebemos que podíamos montar um sistema para prevenir doenças que dificilmente iriam manifestar-se se a empresa fizesse um trabalho ativo no sentido de verificar se o cliente está tomando o remédio certo e se está consultando o médico de forma regular. Abrimos esse produto para a terceira idade porque era um nicho de mercado com o qual já estávamos acostumados a lidar. Montamos um escritório de representação até que surgiu um novo empreendimento com 2.200 usuários, o que, para nós, era uma carteira gigantesca. Para trabalhar o nome Prevent, chamamos uma agência que fez toda uma pesquisa de mercado. Nessa fase, apareceu a oportunidade da compra de um hospital na Bela Vista, que foi o grande salto da nossa vida. Outra estratégia fundamental foi investir em publicidade pela televisão. Ainda não existia merchandising de operadora de saúde, e nós fomos os primeiros a entrar. Quando o meu irmão aparecia falando do nosso sistema em um programa vespertino, era uma loucura para atender todas as chamadas telefônicas."

PIONEIRISMO
"Com a prevenção, nós reduzimos em 40% as internações clínicas e em 60% o número de óbitos, o que atraiu novos associados e colaboradores que acreditaram e apostaram na nossa idéia. Nós nos consideramos pioneiros na implementação de sistema preventivo para terceira idade não só no Brasil mas também em toda a América Latina, tanto é que nos congressos de geriatria, nossos médicos que expõem trabalhos são renomeados na área. Isso não tem repercussão na mídia, mas 80% dos geriatras de São Paulo trabalham para nós, formando um corpo clínico muito forte e dedicado, empenhado em inovar. Até 2011, o grupo traçou a meta de ter doze hospitais à disposição dos associados. Atualmente, o Prevent Senior conta com trinta hospitais credenciados e três hospitais preferenciais, além de oito centros médicos ambulatoriais, onde desenvolve seu programa de medicina preventiva."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.