Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 847 (29/06/2008)

Marco da paz

Em uma economia globalizada, nada pode ser considerado mais favorável para o mundo dos negócios do que a ausência de conflitos que, além de ameaçar vidas humanas de forma irreversível, destroem também as esperanças de prosperidade, indo ao encontro da prática efetiva de um mercado livre para todos e sem fronteiras. Foi exatamente com o espírito de promover a paz em nível mundial que o empresário Gaetano Brancati Luigiwww.marcodapaz.org.br –, assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), teve a inspiração de criar um monumento para lembrar todos da importância de refletir sobre a paz e coordenar esse projeto com o objetivo de levar a sua implementação aos mais variados países. Nascido na Itália e, ainda criança, ele vivenciou a angústia e o desespero da devastação provocada pela Segunda Guerra mundial. Com esse trauma na mente e no coração, emigrou com a família ainda muito jovem para a Argentina e depois para o Brasil, onde se estabeleceu definitivamente. Em depoimento exclusivo, carregado de emoção e de alegria, ele revela como realizou o sonho de se tornar um embaixador da paz, além de destacar como as empresas podem aderir a essa causa, melhorando não só a imagem institucional mas também o ambiente de trabalho.

VISÃO DIVINA
"Quando cheguei a São Paulo, eu me radiquei na Lapa como comerciante, tive duas lojas no segmento de moda e fui presidente do Clube dos Lojistas da Lapa, o primeiro a ser fundado no Brasil. Compramos a sede e deixamos essa marca que me levou a ser procurado para ingressar na Associação Comercial de São Paulo. Foi então que virei membro da Associação Comercial Distrital da Lapa e lá comecei novo caminho, a conviver com empresários e, assim, galguei e ganhei meu espaço na entidade. Em 1999, de tanto ir ao Pátio do Colégio, fiquei sabendo que o sino da igreja não tocava porque havia sido roubado da torre há mais de quinze anos. Em menos de um mês, com o apoio da ACSP e da Fundação de Sinos Crespi, conseguimos um novo sino para o local. No momento da instalação, recebi por um raio de sol a visão divina de como deveria desenhar um monumento para a paz incluindo esse símbolo, que hoje se encontra em projeto de construção em mais de dez países."


SOLIDARIEDADE
"O primeiro Marco da Paz foi inaugurado no Natal de 2000 no próprio Pátio do Colégio, onde nasceu a capital paulista. Esse projeto, abençoado por Deus, está nas mãos de uma entidade que tem a maior credibilidade no cenário tanto empresarial quanto social, porque a Associação Comercial de São Paulo tem alma e coração. Isso permite que vários empresários venham somar a nós para tornarem-se patrocinadores da construção desse monumento pelo mundo inteiro. A paz deve ser considerada como prioridade única e a primeira bandeira para o ser humano encontrar-se com seus valores verdadeiros, porque, reinando a paz, se fortalece a presença da família, que é o seio da construção da sociedade, bem como a presença dos seres humanos que constroem este mundo que, lamentavelmente, está tomado pela dor, uma vez que existem mais de 45% de pessoas vivendo em estado de miséria total."


SEM CUSTOS
"As empresas que pretendem galgar prosperidade no mercado global precisam estar com a sua contribuição social muito bem representada. Nesse projeto, não se mexe com dinheiro, pois a pessoa, a organização ou o município que quiser adotar a construção desse monumento na sua cidade ou no ambiente de trabalho deve acessar www.marcodapaz.org.br, para obter os relatórios técnicos e as plantas. Eu permaneço 24 horas à disposição para coordenar cada requisito que acompanha o desenvolvimento da obra. Nós temos essa competência de poder orientar de forma gratuita para colaborar ainda mais com a propagação do monumento da paz. Para isso, fornecemos as placas com mensagens e também a placa que nomeia os colaboradores, a bandeira do Brasil ou do país onde ela estiver sendo instalada, incluindo também a cor da entidade. Tudo isso se chama gratidão com aqueles que se engajam nessa proposta tão necessária ao crescimento da sociedade como um todo."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.