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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 848 (06/07/2008)

Expansão centralizada

São muitos os casos de empreendedores que começaram do nada e conseguiram vencer as barreiras do tempo e os desafios da economia brasileira para se tornarem donos de grandes corporações em nível nacional. No entanto, o que esses modelos possuem em comum não pode ser resumido não apenas na luta pelas conquistas iniciais sem as devidas condições financeiras mas, principalmente, na capacidade de saber expandir a empresa da forma mais apropriada a cada tipo de negócio, garantindo tanto a sobrevivência quanto o crescimento em longo prazo. Esse é o aspecto mais relevante na história da Braspress Transportes Urgentes que acaba de completar 31 anos de atividades sob o comando do seu fundador e diretor-presidente, Urubatan Helouwww.braspress.com.br –, descendente de árabes que começou a empreender desde criança, fabricando e vendendo pipas na cidade mineira de Uberlândia. Com a aquisição de um triciclo para a coleta de filmes no apogeu do cinema brasileiro nos anos 70, ele relata, em depoimento exclusivo e bastante confiante no futuro, como descobriu e direcionou a sua vocação empresarial para a prestação de serviços na área de transportes, além de revelar de que forma planejou a expansão, ampliando a malha de atuação por todo o território nacional, mas mantendo todo o controle operacional focado na matriz localizada na capital paulista.

SUPERAÇÃO
"Depois de sair de uma sociedade no começo de 1977 com uma Kombi, um caminhão e duas linhas telefônicas, convidei um amigo que já trabalhava comigo para ser o sócio minoritário da Braspress. Alugamos um pequeno prédio e, como já tínhamos dois clientes de grande porte, iniciamos as operações fazendo distribuição urbana. Como essas empresas compravam suprimentos em Belo Horizonte, abrimos uma pequena filial na cidade, depois em Curitiba e no Rio de Janeiro. Começamos então a desenvolver-nos passando por muitos altos e baixos, mas o saldo final foi extremamente positivo, à medida que a empresa acabou transformando-se na organização que imaginávamos tornar-nos um dia. Durante as três últimas décadas, nós superamos seis moedas diferentes, treze planos econômicos, nossas próprias fraquezas e também a nossa fragilidade de conhecimento, até porque sempre fui mais autodidata em termos de negócios do que um administrador com formação acadêmica, mas fomos aprendendo na prática, acreditando sempre que poderíamos reverter qualquer situação com agilidade e ousadia."


CAPILARIDADE NACIONAL
"Nós adquirimos musculatura de negociação quando criamos um plano de operações com capilaridade nacional para atender o Brasil inteiro. Hoje, não há um único município brasileiro que não seja servido pela Braspress, porque possuímos 82 filiais distribuídas por todo o território nacional, sendo que cada uma delas também funciona como um ponto de embarque de mercadorias, além fazer a distribuição localizada. Como é impossível para cada embarcador ter uma transportadora para cada município, quanto menor for a quantidade de transportadoras envolvidas nesse processo, mais fácil fica a interação no sentido tecnológico e da interlocução, o que gera uma massa crítica de negócios que permite a cobrança de tarifas acessíveis e capazes de anular os benefícios da informalidade do setor de transportes no País."


CULTURA DO CONHECIMENTO
"Nós somos a única empresa de transporte do Brasil que atende com meios próprios, sem parcerias e franquias. Outra arma importante foi a tecnologia, pois investimos cerca de 8% do nosso faturamento anual no desenvolvimento de softwares personalizados, o que gera um processo de gestão diferenciado, uma vez que evitamos utilizar mão-de-obra terceirizada. O nosso sistema de gestão de risco também é próprio, assim como a hospedagem e o servidor interno. Com isso, garantimos a exclusividade da nossa expertise na automação de dados e promovemos um mergulho profundo em termos do conhecimento das operações e dos problemas a serem solucionados dentro da empresa. Graças a essa iniciativa, foi possível organizar o negócio nos mínimos detalhes e criar a cultura do conhecimento por meio de um painel de controle das operações totalmente centralizado."


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