Motivação Interna + Motivação externa = Sucesso em motivação
De nada adianta o empresário motivar seus funcionários, se eles não quiserem ser motivados e vice-versa. Ele deverá criar sentido para determinadas tarefas em que somente a obrigação da execução e a recompensa econômica não vão garantir a motivação. O valor do trabalho está passando por transformações e sofrendo uma crise de paradigmas. Cada pessoa deverá ser motivada de forma diferente, pois possui necessidades e emoções distintas, sendo um ser insaciável. Uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras. Portanto, torna-se necessário compreender o homem holisticamente (como parte de um contexto). Agora, devemos supor que as necessidades básicas como moradia, alimentação e transporte já estão sendo supridas satisfatoriamente pelo empresário.
Por que as pessoas trabalham?
É no trabalho que o homem busca a satisfação das suas necessidades. Muitas pessoas são impulsionadas pelo dinheiro, outras por interesses fundamentais de segurança, inserção social ou auto-realização. Diversas pesquisas sobre motivação comprovaram que a produtividade aumenta quando os funcionários:
- Percebem que as suas capacidades são identificadas e desenvolvidas.
- São motivados de forma particular.
- Vêm as promessas sendo cumpridas.
- Conhecem os objetivos da empresa e das tarefas.
- Recebem reconhecimento pessoal e profissional.
- Sentem-se aceitos pelo grupo de trabalho e mantêm um bom relacionamento.
- Sentem que aumenta a sua responsabilidade na realização das tarefas.
Sentem que a empresa está investindo no seu potencial através de oportunidades de trabalho.
- Encaram o trabalho como um desafio.
- Recebem feedback regularmente.
- São reconhecidos publicamente pelo trabalho bem feito.
- Participam da decisão e da operacionalidade do seu trabalho, sendo ouvidos.
- São reconhecidos e promovidos com base no seu desempenho.
- Participam dos lucros, tendendo à busca da excelência.
A produtividade é mantida quando os funcionários:
- Sentem que são orientados e supervisionados em seu trabalho.
- Possuem as devidas condições de trabalho.
- Sentem segurança no trabalho.
Os funcionários são os que estão mais envolvidos com o dia-a-dia da organização. Dessa forma, tornam-se peças fundamentais nessa engrenagem empresarial. Podemos, então, perceber que um investimento maior nos aspectos motivacionais será certamente revertido em benefícios para a empresa, sendo o empresário o maior beneficiado. Podemos perceber, também, que os desafios, as oportunidades de crescimento, assim como os relacionamentos e a segurança no trabalho são estímulos que, juntamente com questões salariais, apresentam muitas vantagens para a organização.
Para motivar o seu funcionário você deverá
- Apresentar os seus objetivos em relação à empresa, centralizando no "foco".
- Ajudar seus funcionários a ver o sentido na realização das atividades.
- Reconhecer em termos pessoais os seus subordinados.
- Ajudar a tornar o trabalho interessante.
- Trabalhar em equipe.
- Delegar responsabilidades ao seu pessoal.
- Liderar criativamente.
- Ajudar o seu pessoal a crescer e progredir.
- Estimular a criatividade e o crescimento.
- Procurar eliminar motivos de insatisfação.
Gabaritos
Você tem perfil empreendedor?
Se você respondeu a maioria sim, parabéns, você possui características pessoais para ser um bom empreendedor. É claro que,dificilmente, uma pessoa reúne todas essas características em perfeito equilíbrio. Você poderá desenvolvê-las ou estabelecer parcerias com alguém que possua características complementares (sócio).
Isso é executar ou administrar?
Caso você tenha assinalado as questões 1, 3, 5, 7, 9, 11, 15, parabéns! Você está administrando. Caso você tenha assinalado as questões 2, 4, 6, 8, 10, 12, 13 e 14, cuidado! Você está sendo um executor. Seria interessante analisar o seu comportamento e tentar modificá-lo para que você possa ser um administrador. Na sua grande maioria, as pessoas devem ser preparadas para a cargo, possibilitando que você assuma melhor o seu papel de empreendedor. Obviamente, há momentos em que você terá que colocar as mãos na massa, mas cuidado, não é sempre.
Testando a maturidade do grupo
Total de respostas positivas (sim)
Compare:
- de 16 a 20 - Ótimo
- de 12 a 15 - Bom
- de 9 a 11 - Regular
- Menos de 9 - Fraco
- Em que posição você está?
Quanto mais próximo você estiver do lado direito da folha, melhor, mais tendência à liderança criativa você tem.
- Você é chefe ou líder?
Se você respondeu sim para todas as questões pares, você é um líder inovador. Se você respondeu sim para todas as questões ímpares, você é um chefe conservador.
- Você sabe delegar?
Se você respondeu não para as questões 1, 5, 6 e sim paras as demais, pode-se dizer que tem boa predisposição para delegar tarefas ao seus auxiliares. Se você respondeu sim para as questões 1, 5, 6 e não paras as demais, pode-se dizer que você precisa atualizar-se com urgência em matéria de delegação.
- Como está a sua empresa em relação à criatividade?
Some a pontuação e estabeleça a porcentagem, considerando a pontuação máxima. Nesse caso, a pontuação máxima é 200 pontos. Portanto: se você obteve 100 pontos, isso representa 100:200 = 50%
Compare:
- 75% ou mais - Excelente.
Continue assim
- 50 a 75% - Bom/muito bom.
Possível melhorar com maior empenho.
- 25 a 50% - Regular.
Procure melhorar.
- Menos de 25% - Mal.
Procure um programa para sobreviver.
Bibliografia:
Master Internacional de Criatividade Total - MICAT; Manual dos Ativadores Criativos - David de Prado Diéz; Criatividad Fluído Vital de la Organizacion - Marian Rodrigues; Identificar, Desenar Y Evaluar la Creatividad-Saturnino de La Torre; Multiliderazgo Creativo - Graciela Aldana de Cond; La Creatividad Cotidiana en la Organizaciones - Eduardo Kastica; A Formação de Líder - Warren Bennis
Texto elaborado por Maria Inês Fellipe, mestrada em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Consultora de Recursos Humanos e professora da Unip e da FAAP. Tel.: (11) 9990-5830 - e-mail: [email protected] |