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Inovar:
    • Em pequena escala, pouco a pouco, um processo, um equipamento, um sistema.
    • Em avanço tecnológico, em infra-estrutura.

Para colocar em prática é preciso:

    • Identificar os valores e objetivos de uma organização, sendo necessário definir e deixar claro a que se propõe o projeto de desenvolvimento e potencialidade da criatividade.
    • Medir o grau de criatividade que já existe, determinar onde ocorre, por departamento, níveis hierárquicos, ampliando a esfera geral da organização. É interessante observar que, na prática, a criatividade fica restrita somente à elaboração de folhetos, atividades de marketing e produtos. Será que nas demais áreas não é importante a criatividade?
    • Acreditar no potencial humano.
    • Definir ações criativas (novas idéias), pensamento criativo (solução de problemas) e intenção criativa (melhora contínua).

Quais as vantagens de se ter pessoas criativas?

  • Empreendedoras.
  • Curiosas e atualizadas.
  • Agressivas e auto-suficientes.
  • Persistentes e perseverantes.
  • Autônomas e corajosas.
  • Sempre bem-informadas.
  • Autodisciplinadas em busca da auto-realização.
  • Automotivadoras e motivantes.


Pedras no caminho que impedem a criatividade

  • Velhas idéias, paradigmas, chavões.
  • Fronteiras, dificuldades imaginárias.
  • Conformismo.
  • Desistência.
  • Preguiça mental, não se deve sonhar.
  • Medo do ridículo e de errar, tudo tem que dar certo.
  • Pouco ou nenhum incentivo por parte da organização.

Ventos favoráveis que facilitam a criatividade

    • Motivar as pessoas a ver a realidade sob novos ângulos.
    • Usar imagens visuais, auditivas.
    • Melhorar as idéias.
    • Gerar idéias fluidas, sem julgamentos.
    • Perceber, observar coisas que não são percebidas pelos demais.
    • Brincar com as idéias, criando multiplicidade.
    • Usar os erros cometidos para aprendizagem.
    • Anotar todas as idéias que surgem, mesmo as que parecem absurdas.

Motivando a equipe
"Fracassar não é a pior coisa do mundo. A pior é não tentar."
Anônimo

    A motivação empresarial busca

    • Levar os funcionários à obtenção de resultados para a organização.
    • Encorajar os possíveis funcionários a estar presentes na organização.
    • Estimular os funcionários a produzir com mais eficiência.
    • Encorajar os empregados a continuar (permanecer na organização).
    • Comprometerem-se.
    • Obter o sucesso empresarial.
    • Podemos elencar numerosos itens

Tomando a palavra motivação cortada ao meio, temos: motivo que leva à ação. Motivação como "conjunto de motivos que explicam, induzem, incentivam, estimulam algum tipo de comportamento." Mas o que faz uma pessoa dedicar-se mais e melhor que outra? Surge, então, o desafio para o empreendedor de motivar as pessoas a crescer juntamente com a organização, caso contrário o caos está formado.

Quando vou falar sobre motivação, sempre pergunto: Quantas vezes você coloca gasolina no seu carro por dia? Pois o combustível é a motivação para o seu carro, sem ele, o automóvel não anda. Portanto, não adianta oferecer benefícios somente no final do ano para os seus funcionários, tais como churrasco, cestas de Natal, ou vários outros, que, muitas vezes, não têm sentido para o trabalhador.

Você deve oferecer aquilo que o funcionário gostaria de receber. Muitos empresários acreditam que a motivação é obtida por meio de salário e que aquele que não estiver contente "vá buscar lá fora" uma oportunidade melhor. Não dá outra, o funcionário vai mesmo e muitas vezes encontra. Não estou dizendo que o dinheiro não motiva, mas acredito que o efeito é apenas momentâneo.

    Geralmente, a visão passada aos dirigentes empresariais é de que as pessoas trabalham somente por questões salariais, e sabe-se que não é bem assim. Dessa forma, cria-se uma ciranda da desmotivação interna, contínua na organização, e o descomprometimento redobra a cada saída de um funcionário.Pode-se dizer ainda que o envolvimento dos indivíduos com o seu trabalho tem diminuído com o passar do tempo, bem como as motivações pessoais para com ele. Antigamente, vivíamos num contexto diferente, em que as pessoas se dedicavam de corpo e alma ao trabalho, dispostas a encarar desafios. Cenário este que não corresponde à nossa realidade. O que estará acontecendo? Será irreversível?

    Retomando alguns conceitos, para que a motivação tenha eficácia, é preciso ser interna e externa. Ou seja, o funcionário deverá estar disposto a ser motivado, identificando sentido naquilo que faz, gerando necessidades e desejos internos atrelados aos motivos externos presentes na organização. Aí, sim, teremos a equação correta da motivação:

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 16
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