Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 264 (27/04/1997)

Suporte de Primeiro Mundo

O precário ou quase inexistente serviço de suporte técnico ao usuário tem sido o principal entrave à maior expansão da indústria nacional de programas para Informática. Os produtos desenvolvidos por brasileiros freqüentemente rivalizam-se em qualidade e eficiência com os mais renomados sistemas estrangeiros. No entanto, o usuário nacional, com raras exceções, é abandonado à própria sorte e não tem a quem recorrer quando surge o primeiro problema ou necessita de atualização do software. Uma dessas exceções é a Copan Informática - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 6942-5999 - empresa de Santo André (SP), especializada em programas para Contabilidade, que presta cuidadoso e eficiente suporte técnico, seja orientando minuciosamente o usuário, seja colhendo subsídios para o aprimoramento dos sistemas. Essa orientação decorre de valioso patrimônio de experiências acumulado em muitos anos de trabalho em empresas de contabilidade e como dono de seu próprio negócio, pelo advogado e contador Cloriovaldo Garcia Baptista, fundador e sócio-diretor da empresa, segundo relata, em depoimento exclusivo.

SISTEMAS PARA USO INTERNO, O COMEÇO
"Essa ação voltada inteiramente para o atendimento ao cliente é 'marca' já tradicional da estratégia adotada, há quase três décadas, na co-irmã mais velha, Copan ABC Serviços Contábeis, que nos últimos 25 anos se dedica à prestação de assessoria contábil a micro e pequenas empresas do segmento do varejo, especialmente panificadoras, postos de gasolina, restaurantes e pizzarias e mantém sempre um gerente disponível para receber o cliente sem nenhuma espera. A Copan Informática surgiu há cerca de oito anos da necessidade de automatizar a empresa de contabilidade. Os softwares adquiridos de terceiros freqüentemente não atendiam de maneira adequada as necessidades da empresa, num momento em que a informatização das empresas contábeis estava apenas se iniciando. Decidimos, então, desenvolver alguns sistemas para uso interno. O primeiro produto lançado foi o Cálculo de Tributos em Atraso, que visava atualizar, com maior agilidade, o débito fiscal atrasado. Daí surgiram outros programas caracterizados pela qualidade e praticidade e pela busca da excelência dos serviços de suporte ao usuário."

A PRIORIDADE É APOIAR O USUÁRIO
"É fundamental a existência de eficiente e pronto serviço de suporte técnico e de atualização legal, pois, além de eventuais problemas eminentemente técnicos comuns em programas de Informática, a legislação sofre mudanças constantes que precisam ser rapidamente incorporadas, para não haver interrupção do trabalho, evitando-se sérios prejuízos para os clientes. A prioridade absoluta em atender o cliente com suporte técnico eficiente e adequado e com atualizações constantes reflete-se na estratégia empresarial de condicionar o crescimento das vendas à capacidade de prestar assistência técnica de apoio ao usuário no momento e nas condições que ele exige, inclusive com treinamento, se for preciso. Ela procura até antecipar-se ao cliente, apresentando sugestões para evitar que, em muitas situações, se tenha de apelar ao Departamento de Suporte."

VERDADEIROS "PRONTOS-SOCORROS" REGIONAIS
"Procuramos, antes, conhecer as condições físicas e técnicas de suporte do candidato a representante, para dar atendimento local aos usuários, evitando que eles tenham de recorrer a longos interurbanos para a sede da empresa. Se o representante atuar exclusivamente como vendedor de software, certamente acabará por causar problemas à empresa e ao cliente. O objetivo é encontrar alguém ligado à área de Informática, mas que também já tenha trabalhado em escritório de contabilidade, que possa fornecer um telefone para dar suporte imediato na região. Com isso, teremos na representação um verdadeiro 'pronto-socorro' a que se pode recorrer e ter atendimento adequado e rápida solução de eventuais problemas. Nosso suporte conta com seis atendentes, que cuidam da assistência técnica e do treinamento dos clientes, enquanto três analistas de sistemas, além de trabalharem no desenvolvimento de novos programas, são responsáveis pela manutenção e pelo aperfeiçoamento dos atuais, e um assessor tributário, contabilista, responde pela orientação legal."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.