Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 360 (28/02/1999)

Ambição Sem Pecado

Para ser um empresário bem-sucedido, não basta apenas ter vontade, recursos disponíveis e trabalhar por conta própria. É necessário ir cada vez mais longe, na tentativa de vencer os obstáculos culturais que ainda impedem o desenvolvimento empresarial tanto no Brasil quanto em muitos países do chamado "Primeiro Mundo". A visão estratégica, o momento certo para investir e apostar numa determinada marca ou produto tornaram-se requisitos indispensáveis àqueles que conseguiram transformar o sonho de ter um negócio em realidade. Além disso, a ambição de crescer de forma contínua já deixou de ser considerada pura ganância, passando a ser encarada, nos dias de hoje, como a força propulsora e o fator determinante para a sobrevivência da maioria das organizações de pequeno porte. Uma prova de que o empreendedorismo não é mais tarefa para simples aventureiros está no esforço de jovens empresários como Glauco Garib, diretor da Ann Teen, detentora dos direitos da grife de moda jovem e acessórios Print Rip - Tel.: (11) 829-0077. Em depoimento exclusivo, ele revela conceitos inovadores que vem colocando em prática há três anos.

OFERTA PLANEJADA
"A Print Rip teve seu início em uma pequena fábrica de camisetas, porém sem identidade própria, acusando um crescimento significativo durante o Plano Cruzado. Em 1992, recém-admitido na empresa, comecei a discutir a formatação do negócio em rede, com padrões bem definidos e com um mix de produtos mais extenso, incluindo jeans, moleton, malharia e tecidos diferenciados, além dos acessórios. Em conseqüência, no ano seguinte, inauguramos 32 lojas franqueadas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto executivo da empresa, vivenciei um grande aprendizado, com a oportunidade de acompanhar o auge e as dificuldades que surgiram dos entraves comuns de uma estrutura familiar e de todos os problemas econômicos que o País passou e vem enfrentando. Em 1995, efetivei uma proposta para a compra da marca, confiando em seu potencial de mercado, na implantação de um projeto inovador dentro do sistema de franchising e na formatação de uma empresa moderna, ou seja, eficiente e com baixo custo operacional, refletindo diretamente no preço final do produto."

MANUAL DINÂMICO
"Há alguns anos, os fabricantes de vestuários preocupavam-se apenas com a distribuição de seus produtos de forma aleatória e descomprometida com os seus lojistas. Não havia preocupação com uma assistência e um atendimento personalizado. A inflação galopante mascarava os resultados insatisfatórios. Como era possível padronizar, se o cenário econômico mudava a cada mês? Sempre que as regras mudavam, adaptavam-se estratégias para motivar a rede e conseguir driblar as diferentes ideologias. Nos últimos três anos, implantamos um sistema de parceria comercial e buscamos recuperar a imagem da marca, reinvestindo capital e alterando a relação contratual com os lojistas. Optamos pelo licenciamento da marca. Em nosso sistema, não há imposição de cotas mínimas de compra, e nem a obrigatoriedade de se adquir todo o mix de produto. Acreditamos que, em 1999, já estruturados, abriremos novos negócios. A transparência é total, encaro meus lojistas como parceiros. Funciona como uma grande família, uma troca de fato. A Ann Teen é uma prestadora de serviços para a rede, que cuida do abastecimento e fornece ferramentas de marketing para o crescimento da marca, além de se preocupar constantemente em criar condições para melhorar o desempenho dos lojistas."

COMPETITIVO E COMPETENTE
"Temos atualmente 36 lojas. A equipe é formada por trinta funcionários que, além de especialistas em suas áreas, precisam estar preocupados com toda a estrutura operacional do negócio, o que leva a uma interação muito grande, com todas as decisões sendo tomadas em conjunto. Buscamos novos lojistas que podem ser de qualquer ponto do País, desde que tenham espírito empreendedor e estejam identificados com a nossa linha de trabalho e com o nosso mix de produtos. Hoje, já é possível fazer um test drive por meio de uma loja em que o candidato fica em contato direto com o dia-a-dia, aprimorando sua análise para o fechamento do negócio. Tenho parceiros que estão abrindo a quarta loja, o que confirma que estamos no caminho certo. Graças ao método e à utilização do sistema quick response (resposta rápida), conseguimos ser flexíveis o bastante para dimensionar matéria-prima e produção, redistribuindo os produtos adequadamente e proporcionando maior giro de capital."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.