Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 361 (07/03/1999)

Um Banho de Criatividade

Tornar o produto cada vez mais próximo e possível de ser manuseado pelo consumidor foi a principal estratégia adotada pela médica Ana Glória Dias da Silva. Inspirada nas vibrantes bombonieres que invadiram o mercado de doces com guloseimas importadas, permitindo que os compradores montassem seu kit a granel de acordo com a vontade e o paladar, ela criou a rede de lojas Empório Bothânico - Tel.: (11) 4994-1688. Em vez das tentadoras delícias açucaradas, a idéia foi dispor sais aromáticos e cosméticos para banho em geral em compartimentos de acrílico transparente com pequenas pás, no caso dos pós, e torneiras para as formulações líquidas. Os sabonetes fabricados no formato oval são embalados em caixas de papelão comum, destinadas aos ovos de galinha, com fitas e adereços que conferem ao conjunto um toque original. Essa forma de venda também permite a opção econômica de cada um levar seu próprio frasco até a loja para enchê-lo com aquilo que achar mais atraente. Em depoimento exclusivo, a idealizadora e uma das diretoras do negócio fala da reação do público e da formatação para o sistema de franchising.

LIBERDADE DE ESCOLHA
"A idéia foi justamente pegar um nicho de mercado carente, com a criação de uma linha para ser vendida a granel que fosse personalizada. As empresas de cosméticos apresentam um padrão muito rígido, e nós quisemos sair desse conceito para que o consumidor pudesse ter um envolvimento maior com o produto, uma tendência cada vez maior para o futuro. Ele sente o perfume, procura, escolhe o tipo de embalagem que mais lhe convém e cria o kit, uma cesta de banho com shampoo, condicionador e outros itens com total mobilidade. Os produtos são naturais, elaborados dentro dos princípios da fitoterapia, que utiliza extratos de plantas naturais para determinados tipos de tratamento. A tecnologia é de Primeiro Mundo, com fabricantes internacionais que produzem para as maiores empresas do ramo aqui e no mundo todo. Como entramos no mercado para competir com os grandes, tínhamos que oferecer preço abaixo da concorrência, qualidade igual ou até mesmo superior a alguns deles e diferenciais criativos para chamar a atenção dos clientes."

RECEPTIVIDADE E INEDITISMO
"As pessoas estão amando, os adolescentes principalmente, eles gostam de ver os frascos sendo enchidos. Pegamos um público variado que vai da classe média à classe média alta, sendo 80% do sexo feminino. Agora, a faixa etária possui uma amplitude muito grande, vem desde a criança até o adulto. A linha azul, composta de sabonete, shampoo, esponja e condicionador, tudo nessa cor, sai muito para os homens. Temos também toda uma linha sofisticada de óleos e sais para massagem, dificilmente encontrados no mercado brasileiro, trazendo essa conotação terapêutica de tratamento. Somos praticamente pioneiros nesse sistema de venda a granel. Se existe algo parecido nos países da Europa ou nos Estados Unidos, eu desconheço. As perspectivas de crescimento do negócio são muito boas. Além das duas lojas no ABC, estamos com seis franquias fechadas em São Paulo, uma na Praia Grande, outra no Guarujá, em Salvador e tem gente interessada ligando do Brasil inteiro a todo momento."

OPÇÃO DE FRANQUIA
"Para a formatação da rede, inicialmente contamos com o auxílio na parte legal da minha irmã, que é advogada, pois o capital para a implantação do sistema é muito alto, sendo preferível investir primeiro na produção. Agora que a estrutura já está montada, estamos partindo para uma etapa mais profissional, com a terceirização dos serviços para uma consultoria especializada em franquia. Aliás, o segredo está na terceirização. Quem quiser fazer tudo, embalagem, rótulos, morre louco, quebra. Em outros segmentos, não sei como funciona, mas em cosméticos, quanto mais se terceiriza, maior é o lucro. O custo para abrir uma loja do Empório Bothânico de pequeno porte está em torno de R$ 35 mil, mas as pessoas têm que ter em mente que devem investir em um negócio não porque é moda, porque está dando dinheiro, pois a concorrência vem logo atrás. Devem apostar no que gostam, naquilo que possuem certo dom para fazer. O empresário tem que pensar que ele faz parte do Brasil e no seu papel social. Todo mundo que ganha dinheiro nesse país tem obrigação de contribuir nessa área."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.