Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 268 (25/05/1997)

Uma Oportunidade de Negócio

Para enfrentar os desafios permanentes da luta pela sobrevivência, cabe ao empresário verdadeiramente empreendedor procurar munir-se de alta sensibilidade e acurada visão, para perceber, às vezes pouco nítidas, modificações de circunstâncias - mesmo negativas - mas que podem gerar algum tipo de demanda no mercado e resultem em perspectivas positivas de novos negócios, capazes de compensar dificuldades de eventual situação particular, que, às vezes, já exibe claros indícios de inevitável deterioração e conseqüente derrocada. É o caso da crescente onda de violência e criminalidade no País. Em especial, a elevação expressiva dos índices de furtos e roubos de veículos -, correspondendo de 3,5 a 5% da frota segurada, ou cerca de 420 mil veículos, isto é, quase 30% do total vendido - deu origem ao desenvolvimento de um segmento empresarial voltado para serviços e produtos preventivos contra tais ocorrências e delitos. A análise, apresentada em depoimento exclusivo, é do empresário Carlos Alberto Rillo, um dos quatro sócios da Seal Car Sistema de Proteção para Veículos Ltda. - Tel.: (11) 263-2699 -, empresa que fabrica e comercializa um novíssimo, inédito, barato e extremamente simples sistema anti-roubo de veículos.

SOLUÇÃO SIMPLES E BARATA
"Está comprovado que, do total de veículos roubados, 80% são desmanchados para a venda das peças. Familiarizado com essa situação, um funcionário de uma empresa que trabalha para companhias de seguro na busca e recuperação de carros roubados - hoje um dos sócios da Seal Car - imaginou e projetou uma solução para o problema - algo tão óbvio que as pessoas, num primeiro momento, custam mesmo a acreditar que funcione. Trata-se da aplicação, nas diversas partes da estrutura e da lataria, geralmente as mais aproveitadas pelos desmanches, de pequenas placas de aço inoxidável com gravação, em alto relevo, do nº do chassis, ano modelo, cor e placa de três letras, integralizados com o sistema Renavan, que tem abrangência nacional e os acompanham enquanto existir. Sua adulteração é praticamente impossível, pois qualquer tentativa de retirada das placas alteraria a gravação em alto relevo, evidenciando, dessa maneira, a irregularidade. Além disso, elas ficam praticamente fundidas na estrutura das peças, por intermédio de solda a ponto por indução, semelhante ao processo que as montadoras utilizam para fechar a lataria."

CETICISMO E TEMOR DE CORRER RISCOS
"Com a patente na mão, o inventor procurou muitos caminhos, sem conseguir viabilizar o produto. E isso porque, no Brasil, falta às pessoas, em geral, aquela visão empresarial capaz de perceber a oportunidade de negócio quando se apresenta e que é muito comum em países como os Estados Unidos. Além disso, aqui, o empresário não quer correr riscos: ele só investe na certeza, quando vê a coisa andando... O sanduíche Bauru, que é muito melhor do que o hambúrguer, é conhecido há muito tempo no Brasil, e nenhum brasileiro pensou em vendê-lo nos Estados Unidos. Da mesma maneira, o nosso selo de identificação é tão óbvio que as pessoas não acreditaram pudesse funcionar. Se tivéssemos de lançar o sistema cinco ou dez anos atrás, talvez ele não significasse nada, porque os índices de violência e de roubos não eram altos como atualmente. Também não teria sido possível fazer pesquisa de mercado, porque não havia paralelo de consulta para tal produto sem similar."

CONDIÇÕES E REQUISITOS DO NEGÓCIO
"Somente estabeleceremos licenças para instalação. O negócio demanda investimento mínimo para quem já disponha de ponto comercial e trabalhe com autopeças, instalação de som ou de alarmes em geral. É requisito indispensável que o licenciado esteja à frente do negócio, tenha perfil dinâmico, de lutador pelo seu próprio mercado e disposto ao duro trabalho corpo a corpo para ganhar clientes. Para a operacionalização do sistema, que é muito simples, precisa-se de duas máquinas portáteis de solda, desenvolvidas pela Seal Car, bastando um rápido treinamento para operá-la. Não é necessário manter estoque: fabricamos o kit de plaquetas e o enviamos ao instalador, juntamente com o documento do DETRAN, comprovando que o veículo é legal. A margem de lucro na revenda é muito boa, pois, tratando-se de prestação de serviço, não incide o ICMS."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.