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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 270 (08/06/1998)

Informações com Qualidade

O futuro do mundo fundamenta-se no desenvolvimento e na melhora da qualidade das informações, as quais têm sido sempre sinônimo de poder. Nos negócios, especialmente, a disponibilidade de informações seguras e confiáveis sobre perfil e procedimento dos envolvidos pode representar o divisor de águas entre o sucesso e o desastre. Nesses casos, a informação não se prende somente à agilidade da operação mas, principalmente, aos resultados, daí a sua relevância como fator de apoio e segurança. O comentário foi feito, em depoimento exclusivo, por Elcio Anibal de Lucca, presidente da Serasa - Centralização de Serviços dos Bancos S. A. - www.serasa.com.br - organização que possui o maior e mais bem equipado banco de informações econômico-financeiras do mundo, dispondo de dados sobre todas as empresas legalmente constituídas no Brasil, cerca de 8,6 milhões, das quais 4,2 milhões em operação, bem como sobre todas as pessoas com alguma atividade econômica. Neste ano, ela deverá atender consultas de 300 mil empresas, aproximadamente, que se concretizarão em apoio a 160 milhões de negócios, correspondendo a um aumento de quase 60%, em comparação com a cifra de 100 milhões registrada em 1996.

MAIS SEGURANÇA E MENORES CUSTOS
"A informação tem de ser natural, nem se pode percebê-la ou desejá-la, pois, assim, já se estará perdendo tempo. O negócio do empresário é fazer negócio e precisa da informação para realizá-lo. Por isso, alguém deve cuidar dela para ele. Sem informação, os riscos das partes são muito grandes e, em decorrência, os custos também serão muito altos. Então, há 29 anos, a Serasa surgiu para resolver questão das mais problemáticas no Brasil: centralizar as informações empresariais, coletando balanços, padronizando as contas, e estabelecer um modelo eficiente de análise técnica para a concessão de créditos pelos bancos. Esses, os maiores interessados, foram seus acionistas fundadores, aos quais, posteriormente, vieram juntar-se também outras entidades financeiras, totalizando, hoje, 83 acionistas. A partir de 1991, abrimos o fornecimento dos serviços também às empresas. Nossa expansão foi muito grande, e até agora contamos com quase 19 mil clientes, 850 deles são entidades de classe, que repassam os serviços aos associados."

MODELO DE QUALIDADE INTERNACIONAL
"Fizemos um acordo com a Dun & Bradstreet, a maior empresa do mundo em informações empresariais, mediante o qual ela barateou muito os custos para levantar informações com qualidade no Brasil e nós para trazer informações internacionais de alta qualidade para o nosso cliente aqui, num sistema de cooperação com competitividade. Para praticar gestão moderna e evoluída, adotamos o modelo de qualidade total da Fundação Prêmio Nacional da Qualidade. Em 1995, fomos a primeira empresa genuinamente brasileira a ganhar esse prêmio, uma credencial que nos torna reconhecidos internacionalmente. Formamos, assim, o maior cadastro positivo do País, reunindo informações sobre 80 milhões de pessoas físicas, que podem ser transmitidas on-line por meio de 55 mil terminais conectados diretamente aos computadores da Serasa e outros 20 mil ligados diretamente aos grandes computadores dos bancos, clientes, número bastante expressivo em termos mundiais."

CREDIT BUREAU E CREDIT SCORING
"Criamos, recentemente, o Credit Bureau, serviço pioneiro semelhante aos que existem no exterior, destinado a maximizar a oportunidade de negócios, pela minimização dos riscos nas operações de vendas a prazo e flexibilização das taxas a partir da análise mais aprofundada do perfil do tomador, com base em dados referentes a cadastro, compromissos financeiros, capacidade e hábitos de pagamento etc. Para administrar com eficácia o crédito de massa, ele utiliza modernas metodologias do credit scoring - um sistema de pontuação alcançada por determinado proponente de crédito, considerando-se alguns parâmetros, e behaviour scoring, que é utilizada na avaliação do comportamento do proponente de crédito, já cliente. Ao cidadão, fornecemos, gratuitamente, orientação sobre como proceder para retificar as informações de seu cadastro, por intermédio de 35 das 130 mais importantes cidades do país onde estamos instalados."


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