Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 271 (15/06/1997)

Educação Médica por Satélite

Um intenso inconformismo em acompanhar sem maiores resistências a "onda" do momento e a conseqüente recusa em "não ser mais um" têm sido freqüentemente fatores de sucesso na detecção e aproveitamento comercial de nichos de mercado até então insuspeitados pela maioria de profissionais e empreendedores em qualquer ramo. A capacidade de perceber os primeiros indícios da oportunidade, mesmo ainda não delineada, naturalmente tem por base longa vivência profissional, grande capacidade criativa e, principalmente, a forte disposição de vencer, empreendendo todos os esforços necessários. Essas observações explicam, também, o sucesso do lançamento de uma programação de educação continuada em medicina, por televisão, via satélite, exclusivamente para médicos, a cargo da empresa Medsat Televisão Ltda. - Tel.: (11) 5584-0781, na opinião de Batista Jacques, sócio-fundador da empresa, responsável por sua área técnica de produção e programação e criador desse projeto pioneiro em mídia eletrônica. "Quando percebi a oportunidade, imaginei fazer uma programação segmentada para um público específico, concluí após uma pesquisa, que deveria ser em medicina, área muito rica em material para se mostrar e com grandes anunciantes", relata.

A IDÉIA DE CRIAR ALGO NOVO
"Quando surgiu a oportunidade de fazer produção para um canal local da NET (televisão a cabo), que deveria ser lançado no mercado, comecei a estudar o que precisaria ser feito para mandar ao ar, se colocaríamos programas abertos, como todas as redes fazem, ou produziríamos algo novo. O conhecimento técnico obtido durante os quinze anos de trabalhos na RBS (Rede Brasil-Sul) possibilitou-me criar a NT Med, que ficou no ar de outubro de 1995 a fevereiro de 1996, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Ao perceber que o mercado publicitário não estava interessado em anunciar só nos Estados do sul, fomos inicialmente para o Rio e relançamos, em abril de 1996, a NT Med em nível nacional, permanecendo no ar até o final do ano passado. Em seguida, transferimo-nos para São Paulo e, em vez de NT Med, nome de caráter mais regional, mudamos para Medsat, mais forte e que lembra medicina via satélite."

O VEÍCULO PARA FALAR AOS MÉDICOS
"Lançada em março último, a Medsat já está consolidando uma identidade de canal que só fala de Medicina e especificamente para os 300 mil médicos brasileiros, nosso público-alvo. Buscamos o anunciante que queira falar para a classe, a indústria farmacêutica, por exemplo. Nosso êxito se deve ao fato de que a informação é passada à classe por eles próprios; e quando os programas são roteirizados, há sempre um médico também responsabilizando-se, assinando e aprovando... A Medsat serve apenas de veículo para transmitir as informações. Quando pautamos os programas, procuramos um especialista no assunto para passar as informações ao roteirista que coloca tudo no papel. Em seguida, o roteiro volta ao médico para conhecimento e aprovação. Finalmente, faz-se a gravação e a edição e o programa está pronto para ir ao ar. Eles focalizam desde temas de interesse para serem debatidos em estúdio por médicos convidados até abordagens de temas médicos e cirúrgicos em hospitais, clínicas e consultórios, palestras sobre um tema específico, cobertura de eventos etc."

A LIÇÃO MAIS IMPORTANTE
"A vivência de muitos anos como profissional da televisão e a paixão por ela mantiveram-me envolvido totalmente com a área técnica e, de certa maneira, fez-me esquecer da necessidade de um suporte financeiro para continuar produzindo. Demorei dois anos para dar-me conta de que logo de início deveria ter cuidado também da parte comercial. A partir daí, dedicação intensa e muito trabalho fizeram a coisa acontecer. Quando comecei, a NT Med apoiava-se muito em mim, no que idealizei. Agora, na Medsat, dividimos as responsabilidades por três sócios, um que cuida da área comercial, outro, administrador executivo, e o terceiro, que só participa com capital. Dedico-me somente à programação e à produção. Essa foi a lição mais importante que ficou, mas, felizmente, hoje está tudo indo bem. A Medsat está sendo exibida, via satélite, por intermédio de antenas parabólicas, freqüência 3930 e também na TV a cabo, em 25 cidades, mas estamos presentemente negociando a transmissão para outras."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.