Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 276 (20/07/1997)

Necessidade de Decisões Ágeis e Rápidas

Nas relações internacionais, os países do Mercosul vêm sentindo a necessidade de acelerar a integração regional, abrindo mercados em novas áreas, para não serem aniquilados pela poderosa Área de Livre Comércio das Américas (Alca), patrocinada pelos Estados Unidos - que substituirá todos os acordos bilaterais e regionais, a não ser que sejam mais importantes do que ela. Também as empresas brasileiras, diante do processo consumado da globalização, estão conscientizando-se de que é absolutamente imprescindível alargar perspectivas, ocupar espaços e ampliar os negócios, com decisões ágeis e muito rápidas, para não serem esmagadas pela avalancha de grupos internacionais atraídos por um dos melhores mercados do mundo, o nosso. Esse é o exemplo de uma indústria de roupas femininas de tamanhos grandes, a Kook Confecções Ltda. - Tel.: (11) 881-6198 -, conforme relata, a seguir, em depoimento exclusivo, sua proprietária, Cecília Joaquim. Criada em 1984, inicialmente como representação comercial - "lotava o carro nas fábricas e viajava mil quilômetros a cada três dias, pois era um negócio muito bom vender no interior", diz -, sua empresa converteu-se, um ano e meio depois, em confecção de roupas femininas.

TAMANHO EXTRA, NICHO ESQUECIDO
"Após meados de 1994, já estava cansada de viajar, então, para sobreviver a uma concorrência cada vez mais acirrada, passei a dedicar-me às roupas femininas de tamanho extrapadrão, segmento um pouco esquecido. A maioria das fábricas prefere numeração de 40 a 44, correspondendo à moda propriamente dita, pois é mais fácil satisfazer os gostos e atingir também o jovem. Comecei com determinado padrão e, à medida que ia conhecendo os problemas das mulheres que vestem tamanhos maiores, fui ampliando o leque de modelos (entre 46 e 56) e só não confeccionamos maiores porque ainda não encontrei modelagem adequada para dar forma e beleza à roupa. Após pesquisar os gostos com as minhas clientes e com as funcionárias, fabrico, geralmente, cerca de 170 modelos por estação, arriscando-me ao prejuízo com eventual encalhe. Tenho de manter-me muito atenta, criando constantemente, embora podendo repetir alguns modelos em tecidos diferentes."

A "DESCOBERTA" DO VAREJO
"Toda empresa, seja pequena ou grande, tem possibilidade de sobreviver em quaisquer circunstâncias, ser criativa e produtiva, desde que, logicamente, encontre o caminho certo. E isso consegue-se na 'briga' do dia-a-dia, observando atentamente as circunstâncias, as alterações de mercado, os acidentes de percurso. No meu caso, além de fornecer às lojas, no atacado, foi importante 'descobrir' o varejo, vendendo diretamente à clientela, com a vantagem adicional de estar próxima de suas necessidades, colhendo informações e recebendo o retorno das inovações introduzidas, com condições de permanentemente aprimorar, e com agilidade, as confecções. Vestimos tanto a senhora de 60 anos, quanto as mocinhas de 15 e 16. Há quatro anos, durante a estação do inverno, venho também comercializando cachecóis e lenços de tecido acrílico importados, com exclusividade, da Argentina, negócio que está expandindo-se muito."

FUTURO BRILHANTE DA PEQUENA EMPRESA
"O pequeno empresário, a meu ver, tem função muito importante - e não é simplesmente substituir um posto de trabalho eliminado ou ser alternativa para quem perdeu o emprego. A pequena empresa precisa ter qualidade, ser eficiente, ter um bom produto ou serviço, e o empresário aprimorar-se constantemente, ter organização e fazer certo planejamento, senão irá desaparecer. Se faltar-lhe experiência, deve buscar informações, orientação e auxílio para trabalhar da maneira correta e acompanhar atentamente as tendências da economia e do mercado, para adequar-se às novas circunstâncias e preparar-se para superar obstáculos delineados, às vezes, sob suas vistas. Por exemplo, não posso mais esperar dois anos - como inicialmente planejara - para abrir novas lojas, porque, com certeza, surgirá, daqui ou do exterior, alguém mais rápido, ocupando o espaço e engolindo as empresa lentas. Tamanho não é o fator mais importante. O que conta é não se alongar em planejamento ou esperando dispor de maior estrutura, pois não se sabe o exato momento em que se perderá a oportunidade. Por isso, devemos ser dinâmicos e agir rápido."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.