Invento Desperta Pique Empreendedor
Na primeira vez em que o técnico químico Lúcio Edno Pereira, de Guarulhos, fez uma divulgação nacional do seu invento por meio de uma reportagem, seu bip tocou 1.250 vezes. Ele descobriu, então, que seu produto - um preparado que lava o carro a seco e de quebra ainda lustra e dá brilho à lataria - era inédito em todo o mundo. O turbilhão que desencadeou quase o levou ao desespero. Enfrentou todo tipo de proposta, principalmente as indecorosas, com malas-pretas que magicamente se abriam à sua frente em troca da fórmula que ele tinha levado quinze anos para desenvolver.
Mas todos os interessados queriam deixá-lo de fora em troca de grandes quantias. Até que Lúcio encontrou o vendedor de carros importados Airton Batista, de São Paulo, o primeiro a demonstrar interesse num projeto que o incluísse no esquema. A partir desse encontro, eles foram à procura de uma empresa que bancasse o processo de fabricação e comercialização do invento. Duas pessoas aceitaram o desafio: Paulo Calarezo e Terushiro Saito, proprietários do grupo Demac-Casamac Comercial Ltda, Tel.: (11) 3644-7852, especializado em fabricação e locação de equipamentos para a construção civil.
Paulo, Saito, Airton e Lúcio criaram, então, a DryCar Comércio e Indústria de Produtos Químicos Ltda., que vai cuidar exclusivamente da lavagem a seco, num esquema de franquias que já está começando a ser montado. A seguir, os sócios falam sobre a estratégia desse empreendimento.
QUASE LEVEI UMA RASTEIRA
(Depoimento de Lúcio Edno Pereira): "Sou um técnico especializado em cores industriais e trabalhava na indústria automobilística. Um dia, levei uma multa do síndico por lavar meu carro na garagem. A partir desse episódio, coloquei na cabeça que precisava desenvolver um produto para evitar esse tipo de transtorno. Fiz muitos testes, principalmente em carros importados, nos quais são usadas tintas supersensíveis.
Fui fundo na pesquisa e consegui um produto químico não tóxico e não corrosivo que, com um pano, pode ser passado sem força nenhuma sobre a chapa suja de um carro. Ele transforma a sujeira em fragmentos, desencadeando um processo de cristalização. Ao passar o pano seco, o carro já está limpo. Em vinte minutos ele está lavado, encerado e polido, com uma garantia de trinta dias.
Hoje, felizmente, o invento está patenteado no INPI, mas não foi fácil encontrar a parceria ideal. Num primeiro estágio, ninguém acreditava no que via. Depois, surgiram as propostas com idéias grandes demais. Quase levei uma rasteira de duas pessoas que se aproximaram de mim e por pouco não levaram a fórmula com elas. Por sorte, encontrei as pessoas certas e, hoje, estou desenvolvendo essências para serem adicionadas ao produto, que poderá ser usado também em carpetes. A pesquisa continua."
EUROPEU NÃO GASTA ÁGUA À TOA
(Depoimento de Airton Batista): "Nossa proposta ao Lúcio foi baseada na ética. Ele encontrou pessoas não muito corretas pelo caminho. Nossas primeiras providências foram: trazê-lo para o grupo Demac-Casamac, montar uma empresa, tendo o inventor como sócio, e patentear o produto, pois, assim, trabalharíamos com tranqüilidade. E, com muita calma, desenvolvemos o processo comercial.
Como achamos um ovo de Colombo, decidimos não quebrá-lo para fazer a omelete. O mal do empresário brasileiro é o imediatismo: ele prefere ganhar muito, rapidamente, e não ganhar sempre. Resolvemos preservar a identidade do produto, protegê-lo e, assim, atingir o mercado de maneira eficiente. Não vamos colocar o produto à venda no varejo, mas sim no atacado, através de contratos de franquias para lavagem a seco. É como acontece no McDonald's, que não vende sanduíche congelado em supermercado.
Cada franquia obedecerá a um padrão arquitetônico, que será identificável em qualquer lugar. Já estamos recebendo visitas de interessados de todas as partes do País. E temos planos também para o exterior. Uma empresa já demonstrou interesse em obter a exclusividade para a Europa, pois, lá, falta muita água e eles não agem como os brasileiros, que gastam água potável para lavar o carro. O potencial de mercado é imenso.
Em São Paulo e em várias capitais brasileiras, a maioria das pessoas mora em apartamentos. Essa perspectiva tem-nos animado muito, por acreditarmos no nosso processo, que é eficiente, rápido e econômico. No trabalho de montagem e desenvolvimento da DryCar, temos contado com a ajuda do SEBRAE/SP, pois esta é, para mim e o Lúcio, nossa primeira experiência empresarial."
NOVOS MERCADOS À VISTA
(Depoimento de Paulo Calarezo e Terushiro Saito): "Não prometemos nada ao Lúcio Edno, apenas o convidamos, junto com o Airton, para desenvolver um trabalho em conjunto. Acreditamos que a franquia da lavagem a seco é uma forma de estabelecermos contatos comerciais importantes, que, certamente, vão beneficiar o próprio grupo Demac-Casamac.
Vamos, primeiro, oferecer uma oportunidade de investimento num nicho inédito e com excelente perspectivas de crescimento. E, segundo, vamos aproximar-nos de mercados ainda virgens para nossos produtos e serviços de construção civil. Acreditamos que a classe média é que tem maior poder de investimento, pois o grande investidor trabalha em nichos tradicionais e dificilmente arrisca num novo modelo. Além disso, vemos que o foco de atenção está muito voltado para as grandes e médias cidades. As pequenas cidades possuem grande demanda reprimida, que deve ser explorada.
Nosso grupo tem dez anos no mercado, com sessenta funcionários divididos em quatro empresas de construção civil: uma locadora de equipamentos, outra comercial, uma fábrica de pré-moldados e betoneiras e outra de elevadores e andaimes. Com a DryCar, sentimos que vamos dar uma virada, aliando a tradição do nosso trabalho à visão estratégica de novos mercados."
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