Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 261 (06/04/1997)

Comunicação Visual para Vender

O empresário brasileiro está acordando para a importância da comunicação visual por embalagem como instrumento valioso e eficiente do design no fortalecimento da confiabilidade do produto e na expansão das vendas. Até bem pouco tempo, as empresas eram forçadas a relegar a segundo plano a preocupação com marca, embalagem e visual do produto - preocupação quase exclusiva de multinacionais e de grandes empresas - para dedicar total e permanente atenção à avalancha de medidas e planos governamentais e às dificuldades econômicas que a todo instante exigiam enormes esforços dos setores produtivos. Hoje, uma estrutura econômica mais ou menos estável permite ao empresário pensar e planejar a médio e longo prazos e dedicar-se unicamente à sua área de atuação. Por isso, a nossa curva de crescimento da área de design é mais alta do que lá fora, onde se mantém em constante crescimento. No Brasil, tínhamos muito a desejar e a expectativa de desenvolvimento é muito grande em todos os setores do design. A opinião, dada em depoimento exclusivo, é de Guilherme Lyra, fundador e sócio-diretor da Esboço Designers - www.esboco.com.br -, empresa paulistana de vinte anos que atua na área de comunicação visual de embalagem.

DESIGN COM RESULTADO
"Conseguimos êxitos muito significativos. Desde o início, cada um dos clientes que atendíamos obtinha bons resultados, ficava satisfeito, chamava-nos para mais um trabalho, outro, mais um, mais outro e outro... O nosso propósito é o design com resultado, expressão com sentido mais amplo do que se pode imaginar. 'Resultado' pode significar aumento de vendas, devido à comunicação melhor e mais eficiente com o consumidor e com outras pessoas que ainda não consumiam o produto e que, de repente, começam a atuar na sua área. Pode significar, também, que determinada empresa, hoje, é mais confiável. Em uma outra área, design com resultado refere-se à expectativa de imagem da empresa, que é um dos fatores mais importantes. O design tem muito a ver com o funcional e precisa estar sempre atualizado. Os produtos devem ser fáceis de manusear, caber em armários, em geladeiras. Têm-se, então, de estar atento às mudanças no tamanho da geladeira, dos novos apartamentos."

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM NA VENDA
"As dificuldades são enormes para o desenvolvimento de boa comunicação visual de embalagem. Em alguns casos, dispomos de três ou quatro centímetros para colocar toda a informação necessária, bem como criar a empatia com o consumidor. Deve transmitir todos os atributos do produto, isto é, confiabilidade, qualidade, marca e aquilo que o produto se propõe a fazer. O design é o resultado de limitações técnicas, imposições de governo, limitações com relação a normas do Código do Consumidor etc. Também há restrições de custo, porque, atualmente, um dos elementos que mais oneram o produto é a embalagem, embora ela não possa deixar de existir. A preocupação é descobrir soluções que não onerem os custos industriais. O consumidor compra a embalagem por vários motivos, destacando-se a marca e a qualidade do produto. No ponto de venda, o produto nacional vai concorrer, lado a lado, com outros, incluindo estrangeiros, em preço, qualidade, marca, imagem e apresentação. Uma boa embalagem funciona como eficaz 'vendedor silencioso'."

O VALOR DA MARCA
"Não se pode desconsiderar o valor de uma marca: estão aí os exemplos de Coca-Cola, Omo, Gessy Lever e Nestlé, muito fortes no mundo e no Brasil, que trabalham intensamente o conceito de marca. Por outro lado, as que, por alguma razão, deixaram de cuidar da imagem de seu produto precisam atualizá-la. É o que aconteceu com a Magnésia Bisurada do tempo de nossos avós, um produto clássico no mercado e de eficácia comprovada, que estava caindo no esquecimento. Fizemos o relançamento da embalagem para a Magnésia Bisurada, com uma evolução cautelosa, mostrando que o produto se havia atualizado para nova realidade, sem, no entanto, perder o vínculo com o passado. Assim, o produto obteve um salto de participação no mercado. O custo de um estudo de comunicação visual de embalagem para um produto custa, em média, US$ 10 mil a US$ 15 mil. Se a empresa obtiver um aumento de vendas da ordem de 10 a 15%, esse investimento deixa de ser significativo."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.