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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 262 (13/04/1997)

Uma Guerra Diária pelo Mercado

A vinda de numerosas empresas multinacionais de vários segmentos ao Brasil significa não só que o nosso mercado tem enorme potencial de expansão como também já é um dos melhores do mundo. Com organização, trabalho, criatividade e um bom produto ou serviço, sejam negócios grandes ou pequenos, todos terão lugar e a sua fatia de mercado aqui. Só alcançará o sucesso quem souber - e conseguir - vender bem, tendo, sempre, de "ganhar uma guerra por dia". Para isso, a empresa deve estabelecer eficiente estratégia e munir-se das melhores e mais modernas técnicas de vendas, como o sistema porta a porta, com suas variações (venda direta, domiciliar, pessoa a pessoa, venda padronizada etc.), um dos mais eficientes e que mais tem crescido no mundo e no nosso país, nos últimos trinta anos. Com ele, por exemplo, a Avon, multinacional da área de cosméticos, saltou de um faturamento anual de US$ 200 milhões para US$ 1,35 bilhão, no Brasil. A venda porta a porta pode ser utilizada em qualquer ramo, segundo opinião dada em depoimento exclusivo, por João Ribeiro da Silva, fundador e presidente da Associação Nacional dos Vendedores Autônomos Porta a Porta (Anavapp) e da Nemawashi Cosméticos www.nemawashi.com.br –, empresa paulistana com onze anos, que adota essa estratégia.

TUDO SE VENDE NO PORTA A PORTA
"Não adianta você ter o melhor produto do mundo, se não tiver equipe que venda. O produto sai da fábrica, vai para a prateleira e aí permanecerá, se não houver a venda. A melhor maneira de fazê-lo chegar às mãos do cliente é por intermédio de pessoas andando com o produto e mostrando-o às pessoas. Desde cosméticos, bijuterias, atendimento médico e laboratorial, até móveis, veículos e jóias, não há produto que não possa ser vendido dessa maneira. No caso de automóveis, por exemplo, quando se monta um show-room e se manda aos potenciais compradores mala direta com vídeo e catálogos sobre o produto, na realidade está-se praticando a venda porta a porta. Uma amiga vendeu a um cliente em Governador Valadares (Minas Gerais) US$ 80 mil em jóias, no porta a porta. Dificilmente alguém entra numa joalheria e compra tudo isso de uma vez; quando muito, nas datas festivas, compra um anel, uma correntinha... A venda domiciliar tornou-se, então, um meio de se vender - e de se comprar - qualquer coisa."

VENDEDOR, NÃO APENAS "PASSADOR DE PEDIDOS"
"E nesse sistema os vendedores, autônomos ou com a própria empresa prestadora de serviços, são parceiros independentes - e a distribuidora pode ter tantos vendedores quanto puder atender. Ninguém teria condições de empregar tantos vendedores com carteira assinada. Enquanto, no comércio tradicional, o vendedor permanece passivo, sendo apenas um simples 'passador de pedidos', no sistema porta a porta, ele leva um produto que o cliente não conhece e procura convencê-lo de que é bom. Na loja, o cliente pode não comprar num primeiro momento, mas retornar depois, enquanto o domiciliar só tem uma oportunidade de vender; precisando estar altamente treinado e motivado. Por isso, as empresas de porta a porta são as que as que mais treinam vendedores. Além disso, o cliente fica amigo do vendedor, que é o responsável direto pelo produto, a quem pode reclamar e dele recebe atenção, como do médico familiar, que conhece todos da casa. A loja, ao contrário, remete a responsabilidade ao fabricante."

A FORÇA DAS IDÉIAS E DO PIONEIRISMO
"Neste negócio, o sucesso será de quem chegou na frente, teve a visão da oportunidade, a idéia pioneira. Existem milhares de oportunidades e, se ninguém lhe deu uma, trate de criar a sua própria. Quando um concorrente aparecer, eu, que cheguei primeiro, já terei o mercado cativo, e a menos que não faça algo errado, não irei perdê-lo facilmente. A base da minha estratégia é o aumento do número de vendedores, com a criação de pequenas franquias, sem cobrança de royalties, que é uma novidade. Meus franqueados ficam responsáveis pelo recrutamento de novos vendedores, pelo repasse do percentual da comissão e pela venda dos catálogos e dos kits de mostruário. A Nemawashi funciona apenas como fornecedora e é responsável pelos lançamentos, enquanto os franqueados atuam como distribuidores."


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