Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 117 (03/07/1994)

A boa Influência das Multinacionais

Por muito tempo virou lugar-comum atacar as multinacionais instaladas no País, que estariam apenas carreando lucros para o exterior, sem gerar nenhum benefício. Acostumado a colocar a culpa das suas dificuldades nos outros países, o brasileiro não procura ver o óbvio: que as multinacionais, em sua maioria, implantaram aqui a cultura da qualidade e da eficiência, o que tem funcionado como fonte irradiadora de empresas essencialmente nacionais com a mesma mentalidade.
Nestes anos de crise continuada, numerosos empreendimentos deram certo, porque foram fundados por ex-funcionários de multinacionais, como atestam vários depoimentos desta seção. É claro que outro fator de sucesso é a capacidade dos brasileiros em adquirir conhecimentos, aprimorá-los e aplicá-los eficazmente num mercado cheio de armadilhas. É o caso de Luiz Carlos Massoni, de 46 anos, que aprendeu com empresas estrangeiras como lidar com a organização e a qualidade dos produtos.
Em sociedade com José Aparecido Carlos Fernandes, é dono da Comercial Importadora e Exportadora Acima Rolamentos - tel.: (0175) 22-1075 -, com uma loja em Catanduva, voltada para o setor industrial, outra em São José do Rio Preto, que cuida do setor automobilístico. O setor de estoques possui 2,5 mil itens de rolamentos e mais de 20 mil itens entre rolamentos e acessórios. Os segredos do negócio são expostos por Massoni no depoimento a seguir.

PLANEJAMENTO EM FUNÇÃO DAS METAS
"Trabalhei muito com vendas em empresas ligadas à manutenção industrial. Aprendi com multinacionais que é através da organização e da qualidade dos produtos que poderemos atingir alguns objetivos. Iniciamos a empresa com essa mentalidade. Em primeiro lugar, concentramo-nos na idoneidade da empresa, na pontualidade dos pagamentos, pois é nisso que o empresário precisa pautar seus compromissos.
Hoje, a gente mantém um crédito muito forte dentro da cidade, um nome respeitado entre bancos e fornecedores e também crédito no exterior. Outro princípio básico é nunca sangrar a empresa com retiradas em excesso. É preciso crescer, e qualquer sangria provoca problemas financeiros.
Outro ponto importante é que todas as pessoas da empresa se unam para atingir suas metas. Nesse sentido, realizamos mensalmente reuniões com todos os funcionários, nas quais são discutidos os problemas e suas possíveis soluções. Algumas das sugestões do pessoal são viabilizadas, permitindo, assim, um entrosamento maior da equipe e uma visão mais clara da estrutura global da empresa por parte do funcionário.
Damos ênfase, também, ao treinamento. A maioria dos nossos 36 funcionários é jovem e está conosco desde o início. Todo esse trabalho teve na consultoria do SEBRAE/SP o seu ponto de apoio, nas diversas áreas da empresa."

INDEPENDÊNCIA PARA OS CLIENTES
"A filosofia da empresa é dar treinamento para os usuários, permitindo que cada cliente cuide da manutenção, garantindo, assim, a vida útil das peças. Atendemos um mercado diretamente ligado à manutenção industrial. Somos, desde 1992, representantes autorizados da marca SKF e dela temos um apoio muito forte em termos de treinamento às indústrias. No ano passado, por exemplo, nós ministramos 56 cursos em diversos segmentos, e isso nos deu igualdade de condições com os outros distribuidores de rolamentos.
Esse dado é importante, pois participamos das cotações com o mesmo custo da rede distribuidora. É importante cuidar da qualidade do produto e do atendimento, além da segurança do cliente. Aos poucos, estamos ganhando espaço entre os grandes e já podemos ter voz ativa nas reuniões com as oito maiores empresas do setor no Brasil.
Se o pequeno empresário não cuidar da qualidade e buscar novos métodos e tecnologias para a sua cultura interna, ele não terá condições de concorrer com os grandes, que estão há décadas no mercado e atuam no Brasil inteiro. Hoje, já conseguimos uma posição de destaque no interior de São Paulo e estamos atacando o Norte do Paraná. Pensamos, também, no mercado de Goiânia, que é carente e compra muito de São Paulo."

A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO
"Temos que fazer a nossa história passo a passo, senão não vamos atingir nossos objetivos. Hoje, no interior, somos muito respeitados. O cliente tem hora marcada para receber os produtos, pois nos estruturamos para oferecer essa agilidade no serviço. Outro ponto fundamental é a qualidade da apresentação física da empresa: condições adequadas de estocagem dos produtos, divisão estrutural dos setores, tais como centro de processamento de dados, departamento pessoal e a parte financeira e contábil, entre outros.
Somos responsáveis por tudo aquilo que entregamos ao cliente e recebemos visitas periódicas da SKF para que nosso estoque seja analisado.
Os clientes estão cada vez mais exigindo qualidade, e isso é bom, pois nos estimula a vencer e ultrapassar nossos limites para adaptarmo-nos ao processo de crescimento de nosso país que, apesar das dificuldades, acredito ser viável. Depende de nosso trabalho e de nossa criatividade.
Estamos procurando melhorar cada vez mais. Precisamos cuidar da qualidade do produto em primeiro lugar, a qualidade do atendimento, a segurança com que você vai atender o cliente e o treinamento do pessoal. Não existe outro caminho para conseguir sucesso. Eu acho que tudo está ligado à qualidade, e você se determinar a um objetivo e chegar lá."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Novo

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.