A boa Influência das Multinacionais
Por muito tempo
virou lugar-comum atacar as multinacionais instaladas no País, que estariam
apenas carreando lucros para o exterior, sem gerar nenhum benefício.
Acostumado a colocar a culpa das suas dificuldades nos outros países,
o brasileiro não procura ver o óbvio: que as multinacionais, em
sua maioria, implantaram aqui a cultura da qualidade e da eficiência,
o que tem funcionado como fonte irradiadora de empresas essencialmente nacionais
com a mesma mentalidade.
Nestes anos de crise continuada, numerosos empreendimentos deram certo, porque
foram fundados por ex-funcionários de multinacionais, como atestam vários
depoimentos desta seção. É claro que outro fator de sucesso
é a capacidade dos brasileiros em adquirir conhecimentos, aprimorá-los
e aplicá-los eficazmente num mercado cheio de armadilhas. É o
caso de Luiz Carlos Massoni, de 46 anos, que aprendeu com empresas estrangeiras
como lidar com a organização e a qualidade dos produtos.
Em sociedade com José Aparecido Carlos Fernandes, é dono
da Comercial Importadora e Exportadora Acima Rolamentos - tel.: (0175) 22-1075
-, com uma loja em Catanduva, voltada para o setor industrial, outra em
São José do Rio Preto, que cuida do setor automobilístico.
O setor de estoques possui 2,5 mil itens de rolamentos e mais de 20 mil itens
entre rolamentos e acessórios. Os segredos do negócio são
expostos por Massoni no depoimento a seguir.
PLANEJAMENTO EM FUNÇÃO DAS METAS
"Trabalhei muito com vendas em empresas ligadas à
manutenção industrial. Aprendi com multinacionais que é
através da organização e da qualidade dos produtos que
poderemos atingir alguns objetivos. Iniciamos a empresa com essa mentalidade.
Em primeiro lugar, concentramo-nos na idoneidade da empresa, na pontualidade
dos pagamentos, pois é nisso que o empresário precisa pautar seus
compromissos.
Hoje, a gente mantém um crédito muito forte dentro da cidade,
um nome respeitado entre bancos e fornecedores e também crédito
no exterior. Outro princípio básico é nunca sangrar a empresa
com retiradas em excesso. É preciso crescer, e qualquer sangria provoca
problemas financeiros.
Outro ponto importante é que todas as pessoas da empresa se unam para
atingir suas metas. Nesse sentido, realizamos mensalmente reuniões com
todos os funcionários, nas quais são discutidos os problemas e
suas possíveis soluções. Algumas das sugestões do
pessoal são viabilizadas, permitindo, assim, um entrosamento maior da
equipe e uma visão mais clara da estrutura global da empresa por parte
do funcionário.
Damos ênfase, também, ao treinamento. A maioria dos nossos 36 funcionários
é jovem e está conosco desde o início. Todo esse trabalho
teve na consultoria do SEBRAE/SP o seu ponto de apoio, nas diversas áreas
da empresa."
INDEPENDÊNCIA PARA OS CLIENTES
"A filosofia da empresa é dar treinamento para os usuários,
permitindo que cada cliente cuide da manutenção, garantindo, assim,
a vida útil das peças. Atendemos um mercado diretamente ligado
à manutenção industrial. Somos, desde 1992, representantes
autorizados da marca SKF e dela temos um apoio muito forte em termos de treinamento
às indústrias. No ano passado, por exemplo, nós ministramos
56 cursos em diversos segmentos, e isso nos deu igualdade de condições
com os outros distribuidores de rolamentos.
Esse dado é importante, pois participamos das cotações
com o mesmo custo da rede distribuidora. É importante cuidar da qualidade
do produto e do atendimento, além da segurança do cliente. Aos
poucos, estamos ganhando espaço entre os grandes e já podemos
ter voz ativa nas reuniões com as oito maiores empresas do setor no Brasil.
Se o pequeno empresário não cuidar da qualidade e buscar novos
métodos e tecnologias para a sua cultura interna, ele não terá
condições de concorrer com os grandes, que estão há
décadas no mercado e atuam no Brasil inteiro. Hoje, já conseguimos
uma posição de destaque no interior de São Paulo e estamos
atacando o Norte do Paraná. Pensamos, também, no mercado de Goiânia,
que é carente e compra muito de São Paulo."
A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO
"Temos que fazer a nossa história passo a passo,
senão não vamos atingir nossos objetivos. Hoje, no interior, somos
muito respeitados. O cliente tem hora marcada para receber os produtos, pois
nos estruturamos para oferecer essa agilidade no serviço. Outro ponto
fundamental é a qualidade da apresentação física
da empresa: condições adequadas de estocagem dos produtos, divisão
estrutural dos setores, tais como centro de processamento de dados, departamento
pessoal e a parte financeira e contábil, entre outros.
Somos responsáveis por tudo aquilo que entregamos ao cliente e recebemos
visitas periódicas da SKF para que nosso estoque seja analisado.
Os clientes estão cada vez mais exigindo qualidade, e isso é bom,
pois nos estimula a vencer e ultrapassar nossos limites para adaptarmo-nos ao
processo de crescimento de nosso país que, apesar das dificuldades, acredito
ser viável. Depende de nosso trabalho e de nossa criatividade.
Estamos procurando melhorar cada vez mais. Precisamos cuidar da qualidade do
produto em primeiro lugar, a qualidade do atendimento, a segurança com
que você vai atender o cliente e o treinamento do pessoal. Não
existe outro caminho para conseguir sucesso. Eu acho que tudo está ligado
à qualidade, e você se determinar a um objetivo e chegar lá."
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