Self-Service Diferente Chega ao Interior
A alternativa de
refeição self-service nos restaurantes das grandes cidades já
está há muito tempo incorporada à correria do dia-a-dia
das pessoas. Quem precisar fazer uma refeição rápida encontra
numerosas opções de refeição com qualidade e agilidade
compatíveis com suas necessidades imediatas, principalmente nas capitais.
Entretanto, no interior, esse tipo de refeição é recente
e com uma inovação: a lanchonete self-service, onde o próprio
cliente monta o hambúrguer e o hot-dog de acordo com seu gosto, dispondo
de filés, frios variados, legumes, molhos e pães quentes de diversos
tipos. Esse serviço inédito está sendo oferecido desde
1º de dezembro de 1995, em São Carlos, interior do Estado de São
Paulo, pelo empresário Luís Carlos Netto Mangabeira, em
sua lanchonete Lual Fast Food . Luís e sua esposa são o
tipo de empresários que "colocam a mão na massa". "Na empresa
em que trabalhava, aprendi tudo sobre o controle de qualidade total. Por isso,
tenho grande preocupação com a qualidade das compras que faço.
Pesquisei muito os fornecedores de São Carlos e região; agora,
eu e minha esposa cuidamos pessoalmente das compras", diz. A seguir, Luís
relata sua experiência como novo empreendedor.
SUCESSO, ALÉM DAS EXPECTATIVAS
"Após trabalhar durante vinte e cinco anos na área financeira
de uma grande empresa, decidi sair da capital paulista em busca de melhor qualidade
de vida. Planejava montar uma empresa própria para quando me aposentasse.
Queria deixar de ser empregado, porque, a meu ver, é uma situação
que massifica muito as pessoas. Depois de pesquisar várias cidades, optei
por São Carlos. Pensei em abrir uma franchising, mas logo desisti da
idéia, porque exigia um capital inicial muito grande e, depois, iria
acabar dividindo os lucros. Além disso, eu tinha uma idéia e cheguei
à conclusão de que iria fazer por conta própria o mesmo
que o franchising. Procurei um ponto comercial e abri a minha lanchonete self-service,
que já começou a funcionar em dezembro de 1995, teve excelente
receptividade e, em conseqüência, já enfrentou um boom de
vendas. O público superou as expectativas, e precisei reformar algumas
áreas da lanchonete, aumentando, por exemplo, o número de chapas."
É VITAL CONHECER A ATIVIDADE
"Satisfeito em seu novo ramo, Luís afirma que todo novo empresário
precisa adquirir conhecimentos teóricos sobre o tipo de negócio
em que deseja atuar, procurando orientação de órgãos
especializados para viabilizar seu projeto, somando a esses procedimentos coragem
e muito trabalho. A primeira dificuldade foi conhecer o ramo da alimentação,
que escolhi. Trata-se de área muito sensível: não tendo
experiência, você não sabe como e quanto vai comprar, pois
trabalha-se com gêneros altamente perecíveis. Por isso, considero-me,
ainda, na fase de aprendizado no ramo de lanchonetes. Não está
sendo fácil, por exemplo, administrar de maneira adequada um estoque
formado basicamente de gêneros perecíveis. Como, após a
inauguração, tivemos um movimento muito grande, não tenho
idéia precisa de como vão ser as vendas, principalmente nessa
etapa inicial, para que se possa projetar o estoque de acordo com o movimento
normal. A solução, mesmo, é esperar dispor de um retrospecto
de pelo menos seis meses de operação para saber exatamente qual
a média mensal das vendas e poder formar um estoque economicamente 'ótimo'.
A característica que diferencia minha empresa das demais do ramo não
é só o self-service mas também a apresentação
e a qualidade dos alimentos. Assim, o potencial de meu produto na cidade é
muito grande. Alcanço o público jovem, que está acostumado
a freqüentar lanchonetes de shopping centers, mas pretendo conquistar,
também, seus pais. Para divulgação do negócio, utilizo,
principalmente, rádios FM e jornais, que atingem meu público-alvo.
Sendo São Carlos uma cidade com muitos estudantes, neste ano pretendo
diversificar o mercado, especialmente abordando as escolas e as faculdades,
por intermédio da distribuição de panfletos e da divulgação
em jornais internos.
A falta de mão-de-obra especializada é outro problema sério.
Tenho recrutado funcionários de outros locais, devido à dificuldade
de encontrar gente com prática em trabalhar em lanchonetes, principalmente
de acordo com o meu sistema, que é inovador, com o que os profissionais
da área não estão acostumados ainda. A minha intenção
é manter uma equipe com profissionais competentes e treinados. Eu mesmo
ministrarei o treinamento."
ORIENTAÇÃO PARA VENCER OBSTÁCULOS O
pequeno empresário, no Brasil, encontra uma série de dificuldades,
porque os incentivos para a microempresa ou são insuficientes ou não
são bons. Ele tem de lutar com suas próprias armas. Procurei o
Sebrae para me orientar, porque, realmente, sem essa orientação,
você só tem a cara e a coragem. Todo candidato a empresário
necessita, primeiro, ter um conhecimento teórico do assunto, saber como
funciona uma microempresa e manter contato com quem já atua no setor,
pois não adianta aventurar-se num negócio qualquer sem conhecer
o ramo. Além disso, deve munir-se de muita coragem, força de vontade,
de muito trabalho, mas muito mesmo."
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