Como Fazer o Varejo Prosperar
As tendên-cias
mun-diais de globalização e de oligopolização e,
internamente, de estabilização do Real exigem do empreendedor
aprofundadas reflexões e cuidadoso planejamento para a tomada de decisão
onde ou em que dirigir esforços e recursos. Em cinco ou no máximo
dez anos, o mundo vai consolidar a tendência, especialmente nas áreas
mais complexas, como de tecnologia, em que o mesmo produto é fabricado
em várias partes do mundo - autopeças é um bom exemplo
- de as organizações ou serem muito grandes, em escala global,
ou muito pequenas e ocuparem um nicho de mercado pelo qual ninguém se
interessa, porque é suficiente apenas para uma ou duas empresas, no máximo.
Elas deverão ser muito grandes para, efetivamente, conseguirem escala
e, em conseqüência, preços imbatíveis e qualidade proporcional
a tais preços. Em seus nichos, as empresas pequenas serão, também,
invencíveis, porque, aí, serão muito fortes e vão
sobreviver. Esses conselhos são do professor Nelson Barrizzelli, da
Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São
Paulo - Tel.: (011) 211-2149.
OU SE TRANSFORMA OU MORRE "A empresa média, como a conhecemos hoje, não
tem muita chance de sobrevivência. Ou ela se transforma muito rapidamente
numa grande empresa, utilizando uma das técnicas de joint venture ou
vende sua participação acionária para um grupo do qual
passará, depois, a fazer parte, ou ela encolhe-se e ocupa um nicho. A
dificuldade da empresa média é que ela precisa ter organização,
estrutura, controles e, sobretudo, despesas de uma grande corporação,
senão ela perde absolutamente o controle do processo, seja ele industrial,
seja administrativo. E ela não tem volume de vendas para poder suportar
indefinidamente esse tipo de custos.
Para agravar o processo, a margem de lucratividade está sendo reduzida
em todo o mundo, inclusive no Brasil, de dois anos para cá. Em outros
locais, encontram-se alternativas de expansão da produtividade, aumento
de escala, para poder-se manter a lucratividade e a rentabilidade do negócio."
AGORA, MERCADO É QUE FIXA PREÇOS "Em
nosso país, ninguém tinha noção sobre qual deveria
ser sua margem, e o preço era determinado pela inflação
futura, pela necessidade de ganho da empresa, pela expectativa do empresário,
assim por diante. A partir do momento em que a economia se estabilizou, quem
passou a determinar os preços foi o mercado. Agora, a relação
é inversa, quer dizer, eu não fixo mais o preço com base
nos meus custos e nas minhas intenções de ganho. O mercado é
quem estabelece os preços aos quais eu me ajusto internamente, de tal
maneira que consiga obter algum lucro. Se não conseguir, eu paro.
O pequeno varejo terá de se especializar, por exemplo, em serviços,
para tentar abocanhar uma parcela dos 26 milhões de novos consumidores
que estavam à margem do mercado, pois seu dinheiro, depois de uma semana,
não valia mais nada no bolso. O empreendedor verificará, em sua
região, qual o produto de uso freqüente com maior significado para
o grupo de pessoas que ele serve: no caso de um pequeno supermercado, pode ser
a oferta da melhor carne do bairro. Ou a melhor padaria, se as da região
não forem muito boas."
CLIENTE PAGARÁ PELO SERVIÇO DIFERENCIADO
"Representam nichos de mercado e, diariamente, trazem para o interior da
loja a dona-de-casa, que estará disposta a pagar pela qualidade do serviço
que recebe. Ora, no momento em que veio para o interior da loja, se acabou seu
sabão em pó ou a lata de leite, ela aproveitará para comprá-los,
mesmo que tenha o hábito de fazer as compras mensais no hipermercado.
Então, o produto industrializado, que sempre foi a base de todo supermercado,
para o pequeno vai ser uma extensão da linha, e não a base do
negócio. Por outras palavras, o pequeno varejo ou supermercadista só
irá sobreviver se conseguir ser significativo em alguma coisa para o
público de sua vizinhança. Existe um restaurante na Austrália
onde cada pessoa que chega é cadastrada e anotadas as suas preferências.
Depois de algumas visitas ao restaurante, ao chegar, o garçom tem condições
de apresentar-lhe sugestões e variações de seus pratos
preferidos. Isso é complicado fazer? Absolutamente. Apenas exige algum
trabalho..."
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