Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 243 (01/12/1996)

Agilidade Garante Recuperação

Decisões estratégicas importantes que venham afetar o destino das empresas não podem ser tomadas em clima emocional ou ao sabor de elementos subjetivos, sob pena de empurrar um empreendimento promissor para o abismo ou, no mínimo, de provocar situações que exijam enorme dispêndio de energia para a administração das dificuldades. O empresário deve dar-se por satisfeito quando a empresa consegue sobreviver num quadro de desinformação, incertezas e problemas, agravado por fatores políticos e econômicos. Quem relata experiência desse tipo, em depoimento exclusivo, é Hélio Gomes Calvente, sócio-diretor da Remantec Indústria e Comércio de Móveis Ltda. - Tel.: (011) 278-2833 -, fabricante de cadeiras para escritório, que, diante de tendência de crescimento contínuo do mercado, há cinco anos, decidiu transferir-se para instalações mais amplas a fim de triplicar a produção para atender uma demanda sempre maior. Resultado: com o fim da euforia, o mercado retraiu-se, vieram o Plano Real e a estabilização e, hoje, está alcançando as metas fixadas nas antigas instalações, porém com custos fixos mais altos, maior número de funcionários, maior despesa com manutenção, limpeza, segurança etc.

A "MÁGICA" POSSÍVEL

"Qual foi a "mágica" para sobreviver? Para adaptar-se à nova situação, tivemos que iniciar um sistema de modernização de todo o processo industrial, visando aumentar a produtividade e baratear os custos, inclusive com a diminuição do número de funcionários. Até o corte de empregados deve ser comedido, pois trata-se, no nosso caso, de artesãos não disponíveis facilmente. Adotamos a terceirização de algumas atividades: 80 a 90% da serralheria já está a cargo de terceiros. Para tanto, temos selecionado, cuidadosamente, fornecedores com qualidade e que não falhem com os compromissos. A parte giratória, a base da cadeira, por exemplo, é fabricada pela Flexform, que atende a maioria dos fabricantes."

NASCIMENTO DA EXPERIÊNCIA

"A Remantec foi fundada há 23 anos, inicialmente para executar reforma e manutenção de cadeiras de escritório, produzidas pelos principais fabricantes de móveis, como Giroflex, Escriba, Italma, L'Atelier, Riccó etc. Funcionava num espaço de aproximadamente 80 metros quadrados na rua Piratininga, no bairro paulistano da Mooca.
Desde onze anos atrás, passamos, também, a fabricar as cadeiras, aproveitando os conhecimentos e a experiência conseguidos. Nossos produtos são desenvolvidos por um designer, que se encarrega da modernização e do desenvolvimento de novas linhas. Chegamos a fazer a reforma completa das 2,2 mil poltronas do Teatro Municipal, durante a administração Jânio Quadros. Paramos com reforma e manutenção há três anos, para dar assistência técnica permanente somente aos produtos Remantec.
Fizemos parceria com uma indústria suíça de cadeiras com design avançado e de alta qualidade, a Sitag, com previsão de vendas de 1,5 mil cadeiras por mês no primeiro ano. O que pretendemos fazer para diminuir o custo do produto? Traremos somente componentes complexos ou que não exijam investimento inicial. Faremos aqui o restante, especialmente as peças para as quais não seja necessário fazer ferramental e moldes."

FORTE PRESENÇA NO MERCADO
"Nossa capacidade inicial de produção, entre trezentas e quatrocentas cadeiras por mês, decuplicou desde então. Hoje, das 3,5 mil unidades mensais que fabricamos, cerca de 60% são vendidas no Estado de São Paulo. De uma produção total estimada em cerca de 120 mil cadeiras por mês, somente somos superados pela Giroflex, empresa de quarenta anos. Temos capacidade de fabricar, nas atuais instalações, entre 7 mil e 8 mil cadeiras, mas o mercado, por enquanto, não consegue absorvê-las. Somente há alguns meses é que ele se estabilizou, após ter encolhido nos últimos cinco anos, devido aos desequilíbrios gerados pelos planos econômicos oficiais. Mesmo assim, ainda não recuperou o patamar inicial.
Estamos começando a entrar no segmento dos auditórios, cujo fornecimento é sempre no atacado, com escala de produção e, conseqüentemente, representando maior atrativo pelos ótimos resultados financeiros que propiciam."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.