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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 457 (07/01/2001)

Alguém para Contar

A terceirização de serviços não se trata de um modismo da economia globalizada. Significa reduzir custos, economizar tempo e melhorar a competitividade dos produtos ou serviços. Nessa hora, a participação dos escritórios contábeis vai além da emissão de simples papéis para se transformar numa ferramenta gerencial de vital importância. Passando a parceiros ou a conselheiros indispensáveis dos empresários de qualquer porte, os contadores preparam-se para enfrentar os desafios de um cenário mutável cada vez mais exigente, cientes de sua missão no desenvolvimento do País. Em entrevista exclusiva, Aparecida Terezinha Falcão, diretora da Formosa Contabilidade Assessoria e Consultoria e ex-presidente - gestão 1998/2000 - do Sescon-SP, fala sobre o futuro da categoria contábil, bem como da representatividade da sua gestão à frente da entidade durante os últimos quatro anos.

OTIMISMO
"Embora a realidade atual apresente um quadro de elevadas taxas de desemprego, inadimplência e aumento de custos contra honorários estáveis, é tempo de crescer com otimismo e confiança, tendo em vista a projeção de um futuro socialmente mais justo. O mundo passa por grandes transformações baseadas no avanço das novas tecnologias que implicam mudanças profundas nos costumes, nos sistemas de trabalho, nas formas de comunicar e de fazer negócios. O contabilista não pode passar ao largo dessa revolução que estamos vivenciando. Muito pelo contrário. Sua luta por uma era vitoriosa deve coincidir com os interesses dos seus clientes por meio da solidificação e do estreitamento das relações com os empresários no acompanhamento constante da evolução das organizações. Numerosas opções administrativas e tributárias surgem a todo instante, sendo preciso discernimento e preparo para auxiliar os dirigentes empresariais, indicando a melhor solução, pois dela depende muitas vezes a sobrevivência no mercado."

NOVA SEDE
"Depois de nove meses de obras administradas diretamente, foi inaugurada no dia 8 de dezembro a nova sede social do Sescon-SP, com 5.035 m2, localizada no centro de São Paulo. Também foi consolidado o projeto de interiorização, que consistia no fortalecimento das representações regionais da entidade com a instituição de novas delegacias. Foi possível modernizar as oito representações regionais, dotando-as de instalações melhores, equipamentos e recursos humanos, para que pudessem operar com maior eficiência em benefício dos filiados. Inauguramos ainda quatro novas representações regionais sediadas em Guarulhos, Presidente Prudente, Marília e Sorocaba, completando, assim, o programa de divisão regional do Estado de São Paulo, cujo objetivo é manter um contato estreito com a categoria pela atuação descentralizada. Numa época em que a informação assume uma relevância crucial, intensificamos os seminários, os treinamentos, os cursos e demais eventos do mais alto nível, que contemplam a difusão de conhecimento aos associados."

PARCERIAS
"Na direção do Sescon-SP, conseguimos firmar parcerias relevantes com os órgãos públicos, sendo que dois deles merecem destaque. Junto à Receita Federal, viabilizamos a instalação de um posto de atendimento aos associados na sede da entidade, tendo em vista a otimização desse serviço. Já com a Secretaria da Fazenda do Estado, foi possível apoiar o desenvolvimento do Posto Fiscal Eletrônico, iniciativa importante em termos de modernização do atendimento ao contribuinte e, especialmente, aos empresários contábeis. O sucesso da atuação da entidade pode ser observado também na evolução alcançada nas relações capital e trabalho, na reestruturação dos meios de comunicação, seja com a revista exclusiva, seja com o nosso site disponível na Internet, na valorização da sua preocupação assistencial, no apoio à comunidade, na defesa de uma tributação mais justa e na luta pela ética. Acreditamos ser esse o caminho que levará o empresário da contabilidade a desenvolver o seu trabalho com dignidade e condições perfeitas de atender à sociedade."


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Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

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