Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 456 (31/12/2000)

Oportunidade em Exposição

Segundo pesquisas da Embratur, o setor de eventos representa 0,1% do PIB nacional, sendo que esse número sobe para 3% de acordo com levantamentos do setor privado. De qualquer forma, trata-se de um segmento representativo que já faz parte da estrutura de marketing de qualquer organização que deseja consolidar sua imagem no mercado, alavancar negócios e até mesmo escoar a produção anual. Em depoimento exclusivo, Alexandre Leite Werfel, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos-SP (Abeoc-SP) - Tel.: (11) 3064-3002 - e-mail: [email protected], fala sobre a importância de participar de exposições e explica como uma empresa deve preparar-se para ter o sucesso garantido.

DEFICIÊNCIA ESTRUTURAL
"Temos um potencial para faturar US$ 50 bilhões com a realização de eventos. O problema é que não dispomos de centros de convenções e de rede hoteleira em número suficiente e com a estrutura adequada para acontecimentos de grande porte. Todos os espaços públicos para eventos são inadequados, sendo que só a cidade de São Paulo precisa de, pelo menos, mais dois Anhembis bem equipados, pois trata-se do maior centro de eventos do Hemisfério Sul. Fazemos uma Olimpíada de Sidney por semana. No ano passado, foram realizados na capital cerca de 73 mil eventos, subindo esse número para 105 mil quando tomamos o Estado de São Paulo como um todo. É uma indústria que movimenta no País cerca de 5 mil empresas dedicadas à prestação de serviços, incluindo organização, promoção, montagem, abastecimento e transporte. O evento para exposição é uma das ferramentas mais poderosas do marketing para explorar clientes em potencial."

PREPARATIVOS
"Ao participar de um evento, os pequenos expositores, além da oportunidade de divulgar seus produtos ou serviços, podem vender a produção do ano inteiro, o que torna a relação custo x benefício altamente compensadora. Muitos participam por uma questão de sobrevivência, para não perder espaço para o concorrente, mas isso é pura falta de informação e de visão estratégica. Quando o empresário de pequeno porte percebe a importância do evento para o seu negócio, passa a contratar uma empresa especializada para organizar o seu stand e para saber a melhor forma de vender de acordo com o público-alvo de cada feira. É preciso também ter o apoio dos fornecedores para ser capaz de atender a qualquer tipo de demanda, evitando falhar em relação às expectativas geradas no atendimento. Outro aspecto fundamental é produzir folheteria suficiente para, no mínimo, um ano. Aquilo que não for distribuído na ocasião do evento pode ser usado no decorrer desse período. É necessário ainda ter produtos para mostrar e conhecer tudo sobre eles: especificidades técnicas, preço, condição de pagamento, pós-venda, manutenção e garantia. Quem visita uma feira expositora quer esclarecer todas as dúvidas e não aceita informação pela metade, o que requer uma equipe muito bem afinada com esses dados, que tenha responsabilidade e que saiba vender."

ASSOCIAÇÃO
"Se a economia continuar como está, estamos estimando para 2001 um crescimento em torno de 25 a 30% para o segmento de feiras expositoras em nível nacional, principalmente fora de São Paulo, cuja infra-estrutura hoteleira não está acompanhando esse ritmo. O principal papel da Abeoc, presente em quase todos os estados brasileiros, é trabalhar por uma legislação adequada às necessidades dos organizadores e dos expositores diante dos órgãos públicos. Oferecemos também aos nossos associados programas de treinamento específicos para o setor de eventos. São cursos diversos, como Técnicas Básicas Para Montar um Evento, uma vez que há um despreparo muito grande de quem sai das faculdades para atuar nessa área, ao mesmo tempo que existem novas tecnologias chegando, e nós temos que repassá-las, tendo em vista a atualização profissional. A informática tornou-se uma ferramenta indispensável, mas poucas pessoas estão utilizando esses recursos. A organização de um evento é uma das atividades mais complicadas do marketing. Para se ter uma idéia do nível de detalhamento, a listagem para um evento de porte médio abrange 1.100 itens."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.