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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 467 (18/03/2001)

À Prova de Ferro

Se a sobrevivência de uma empresa já é uma tarefa difícil na economia atual, a capacidade de crescer e sobressair-se no mercado desponta como o maior desafio para o empreendedorismo. Além de manter uma imagem à prova de qualquer suspeita, uma organização precisa ser dirigida de acordo com as tendências e as mudanças que determinam a viabilidade de certos produtos em detrimento de outros. Um bom exemplo de sucesso nesse sentido é a Lepe Ind. e Com. Ltda.www.lepe.com.br – que atua na área de fundição e usinagem para a fabricação de peças destinadas à indústria automobilística. Em depoimento exclusivo, Antonio Carlos Koch, diretor da empresa, fala sobre a importância de decidir na hora certa.

DESCOBERTAS
"A empresa começou a crescer no setor de fundição com a introdução pioneira no mercado brasileiro do ferro nodular, por volta de 1965. Graças à inovação desse material, começamos a desenvolver produtos que até então ninguém imaginava que pudessem ser feitos em uma fundição. Como existia muita carência no segmento de peças de reposição para a indústria automobilística, chegamos à conclusão de que deveríamos fabricar virabrequins, uma peça interna do motor dos carros que só vinha no modelo original. Quando se trabalha corretamente, as oportunidades vão aparecendo como uma sucessão de descobertas. Partimos então para a construção de uma fábrica mais moderna no município de Guarulhos em 1974, voltada a atender as montadoras de veículos. Em razão das fortes parcerias que estabelecemos nessa fase, tivemos que aprender a cumprir todas as exigências em termos de preço, de redução de custos e de controle de qualidade, com todas as certificações necessárias. Hoje em dia, nosso nicho é bem variado, abrangendo a indústria automobilística, o mercado de reposição e ainda a exportação de virabrequins para países da Europa e de toda a América."

DIVERSIFICAÇÃO
"Nós achamos importante diversificar e não trabalhar em grande escala para evitar ficar nas mãos de um só cliente ou presos a um único produto. A Lepe prefere dedicar-se à fabricação de pequenas quantidades dentro de uma variedade muito grande, incluindo peças que ninguém se dispõe a produzir no ramo automobilístico. Dessa forma, conseguimos obter sucesso nas épocas de crise, pois temos uma fábrica preparada para os pequenos lotes, que fazem a diferença. Há cinco anos, a fundição vem alimentando a usinagem para que possamos entregar as peças acabadas às montadoras dos mais diversos setores de máquinas para transporte. Somos bem respeitados no mercado pelos 52 anos de atuação, pela característica de empresa familiar, com capital de giro próprio e sem dívidas. Tudo é feito com sacrifício, mas com os pés no chão. Freqüentemente somos visitados por outras empresas que desejam saber como estamos desenvolvendo os novos equipamentos de fundição e moldagem em razão do nosso pioneirismo tecnológico nessa área no Brasil."

COMPROMISSO
"Hoje em dia, é preciso criar mecanismos externos e internos para garantir a qualidade e a competitividade da empresa, com o objetivo de implementar os melhores controles possíveis. Qualidade é a palavra de ordem, e a partir disso procura-se agregar valor aos produtos. Já existe, também, a responsabilidade social que as grandes corporações começam a exigir. Os clientes passaram a questionar o que a empresa está fazendo de bom para os seus funcionários e, até mesmo, se está envolvida em algum projeto comunitário. Esse é o grande passo para o futuro, e quem não se enquadrar vai ficar para trás. O segredo para permanecer no mercado é estar atento às mudanças que ocorrem e procurar introduzi-las no negócio no momento certo. A Lepe sempre fez as manobras no instante em que deveriam ser feitas. Já produzimos borracha, plástico e ferro cinzento fundido no decorrer da nossa história, mas fomos substituindo um produto por outro quando isso se tornou necessário. Aí está o pulo do gato, ou seja, saber virar o leme do navio na hora exata. Não há inteligência humana capaz de prever isso. É preciso fazer um somatório de todos os fatores envolvidos no dia-a-dia empresarial e dos sinais que indicam o novo rumo a ser tomado."


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