Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 511 (20/01/2002)

Miami Agora Fica Aqui

Quando se trata da comercialização de produtos eletrônicos e itens de informática, já não é mais preciso sair do País em busca dos últimos lançamentos do mercado. Conhecida em todo o território nacional pela oferta e pelo bons preços nesse segmento, a rua Santa Ifigênia e imediações, localizada estrategicamente no centro de São Paulo, ganha projeção internacional, sendo considerada hoje o segundo maior ponto do mundo em venda de eletroeletrônicos de alto valor agregado, deixando para trás a famosa Miami e perdendo apenas para o Japão em termos de variedade. Diante de todo esse potencial, a Siesa Santa Ifigênia Empreendimentos S/A vem investindo na região com a formação da rede Still Shop - Tel.: (11) 3226-1000. Para atrair novos consumidores, a solução foi montar minishoppings capazes de oferecer conforto, estacionamento e segurança aos clientes em pontos estratégicos, garantindo também aos comerciantes melhores condições de logística e distribuição. Em depoimento exclusivo, J. Henrique Kulaif, diretor da empresa, conta como essa iniciativa empreendedora está transformando o comércio do local, contribuindo ainda no que se refere à passagem dos ambulantes para a legalidade.

TENDÊNCIA MUNDIAL
"O grupo Siesa vem atuando na Santa Ifigênia há cerca de vinte anos. A Still Shop existe há cinco anos, fruto da nossa idéia de modernizar esse tipo de comércio em São Paulo por meio de minishoppings com custos operacionais mais reduzidos do que aqueles normalmente praticados nas lojas. Vislumbramos com isso uma forma de o pequeno comerciante poder estabelecer-se com custo bem inferior e tocar a empresa com facilidade em relação ao capital de giro. Esse conceito de comercialização, que compreende um ambiente fechado subdividido entre pequenos lojistas ou boxeiros, teve início no Japão e segue uma tendência mundial. Nossos estabelecimentos destacam-se não só pela grande área física disponível, como também pela padronização visual. Oferecemos serviços de que a maioria não dispõe, como segurança, lanchonete e estacionamento no local."

TRANSFORMAÇÃO
"Todo lançamento mundial é feito concomitantemente na Santa Ifigênia a preços acessíveis. A rua acabou gerando esse acesso a tudo que existe de última geração em produtos eletroeletrônicos e itens de informática. Por ter sido sempre um comércio voltado para o atacado, a rua afastou os consumidores domésticos pelo desconforto, mas isso está transformando-se. Às sextas-feiras e aos sábados, nós já percebemos a circulação de famílias com crianças, que estão ativando o varejo. O nosso foco é beneficiar o pequeno comerciante formal que está fora desse grande centro de vendas, fornecendo a ele um box sem custos elevados e de forma bastante agilizada, e também o ambulante que deseja legalizar seu negócio. Se ele sair da economia informal e for para dentro dos minishoppings, certamente vai ganhar credibilidade junto dos clientes. Ao optar por um box, o comerciante deixa de pagar o aluguel pesado de uma loja grande, deixa de trabalhar com estoques, além de ter os impostos e a administração de funcionários facilitados."

SELEÇÃO NATURAL
"Para ocupar um dos nossos boxes, é preciso ter uma ficha cadastral sem problemas com o Serasa e até mesmo uma ficha criminal sujeita à investigação no caso de a pessoa ser totalmente desconhecida do comércio local. A capacitação para o negócio normalmente faz parte da bagagem do candidato, que já possui algum conhecimento básico de marcas e certa habilidade para comprar e vender, caso contrário ele não sobrevive nesse segmento. Também deixamos bem explícito que qualquer atividade que não se prestar à boa conduta e à legalidade é infração contratual passível de quebra de contrato. Os comerciantes estão proibidos de contrabandear, e nós temos autoridade para fechar o box na hora. Apesar da ênfase nos eletroeletrônicos, enfatizamos que ramos de negócio paralelos, como relógios, também são bem-vindos em nossos shoppings, uma vez que acreditamos que a Santa Ifigênia pode agregar outros tipos de comércio, visando o perfil de um novo consumidor. Em suma, nosso projeto contempla qualidade, variedade e preço acessível gerado pela própria concorrência que o local possibilita."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.