Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 521 (31/03/2002)

A conquista pelo saber

Nem sempre o fato de ter nascido em berço esplêndido, com todas as condições e facilidades voltadas a uma atuação bem-sucedida no mundo dos negócios, é garantia certa para que um candidato a empreendedor consiga chegar ao topo e manter-se na liderança de uma organização durante anos a fio. Isso acontece porque as dificuldades que envolvem as gestões operacional e administrativa de uma empresa são tantas e tão assustadoras, que aqueles que aprenderam a vencer na raça, enfrentando os desafios da vida desde a mais tenra idade, acabam levando vantagem justamente por terem desenvolvido a capacidade de fazer de tudo um pouco na luta pela sobrevivência. Quem duvida ser possível a construção de um verdadeiro império a partir do nada, sem receber um tostão de herança, não pode perder o depoimento exclusivo de Leonardo Placucci, reitor da Universidade Sant'Anna - www.unisantanna.br - . De origem humilde, filho de lavradores da zona rural, ele revela a fonte de inspiração que norteou a sua trajetória de aprendiz de sapateiro a reitor da instituição de ensino criada pela sua força de vontade e determinação.

VOCAÇÃO
"Aos sete anos, quando vi minha professora escrever o meu nome pela primeira vez, fiquei alucinado e prometi para mim mesmo que um dia também daria aulas. Meu sonho realizou-se quando adquiri o status de professor normalista e comecei a lecionar com menos de 18 anos no curso de admissão ao ginásio, o vestibular da época, e continua a se realizar até hoje, quando completo 53 anos de magistério ininterruptos. No ensino, existem várias colocações para qualificar o homem que milita nele. Fala-se em empresário da educação, dono de escola e educador. A diferença é que o educador nasce feito, não existe formação para ele. Eu me considero um educador por excelência, que veio caminhando com ousadia e coragem, enfrentando tudo para chegar onde estou hoje e para conciliar a missão do educador com a função do empreendedor. Para isso, tive que ser pintor, eletricista e pedreiro na hora de reformar a escola que assumi como diretor sempre que houvesse necessidade, sem levar em conta finais de semana, madrugadas e feriados."

PERSEVERANÇA
"Toda pessoa que nasce em berço de ouro, que tem pela frente uma rua plana e asfaltada com flores, cai diante do primeiro obstáculo que encontrar e não levanta mais. Aquele que se vê obrigado desde cedo a trilhar uma estrada esburacada e a enfrentar todo tipo de problema cai, aprende a levantar e continua sempre em pé. Eu venho do nada, não recebi favor de ninguém e não tive um centavo sequer de herança. O segredo está no ímpeto, na vontade de crescer e de não parar no tempo e no espaço, porque quem se contenta com pouco está morto e não sabe. Das dezenas de escolas que surgiram nas últimas décadas, pouquíssimas sobreviveram, entre elas a Universidade Sant'Anna, a primeira faculdade da Zona Norte da Capital, pois entendemos que um corpo docente qualificado não apenas por título é a única estratégia para vencer a concorrência provocada pela proliferação desordenada dos cursos superiores. Com a nossa proposta heterogênea de ensino, que vai do maternal à pós-graduação, damos oportunidade para que todos possam evoluir aqui dentro e fazemos disso a nossa filosofia de atuação no mercado."

DIVERSIFICAÇÃO
"Quem não quer correr o risco de perder todo o seu patrimônio ou metade dele da noite para o dia tem a obrigação de investir em segmentos distintos. Por isso, acabei entrando no comércio de posto de gasolina, turismo e também na fabricação de fitas para computadores. Atualmente, eu desaconselho o investimento na abertura de uma nova universidade, em razão das leis absurdas, que impõem estacionamento próprio, biblioteca formada com antecedência para um determinado número de alunos, entre outros empreendimentos imobiliários. Tem que jogar no escuro sem saber ao certo o retorno que isso vai dar. Já foi um bom negócio na década de 70, quando só havia cinco escolas de nível superior em São Paulo. Naquela época, bastava abrir uma faculdade com um só curso para ter milhares de alunos na fila de espera."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.