Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 536 (14/07/2002)

Construindo Qualidade

A entrada das grandes redes varejistas multinacionais geralmente costuma ser danosa aos comerciantes da região em que se instalam, levando muitos à exclusão do mercado ou, na melhor das hipóteses, à limitação do crescimento. No entanto, esse tipo de concorrência amarga para os pequenos negócios acaba fazendo com que eles saiam do comodismo estratégico herdado dos longos anos de inflação e da ciranda financeira para adotar um comportamento mais profissional e amadurecido em relação às necessidades dos clientes. Para transformar esse limão em limonada, a saída está em descobrir novas formas de se diferenciar no atendimento, além de manter preços competitivos. O associativismo foi a solução encontrada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), com a criação da Associação dos Lojistas de Materiais de Construção (Alomaco), que detém a marca Rede Construir. Em depoimento exclusivo, Antonio Euclydes Fappi, presidente da Alomaco, um dos diretores do sindicato e proprietário da Comercial Cleber - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3714-8527, explica como esse desenvolvimento em conjunto é capaz de fortalecer e aprimorar a qualidade da prestação de serviços.

ESTRATÉGIA MENSAL
"O setor da construção civil está vivendo um momento de berlinda, com grandes desafios e mudanças que trazem ao mesmo tempo oportunidades e ameaças. Os pequeno e médio varejistas do segmento, que têm deficiências para investir e fazer uma análise estratégica da situação como um todo, acabam agindo por instinto, por erro e acerto, mas, com essa iniciativa do associativismo promovida pelo Sincomavi, estamos conseguindo captar um pouco mais da realidade do dia-a-dia. No final dos anos 70, as transformações pareciam acontecer de maneira mais lenta e gradativa. Quando se chegava a um formato de venda adequado em termos de financiamento e margem de lucro, ele durava de dois a três anos. Hoje, quando se lança algum tipo de promoção ou plano de pagamento, muitas vezes no mês seguinte essa estratégia não vale nada, os cálculos já não funcionam mais e o comerciante começa a perder dinheiro, sendo necessário reformular sempre."

TROCA DE INFORMAÇÕES
"O sindicato sempre gerou bons produtos, e a Alomaco, criada há seis anos, é um dos melhores deles. Em geral, o perfil do comerciante é de uma pessoa fechada, e a rede veio trazer alguma abertura. Até pouco tempo atrás, um lojista quase não conversava com outro, e hoje conseguimos nivelar as informações, colhendo e trocando todas as experiências, o que dá uma velocidade maior ao negócio e traz elementos para a sua evolução contínua. A idéia do associativismo surgiu para trazer auxílio aos lojistas de pequeno e médio portes, promovendo a união em torno dos mesmos interesses. Não dá para realizar certas ações isoladamente, mas, quando se juntam dezenas de lojas, aumenta a capacidade para investir na imagem dos estabelecimentos, no treinamento profissional e no suporte técnico. Temos hoje cerca de noventa associados em nível nacional, com sede própria e agência de publicidade. Confeccionamos praticamente os suprimentos em comum como crachás, cartões de visita, papelaria, embalagens, brindes, ou seja, tudo aquilo que pode ser feito de forma centralizada."

MANDAMENTOS
"Adotamos alguns critérios para a utilização da marca Rede Construir, que pressupõe uma loja transformada, setorizada por produtos, de preferência com uma parte destinada ao auto-serviço, piso claro, boa iluminação e sinalização interna, além do sistema de informática da rede, uniformes e fachadas padronizados. Em São Paulo, nós recebemos interessados que tenham pelo menos dois anos de atividade legalizada no setor, atuando com produtos básicos que façam parte do nosso mix. O lojista também deve ter no mínimo 200 metros quadrados de área de venda ou potencial para expandir. Ao se associar, ele recebe uma espécie de projeto de layout do estabelecimento, juntamente com o software e, durante os seis primeiros meses, terá um acompanhamento que visa fornecer todas as informações necessárias à sua adesão completa."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.