Administrar é Preciso
O perfil dos empreendedores brasileiros de pequeno porte revela, em sua maioria, pessoas que nunca estiveram ligadas ao ensino formal da administração e que viram na abertura de uma empresa a única saída para sobreviver ao desemprego ou à falta de perspectivas em relação a uma carreira promissora dentro de grandes organizações. Isso significa que, grosso modo, são poucos aqueles que optam ou optaram por assumir os riscos do empreendedorismo sem uma forte razão capaz de justificar essa escolha. Ao enveredar por esse caminho, a única fonte de aprendizado para o pequeno empresário nacional tem sido a sua enorme disposição para vencer desafios e lutar a todo instante contra um ambiente ainda extremamente hostil à livre iniciativa. Como resultado, erra-se muito a cada dia para que se possa acertar uma única estratégia. Em tempos de globalização e grande concorrência, nunca foi tão importante aprender a administrar uma empresa para sobreviver e conquistar um espaço definitivo junto ao mercado consumidor. Quem alerta, em depoimento exclusivo, é Marcos Cortez Campomar, coordenador da área de marketing da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) www.usp.br.
NOVA ERA
"No seu princípio, a economia estava baseada no comércio, depois veio a tecnologia e, com o controle dos processos, passamos para a era da engenharia. Hoje, mesmo com todo o avanço tecnológico, estamos vivendo na era da administração, em razão da diminuição das barreiras e da queda das fronteiras provocadas pela globalização. A curto ou a longo prazo, todos terão que administrar recursos e mercados genéricos. Como as pessoas geralmente não estão preparadas para essa tarefa, por terem adquirido outro tipo de formação, existe uma forte demanda pelo conhecimento das técnicas administrativas em âmbito mundial. Essa busca levou à abertura de numerosos cursos de especialização em nível de pós-graduação nas duas últimas décadas com o objetivo de suprir a necessidade de quem deixa de atuar na sua profissão para assumir a gerência de um departamento, de uma unidade e até mesmo de uma empresa como um todo, assumindo o papel do empreendedor."
CONTRIBUIÇÃO
"Os cursos de pós-graduação na área administrativa são oferecidos no Brasil tanto pelas escolas tradicionais de administração de empresas, reconhecidas e avaliadas pelo MEC, quanto por instituições privadas que descobriram esse filão de mercado e também se dispuseram a investir no ensino das técnicas administrativas para quem precisa. O perfil do público que busca esse tipo de formação é composto por profissionais de outras áreas, bons alunos de administração que fizeram uma graduação fraca, da mesma maneira que maus alunos vindos de escolas conceituadas, e ainda aqueles que se formaram há muitos anos e necessitam de atualização. Embora não seja possível aprender a prática em escola nenhuma do mundo, as instituições que oferecem cursos de extensão na área de administração prestam sua contribuição por estarem ensinando técnicas modernas a indivíduos que irão utilizá-las no seu dia-a-dia, melhorando o nível dos administradores brasileiros. Quando se aprende só na prática, se vier uma situação diferente, a pessoa não saberá o que fazer, mas quem conhece modelos, teorias e conceitos profundamente é capaz de atuar com sucesso em qualquer parte do planeta".
EMPREENDEDORISMO
"As escolas e os cursos de administração transformaram-se em uma necessidade de mercado para as empresas de pequeno porte. Prova disso é que muitas faculdades de graduação conceituadas como a FEA/USP e a Fundação Getúlio Vargas passaram a incluir disciplinas sobre empreendedorismo em sua grade curricular. Essa tendência começou na Itália, porque foi lá que se deu a revolução baseada na pequena e média empresas por meio do treinamento. O pequeno empreendedor brasileiro que precisar contratar um empregado para a área administrativa já conta atualmente com profissionais que, a partir dos últimos seis anos, tiveram a oportunidade de estudar como se aplicam os conceitos gerais da administração aos pequenos negócios."
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