Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 548 (06/10/2002)

Plano para Relaxar

A idéia preconcebida de que é preciso ser do ramo para ser bem sucedido em um empreendimento próprio já pode ser questionada pela dinâmica das novas técnicas de gestão administrativa. Com um bom plano de negócios, que permita ao dirigente vislumbrar, do ponto de vista mercadológico, até onde pode chegar em termos de retorno, é possível gerenciar uma empresa sem estar diretamente relacionado aos conhecimentos e às técnicas exigidas para atuar em um determinado segmento. Em poucas palavras, o importante é saber administrar para entender a capacidade de evolução do negócio. Quem mostra isso na prática é a jovem empresária Marcela Moura Almeida, diretora da Freshy Lounge - www.freshy.com.br - um spa de relaxamento localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo, desde março deste ano. Em depoimento exclusivo, ela conta por que resolveu partir para essa iniciativa após concluir a faculdade de administração e comércio exterior, bem como as perspectivas de expansão para consolidar a marca em todo o País.

INSPIRAÇÃO
"A idéia do spa de relaxamento surgiu para atender diversos públicos que estavam precisando dos cuidados da massagem, do corpo e da mente. Após terminar a faculdade, fui para Nova York pesquisar e conheci mais de dez casas parecidas com a Freshy Lounge, que eram spas para executivos, sempre com uma linguagem mais jovem e descontraída, para que o cliente pudesse incorporar a utilização desses serviços ao seu dia-a-dia e ganhar em termos de saúde e de qualidade de vida. Em seguida, convidei uma amiga para desenvolver o projeto comigo e dei uma participação minoritária a ela. Fizemos um bussines plan e aí surgiu a oportunidade com o Shopping Eldorado por meio dessa minha sócia, que já tinha contato com os diretores do shopping. A localização era ideal, porque tinha ao lado a Fórmula Academia e funcionaríamos como um serviço complementar. O bussines plan é muito importante e até hoje guiamos nossos passos por ele. Qualquer negócio necessita de um estudo que possa prever a viabilidade, o investimento, o tempo de maturação e o retorno. Ter a noção de quantas pessoas podem entrar por dia, por ano, mobiliza-nos no sentido de atingir as metas."

CONCEITO
"Quisemos lançar um conceito de bem-estar que ainda não havia em São Paulo. Existia esse conceito de spa muito ligado ao emagrecimento, e resolvemos trazer uma linguagem mais moderna, dentro de um espaço amplo que junta as técnicas de massagem, proporcionando conforto e confiabilidade. O negócio diferencia-se porque agrega vários conceitos ligados à qualidade no atendimento e ao foco no relaxamento. Atendemos muito um público executivo e, como estamos do lado da academia, temos também os esportistas e atletas. No início, sentimos a necessidade de tropicalizar o método americano, por ele ser bastante impessoal. No Brasil, percebemos que o tratamento não poderia ser algo tão objetivo e inflexível. Por isso, oferecemos uma gama variada de possibilidades de atendimento que não existe nos EUA. Quando o cliente falta lá, paga uma parte da consulta, e só se faz reserva mediante o número do cartão de crédito. Esses procedimentos não puderam ser implementados no Brasil, porque ainda não temos essa cultura."

EXPANSÃO
"Cabem várias possibilidades de expansão para esse tipo de negócio. Há propostas para o Rio de Janeiro, para Angra dos Reis, não existe um modelo fechado. Tanto dá para abrir um spa de relaxamento numa metrópole quanto em locais turísticos menores. Trata-se de um segmento que está crescendo muito no Brasil, porque as pessoas estão sentindo os efeitos do stress e da vida corrida. Assim como elas malham para cuidar do corpo, a tendência agora é semanalmente utilizar um serviço como este. Estão surgindo muitas oportunidades, mas depende do espaço disponível e da localização, por isso ainda não temos um formato definido. O nosso investimento inicial, contando com o lançamento da marca, foi de R$ 500 mil para um espaço de 500 metros quadrados com dez salas para atendimento simultâneo. Fechamos uma parceria com uma escola autorizada pelo MEC, que forma profissionais em masoterapia para montar a nossa equipe de trabalho."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.