Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 551 (27/10/2002)

Gente em Primeiro Lugar

Nunca foi tão crucial para empresas de todos os portes investirem em recursos humanos, uma vez que as pesquisas comprovam que cerca de 70% dos consumidores abandonam um produto ou um serviço em razão da qualidade do atendimento. O primeiro passo nesse sentido seria mudar o significado pejorativo provocado pelas palavras patrão e empregado, substituindo-as pelo conceito de parceiro e colaborador. Somente quando se quebra o pacto obrigacional no trabalho é possível extrair das pessoas o que elas têm de melhor, e isso faz toda a diferença dentro das organizações. Na medida em que se consegue criar um ambiente em que todos podem crescer e desenvolver suas habilidades, o sucesso é garantido. Quem assegura é Stewalter Soares Moraes, diretor de recursos humanos da Flaumar Assessoria Empresarial - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 603-1088. Em depoimento exclusivo, ele mostra a importância de ter uma equipe bem entrosada e motivada, bem como a necessidade de diagnosticar e corrigir os problemas que incomodam o dia-a-dia das pessoas, contaminando a rotina empresarial por inteiro.

GLOBALIZAÇÃO
"Nos últimos doze anos, as empresas viram-se obrigadas a reprocessar todas as suas atividades em termos de meios de gestão, formas de produção, novas tecnologias, redução de custo sobre o produto e diminuição do preço para o consumidor de tal forma que se encontram hoje no mesmo patamar, pois todas precisam oferecer produtos de qualidade a um preço baixo para permanecer no mercado. O que está fazendo a diferença em uma empresa dentro de qualquer segmento de atividade são justamente os recursos humanos. Fala-se muito em mudanças como parte do nosso dia-a-dia, mas as pessoas só mudam quando estão motivadas, quando estão de acordo com o novo perfil que o mercado exige, e é por isso que a função dos recursos humanos torna-se cada vez mais estratégica, porque inovar e atender os clientes são funções de pessoas. Dessa forma, uma empresa só vai diferenciar-se de seus concorrentes na medida em que tiver uma equipe motivada, mais interessada e comprometida com o negócio e em satisfazer os clientes."

MITO
"Os recursos humanos têm sido tratados com a devida importância no Brasil apenas para as médias e grandes organizações. No caso das pequenas e micro empresas, que são aquelas que mais empregam no País, ainda existe um mito de que administração de recursos humanos aplica-se somente às grandes corporações. Como o pequeno empresário é muito carente de informações em todos os sentidos, surge essa deturpação de que a gestão de recursos humanos é algo sofisticado demais e que não serve para a empresa dele. Os empreendedores de pequeno porte costumam achar desnecessário investir na gestão das pessoas. Pensam que é caro, que é inviável, que não vai trazer resultado nenhum, mas, na medida em que explicamos os benefícios que uma política de RH vai gerar para a empresa, eles acabam convencendo-se e o interesse é muito grande. Daí surgiu a possibilidade de nós atuarmos nesse segmento, por ser uma necessidade corrente nas nossas micro e pequenas empresas."

DIAGNÓSTICO
"Pequenos projetos de diagnóstico podem ser adaptados ao bolso de cada empresa, porque os resultados efetivos que programas na área de recursos humanos trazem, independentemente do porte da organização, são muito grandes. A produtividade aumenta e evita-se também a perda de materiais. Com pequenas alterações, conseguimos mudar completamente a imagem da organização e do ambiente de trabalho, que passa a ser mais inovador. Quando as pessoas não estão felizes na empresa, os sintomas são claros: faltas, atrasos, reclamações sobre o salário, sobre a assistência médica e sobre o refeitório, ou seja, sobre as necessidades básicas. Se fizermos uma pesquisa de clima organizacional, veremos que a causa pode estar associada a uma chefia excessivamente austera, que impede os seus colaboradores de crescer. O custo desse diagnóstico para uma empresa que possui cerca de trinta funcionários gira entre R$ 500,00 e R$ 700,00 e demora aproximadamente trinta dias, traçando uma linha divisória entre o antes e o depois da sondagem, se as correções de rumo forem levadas adiante."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.