Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 567 (16/02/2003)

Oportunidades Online

Apesar do sucesso que faz no meio empresarial e fora dele, a Internet ainda está longe de ser uma ferramenta poderosa na prospecção de negócios para as empresas de pequeno e médio portes no Brasil. O desenvolvimento de softwares complicados e caros também contribuiu para que a informática e as suas soluções fossem consideradas instrumentos adequados somente à estrutura interna das grandes corporações. No entanto, iniciativas que buscam estender os benefícios e as vantagens da rede para todo o universo corporativo, tendo em vista o nivelamento das oportunidades de mercado, vêm crescendo a cada dia, com o apoio das entidades representativas. É o caso da Biz@vista, uma empresa de tecnologia de informação, formada por especialistas em pequenas organizações, que montou e está ampliando uma rede de consultas eletrônicas para facilitar e incrementar os contatos com clientes e fornecedores. Em depoimento exclusivo, Irani Cavagnoli, presidente da empresa - email: [email protected] - Tel.: (11) 3662-4929, explica como surgiu a idéia e de que forma ela está sendo colocada em prática.

EXCLUSÃO
"Tudo que já foi desenvolvido em tecnologia de informação está voltado para grandes empresas no formato de sistemas complexos, caros e integrados aos processos internos dessas organizações, dificultando o acesso para as pequenas empresas. Cerca de 98% das empresas nacionais encontram-se excluídas em relação a esse instrumento fantástico, que é a Internet, capaz de trazer numerosas possibilidades de fazer negócios e estar comunicando-se online de uma forma barata e simples. É importante que o pequeno empresário saiba que pode ter redução de tempo e custo superiores a 30%, índice registrado para as grandes corporações. Em uma pequena empresa brasileira o impacto da redução de custo que esse sistema poderia trazer é muito grande."

TRÊS CATEGORIAS
"A pequena empresa precisa de formação, informação e mercado. Dentro dessas três categorias, é possível encaixar todo tipo de necessidade. Em geral, o pequeno empresário tem dificuldades para obter informações sobre mercado, sobre produtos, sobre concorrência, sobre tecnologia, sobre fornecedores, e isso é algo seriíssimo para a tomada de decisão de qualquer empresa. Ter acesso a informações relevantes para tomar decisões mais críticas, que indiquem maior grau de probabilidade de acerto, é uma carência muito grande da pequena empresa. A formação também é importante, incluindo a capacitação gerencial e tecnológica. Outro desafio vital é o mercado de fornecedores e de clientes. O leque de clientes que o pequeno empresário conquista não satisfaz a necessidade da empresa e, na maioria das vezes, ele acaba caindo numa armadilha de concentrar as suas vendas em poucos clientes, o que gera um risco elevado para o negócio. Essas dificuldades são os gargalhos da pequena empresa que a Internet pode ajudar a equacionar por meio de softwares adequados e ampliando as oportunidades de aumentar o público consumidor."

PARCERIAS
"A proposta para o pequeno empresário deve ser simples e econômica. Na Biz@vista, a estimativa de custo varia de R$ 5 a R$ 250 por mês. Atuamos de forma singular, porque criamos primeiro toda uma tecnologia, uma plataforma tecnológica de e-commerce destinada às pequena e média empresas. Trata-se de um produto desenvolvido por brasileiros e voltado para brasileiros por pessoas que entendem de pequena empresa. Outro aspecto importante está no apoio das entidades patronais. Nós já temos formada uma grande parceria com a Federação das Associações Comerciais na implementação da Rede Nacional de Portais e Negócios, cuja idéia é integrar, em curto prazo de tempo, as 400 Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Cada uma entra com o seu portal para que seja respeitada a identidade das instituições. Até o final deste ano, pretendemos envolver federações de outros estados, visando montar uma rede nacional de negócios, que vai ser, na verdade, um grande catálogo para busca de produtos e uma ferramenta de cotação de preços. A partir do retorno do cliente ou do fornecedor, as empresas podem seguir seus padrões comuns de negociação."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.