Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 642 (25/07/2004)

De Olho na Exposição

Da mesma forma que já não é possível administrar a sobrevivência e planejar o crescimento empresarial sem o apoio de parcerias com o mercado e com entidades associativas, também não se pode mais ignorar a exposição do negócio tanto na mídia impressa quanto na mídia eletrônica. Saber na medida exata o que está sendo falado sobre a empresa e a concorrência se tornou uma ferramenta valiosa e indispensável na tomada de decisões de qualquer organização. Para fornecer esse material registrado e analisado na íntegra, existem as empresas especializadas em clipagem, um nicho mercadológico que vem expandindo-se ano após ano, em razão do despertar dos dirigentes empresariais para a importância da utilização desse serviço, que pode definir ou corrigir os rumos estratégicos. Quem destaca a evolução do segmento, principalmente em termos de representatividade, é Alzira Luchetti – e-mail: [email protected]Tel.: (11) 3887-8293, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Monitoramento de Informação (Abemi) e diretora da Look Comunicação, pioneira do setor, comemorando vinte anos de atividades. Em depoimento exclusivo, ela fala sobre a função do clipping na rotina dos empresários, além de ressaltar a expansão representativa do segmento em nível nacional.

ATENDIMENTO
"De forma geral, nós trabalhamos muito para auxiliar as assessorias de imprensa e os empresários, para que eles tenham uma visão de como a empresa deles está sendo vista no mercado, ou seja, se o posicionamento está positivo ou negativo. No caso das assessorias de imprensa, é fundamental saber o grau do retorno de todo o esforço de comunicação que ela teve, para comprová-lo aos clientes. O perfil das empresas que encomendam clipping é o mais variado possível. Nós atendemos desde grandes empresas, multinacionais, concessionárias de rodovias, órgãos municipais, estaduais, federais, até uma gama muito grande de negócios de pequeno e médio portes, incluindo ainda escritórios de advocacia, artistas e até pessoas comuns que, por alguma razão, tiveram exposição na mídia. Fazemos a análise dessa informação, seja de veículo impresso, seja de veículo eletrônico e, a partir desses dados, elaboramos os gráficos e os comentários que o empresário precisa para situar como foi aquele mês ou um determinado evento para a empresa."

MONITORIA
"A partir do momento em que o dirigente empresarial tem um reflexo daquilo que está na mídia, ele tem condições de tomar decisões e de se defender ou de continuar fazendo um trabalho que está sendo positivo. O empresário tem acesso ao que mais lhe interessa para ter uma visão de como está o nome dele e da empresa no mercado. Assim, ele pode avaliar se acertou, onde errou e para onde pode caminhar, definindo estratégias para os próximos meses com base na observação do que foi divulgado pela mídia. Esse tipo de serviço é essencial na vida moderna para que se possa projetar as estratégias no futuro. Quem começa a usar o clipping não pára mais, pois começa a fazer falta no dia-a-dia, além da economia de tempo. Muitas vezes, a empresa é criticada e merece direito de resposta junto do veiculo de informação que não procurou o responsável para rebater a informação. O clipping é a única forma que se tem de monitorar tudo isso."

ASSOCIAÇÃO
"A Abemi surgiu em 1997, em Brasília, a partir da união de empresas de clipping que atuam em diferentes Estados brasileiros. Pensamos em constituir uma entidade de classe para fortalecer o segmento e também para nos garantir em termos de direitos autorais. Sentimos a necessidade de ter uma associação para nos proteger das exigências dos veículos de comunicação. Estamos fundamentados dentro da lei, não fazemos nada que não seja permitido. Temos um advogado dentro da Abemi, especialista em direitos autorais, que guia os associados em qualquer dúvida ou dificuldade. Podemos dizer ainda que a associação surgiu da necessidade de se criar um fórum para discussão de problemas e de soluções comuns para agilizar o trabalho de todas as empresas, por se tratar de um setor de serviços novo e em expansão. Estamos prestes a transformar a Abemi em um sindicato com sede em São Paulo, que é o Sindibemi, ao qual todas as empresas de clipping vão pertencer obrigatoriamente."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.