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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 645 (15/08/2004)

Marketing de Passagem

A prestação de serviços na área de comunicação exige, além do profissionalismo e da atualização constantes, uma grande capacidade de inovar e de criar formas de transmitir mensagens, sejam de caráter jornalístico, sejam de cunho mercadológico. Com a propagação de novas mídias para propaganda, que vão de um simples cartão telefônico a imensos painéis luminosos, torna-se necessário elaborar uma estratégia de atuação baseada, mais do que nunca, no perfil do público que se deseja atingir. Para isso, pesquisas quantitativas e qualitativas para captar o universo dos consumidores têm-se revelado um instrumento poderoso na hora de escolher a linguagem e os recursos mais eficazes na busca de resultados efetivos. Essa é a linha norteadora do trabalho desenvolvido pela Meta 29 - www.29horas.com.br - uma empresa especializada em comunicação e marketing. Ao aproveitar a oportunidade de ser parceira da Infraero na concepção da mídia aeroportuária, inicialmente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a equipe especializou-se em ambientes fechados que concentram grande circulação de pessoas. Em depoimento exclusivo, Pedro Barbastefano Júnior, um dos diretores do negócio, relata os detalhes da especialização nesse nicho de mercado.

AUDIÊNCIA QUALIFICADA
"Tudo começou quando apareceu a oportunidade de nós fazermos um bussines center em Congonhas. O projeto acabou abrindo as portas para que pudéssemos mergulhar nisso que conceituamos hoje como mídia aeroportuária. Com isso, o sonho do mercado editorial ficou para trás e nós embarcamos na oportunidade de trabalhar no ambiente de aeroportos. Como já tínhamos experiência em revistas, que, no Brasil, representam um universo potencial aproximado de 30 milhões de pessoas, nós sabíamos que, no caso dos aeroportos, havia um filtro ainda maior em termos de audiência qualificada. Esse foi o início da empresa, quando começamos de fato a investir em pesquisas quantitativas e qualitativas. Fomos para fora do Brasil, nos principais aeroportos da América do Norte, da Europa e da Ásia para trazer ideias e enveredamos pela busca da interatividade, de trabalhar o emocional do passageiro do ponto de vista da comunicação."

MODULARIDADE
"Temos o trabalho contínuo de desenvolver produtos que busquem a interatividade em nível estético, cultural, ou tecnológico. Esse tipo de atividade acabou trazendo novas oportunidades e, com elas, surgiram dois novos módulos. Hoje, a Meta 29 é uma empresa que comercializa publicidade nos aeroportos administrados pela Infraero. Temos outro módulo chamado Meta 29 Espaço Arte, que desenvolve novos acervos e projetos ligados à arte contemporânea e popular. Existe ainda um terceiro módulo que chamamos de soluções promocionais em 3D, uma tecnologia que surgiu a partir da evolução da holografia. Temos uma criação definida como passiva, que dá vida às ideias que trazemos, e isso é submetido à Infraero, com a finalidade de aprovar os novos projetos. Depois vem o segundo passo, que é vender para as agências e para os anunciantes com o grande objetivo final de atingir os passageiros dos aeroportos."

DIFERENCIAL
"Como somos uma empresa pequena, temos a preocupação de estar sempre no topo da informação e do desenvolvimento, só que com uma estrutura mais enxuta. Temos que fazer tudo na raça, por isso acreditamos que o nosso diferencial competitivo seja o investimento incessante em pesquisas quantitativas, qualitativas e em desenvolvimento de produtos. Nenhuma empresa concorrente possui esse nível de desenvolvimento. Quando se trata de comunicação é fundamental dar asas à criatividade, além de identificar o negócio e a necessidade do cliente. O segundo aspecto seria trabalhar para o mercado com ferramentas que sejam extremamente profissionais. Hoje, as empresas estão buscando resultados de fato em cima dos investimentos feitos em comunicação. Por isso, o mais importante é trabalhar o tempo inteiro a criatividade e exercer o profissionalismo para justificar a empreitada, com números que respaldem as sugestões. Os melhores resultados que alcançamos foram com o triângulo Meta 29, agência e cliente funcionando muito bem."


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