Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 315 (19/04/1998)

Parceiro Ideal para as Pequenas Empresas

A contratação de empresas contábeis já há muito tempo constituiu o embrião da terceirização de serviços, tendência que só modernamente veio a se tornar prática comum na administração das empresas. O sucesso dessa parceria resulta certamente dos inegáveis benefícios e das vantagens que o cliente obtém ao utilizar de maneira adequada o amplo leque de serviços - incluindo assessoria gerencial - posto à disposição pela maioria dos escritórios de contabilidade. Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, o tipo de consultoria do qual o pequeno empresário mais carece é a contábil. Para as empresas que já descobriram a nova fase da administração, tratou-se apenas de encontrar o parceiro ideal, isto é, aquele profissional que, além da qualidade e do alto nível dos serviços oferecidos, também puder estabelecer uma relação de confiança e forte empatia com o cliente. A análise, feita durante depoimento exclusivo, é do empresário Carlos José de Lima Castro, sócio-diretor do Escritório Contábil Anchieta Ltda. (www.eanchieta.com.br), que há quase cinqüenta anos presta serviços a mais de duzentas empresas dos ramos industrial, comercial e de serviços. Eis o seu depoimento.

BENEFÍCIOS
"Talvez o principal benefício ao empresário seja o tempo para dedicar-se à sua atividade principal, deixando as acessórias por conta do escritório contábil. Com isso ele terá qualidade de atendimento, porque seu parceiro é especialista nesse ramo. Ele terá, ainda, um barateamento significativo de custos, pois passa a contar com os serviços de uma equipe eclética e com formação adequada para oferecer-lhe subsídios de gestão. Ao contar com uma contabilidade bem feita, além de dados e elementos para prever com razoável antecedência situações, tendências de mercado, desempenho da empresa, condições do negócio, ele poderá tomar decisões acertadas. Estando bem assessorado, a empresa irá saldar nos prazos - e na medida exata - os compromissos fiscais e tributários, desincumbindo-se também das obrigações parafiscais (a Dirf, por exemplo), que muitos comerciantes até desconhecem... Pelo vulto e pela complexidade dos serviços, o setor de pessoal do escritório contábil, atualmente, também é semelhante ao departamento correspondente de uma grande empresa."

COMPLEXIDADE
"Nessa área de recursos humanos, a empresa contábil proporciona tranqüilidade e segurança à empresa, ao liberá-la de um elenco enorme e complexo de atividade como cálculo dos recolhimentos de INSS e de Fundo de Garantia, controle da situação de férias, vale transporte, salário-família e educação, caderneta de vacinação dos filhos, férias, dissídio, contribuição sindical, banco de horas, rescisões etc. Além disso, contando geralmente com advogados, o escritório contábil fornecerá ao cliente subsídios e orientação para que não incorra indevidamente em onerosas e desgastantes questões trabalhistas ou, em último caso, para que sejam administrados com competência os problemas que não puderem ser evitados. Além disso, o contador tem condições de oferecer com rapidez e qualidade informações que, freqüentemente, a equipe interna, mesmo de uma grande empresa, não dispõe, devido estar, geralmente, assoberbada com o gerenciamento do dia-a-dia, possibilitando, até, a descoberta de algumas fraudes internas que, em outras circunstâncias, poderiam passar despercebidas."

CONTROLES
"A contabilidade fornece, ainda, ferramentas de controle de altíssima qualidade e relatórios acerca do desempenho da empresa que lhe permitirão avaliar, a qualquer momento, a situação e o desempenho da empresa, as condições do negócio, além de orientação para investimentos e para estabelecer um planejamento estratégico. Também o planejamento tributário, sob a estrita responsabilidade do contabilista, oferece minucioso quadro de procedimentos e de situações, visando a redução do recolhimento de impostos de acordo com alternativas absolutamente legais. Em suma, o empresário é o único e maior beneficiado dos serviços contábeis competentes. Se mantiver tudo em ordem, se dispuser de balanço bem feito para poder servir-lhe de base na tomada de decisões, ele não precisará preocupar-se, pois, com certeza, sua empresa terá sucesso, mesmo em conjunturas difíceis."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.