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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 317 (03/05/1998)

Dez Passos do Consultor de Negócios

Empreendedor não vira empresário por acaso. É a experiência que ensina, muitas vezes com custo pessoal muito alto. Para queimar etapas e passar por essa necessária mutação com mais rapidez, existem métodos, como o desenvolvido por Roberto Cintra Leite, sócio-diretor da empresa Cintra Leite Consultores Associados - Tel.: (011) 3816-7555 -, professor de Franchising da Fundação Getúlio Vargas e autor de livros sobre o assunto. Ele enfrentou esse desafio na prática, pois, aos 42 anos, deixou de ser um executivo da CLT para virar pequeno empresário. Hoje, Roberto atende pessoas que querem montar seus negócios e precisam de uma orientação para não investir errado, para não cometer imprudências e sacrificar idéias já no início da vida empresarial. Mas ele se ressente ainda dos problemas culturais do País, refletidos nos hábitos dos empreendedores, que costumam trabalhar sem preparo, sem ouvir opinião de especialistas, sem ter um plano de negócios ou investindo muito em equipamentos, por exemplo, e quase nada em mão-de-obra. Contra esses equívocos ele convoca seus conhecimentos e, baseado na rede de relações que estabeleceu na sua função de consultor, implanta no empreendimento que nasce um plano que pode ser seguido em dez passos principais.

MARKETING É FUNDAMENTAL
"O primeiro passo é, ao implantar a atividade, montar o grupo de projeto e conscientizar todos da empresa para a necessidade de marketing. O segundo passo é uma avaliação interna para você perceber as forças que você tem, os recursos internos que dispõe. O terceiro é uma análise do ambiente externo, dos seus concorrentes. O quarto é fixar os objetivos de marketing da sua empresa em relação ao mercado externo. O quinto é montar o sistema de organização do marketing, como você vai controlar, quem vai executar, quais são as pessoas responsáveis, qual o prazo para você estabelecer o plano de negócios. O sexto é selecionar as ferramentas de marketing - por exemplo, nas profissões regulamentadas, é proibido fazer propaganda de médico, de advogado. Aí, precisa usar outras formas, que são o marketing de relacionamento, o database marketing, que é um banco de dados com informações do seu cliente, para poder acessá-lo. No sétimo passo, que é o mais complexo, define-se como é que você vai fazer o marketing interno, para que todos estejam trabalhando em favor do plano da empresa. Todos têm que comprar a idéia, porque eles fazem parte do plano e representam a empresa. O oitavo é a venda pessoal. A venda de serviços é muito personalizada. Você está comprando um conhecimento profissional de uma pessoa, que está na cabeça dela. Além dessas providências, o plano define o tipo de promoção das vendas dos serviços, como priorizar o plano de marketing e quanto ele vai custar. E, finalmente, como medir o programa, como mensurar os resultados desse programa, tudo através desses formulários dos dez passos."

MÉTODO SEGURO
"Com todos os dados no computador, o principal executivo pode controlar todos os passos de marketing que foram sendo inseridos. Com isso, dá para traçar o perfil do cliente e de suas necessidades. No Brasil, entre os profissionais, notamos que existe uma característica psicológica interessante. O profissional extremamente competente geralmente é modesto, tímido, não é marqueteiro, porque não precisa disso, ele sabe da sua competência. Então, ele fica esperando sentado o cliente procurar. Como o cliente desconhece, não o procura. Por isso, você vai encontrar no mercado de prestação de serviço muitos profissionais altamente competentes que não conseguiram levantar a sua empresa e obter sucesso. Em compensação, você encontra profissionais totalmente incompetentes mas que são ótimos em mercadejar o seu produto. E é um marqueteiro nato, não tem competência, mas consegue sucesso empresarial. Contra o amadorismo, desenvolvemos métodos para que o empreendedor possa evoluir. Hoje, nossa empresa está inserida num esquema internacional, com ramificações na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, que repassa tecnologia na área de franchising. São trezentas empresas coligadas de consultoria, independentes, mas coordenadas por meio desse know-how, que é extremamente seguro."


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