Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 670 (06/02/2005)

Estilo Empreendedor

O Brasil é um dos países que apresentam elevado número de empreendedores per capita, embora muitas dessas pessoas sejam impulsionadas a abrir um negócio mais pelo fato de terem sido demitidas. Em razão desse fato, ao mesmo tempo em que existe uma quantidade grande de investidores na livre iniciativa, muitos deles não se prepararam devidamente para se tornar empresários, mantendo ainda a visão do empregado diante dos numerosos problemas de todos os níveis que surgem no cotidiano de um dirigente empresarial. Antes de mais nada, encontrar o ponto de equilíbrio entre o lado profissional e o lado emocional, que caminham juntos, é o fator fundamental para que qualquer indivíduo disposto a correr os riscos de empreender possa realizar-se na tarefa de empreender com responsabilidade. Colaborar na construção de uma imagem sólida de alguém coerente com os seus propósitos empreendedores é a missão da Enlevo Marketing Studio, consultoria especializada em marketing pessoal. Em depoimento exclusivo, Sílvio Alves Celestino, diretor da empresa – www.enlevo.com.br, analisa o perfil comportamental do empresário brasileiro, mostrando como pode ajudá-lo a desenvolver o potencial de sucesso para cada caso.

PREPARO
"Além do conhecimento, outro ponto essencial para o empresário é o preparo emocional para introduzir qualquer produto ou serviço no mercado, ou seja, saber lidar com as possíveis rejeições sem se deixar abater. Depois, é preciso ter planos, tanto de entrada quanto de saída do negócio, para saber em que momento não vai ser mais vantajoso permanecer nele e fechar antes de quebrar. É sempre necessário ter em mente que, ao dar início a uma empresa, devemos saber se vai haver um momento em que aquilo não será mais viável financeiramente, e insistir nisso por conta do discurso de que todos têm que fazer o que gostam pode ser fatal. Antes de mais nada, é preciso saber se aquilo de que gostamos de fazer é viável e como fazer para torná-lo viável em termos empresariais. Não há sentido em se fazer o que gosta e passar uma série de privações. O empresário bem-sucedido é aquele que consegue fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro com isso para ter uma perspectiva de vida de acordo com essa satisfação."

PRESENÇA
"O empresário deve trabalhar de forma a promover para o seu cliente uma experiência excepcional quando ele estiver em contato com a marca. Isso significa transformar o relacionamento com os empregados de tal forma que eles entendam muito bem que, cada vez que um cliente entra na empresa, vai vivenciar uma experiência que tem que ser muito boa. Como empresário, o indivíduo deve aprender a impactar, fazendo com que todos apreciem estar na sua presença. Nesse sentido, o marketing pessoal é fundamental para que se tenha conhecimento do que significa estar presente para outros seres humanos. O marketing pessoal é relevante para que o empresário adquira a consciência de como a sua fala altera o comportamento das outras pessoas e de como é possível fazer com que elas ajam e atinjam os resultados esperados. A maioria dos empresários assume a postura equivocada de ter um discurso na teoria que não está alinhado com as suas ações na prática. Nesse caso, eles literalmente deixam de existir para os outros."

COMPROMISSO
"Como os empresários não têm consciência da experiência que estão levando para os clientes, eles nem sequer sabem avaliar o que está ruim. Justamente pela falta dessa consciência, também os empresários que estão indo bem não sabem por que estão dando certo. Esse é o maior erro dos empresários não só no Brasil mas também em nível mundial. Nós vivemos em um País que é da forma que os funcionários públicos querem que ele seja. Já está na hora de nós dizermos como queremos o Brasil da forma que os empresários querem que ele seja. É preciso dar voz ao empresário para ele sentir que tem responsabilidade sobre isso. Chegou o momento de os dirigentes empresariais assumirem um compromisso em relação aos aspectos que vão além da empresa deles, do ponto de vista social. Nossos empresários trabalham para que o Brasil seja melhor efetivamente, só que isso precisa ficar claro para toda a sociedade."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.