Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 688 (12/06/2005)

Profissionalismo com Alma

Fabricar e vender um produto constituem as atividades básicas para quem vive da livre iniciativa. No entanto, fazer isso por setenta anos consecutivos, mantendo a qualidade e a tradição de um nome em um mercado cada vez mais competitivo requer não apenas competência, mas também a percepção clara dos momentos em que uma empresa necessita profissionalizar-se de forma efetiva para continuar uma história que vale a pena ser contada por três gerações de uma mesma família. Tudo começou na década de 30, com uma pequena padaria fundada em São Paulo pelos filhos de um imigrante italiano que, aos 17 anos, desembarcou por engano no Porto de Santos, no final do século XIX. Hoje, no mesmo local, são fabricados mais de mil itens entre produtos de confeitaria, pastifício e rotisserie, distribuídos por revendedores em diversas regiões do País. Ao adaptar receitas trazidas da Itália para o paladar brasileiro, a Irmãos Di Cunto Ltda, atingiu um patamar de reconhecimento por parte dos clientes a que poucos negócios conseguiram chegar. Em depoimento exclusivo, movido pela emoção e pela lembrança heróica dos fundadores, Marco Alfredo Di Cunto www.dicunto.com.br, um dos diretores da empresa, revela o segredo da longevidade, além de falar sobre sucessão familiar e sobre os planos de expansão no formato de franquias.

IDENTIDADE
"Ao longo de sete décadas, nós criamos várias identidades dentro do mercado. Muitos conheceram a Di Cunto como um grande buffet que, durante anos, foi um dos maiores de São Paulo. Outra parte da clientela, que está mais concentrada na Zona Leste da cidade, conhece a Di Cunto como uma das padarias mais tradicionais. Na verdade, começamos como uma padaria que foi crescendo, agregando produtos, oferecendo diversos itens, incluindo a confeitaria. No decorrer desse tempo todo, ficamos mais caracterizados como uma confeitaria fina, que foi a atividade na qual nos especializamos mais. Nisso está inclusa a fabricação do panetone, que conseguimos trabalhar muito bem, chegando ao status de um produto nobre e diferenciado, podendo ser encontrado durante o ano todo em nossas lojas. Temos muito orgulho de completar 70 anos porque, no Brasil, isto é ato de heroísmo se formos analisar as dificuldades econômicas e burocráticas que os empresários novos têm que enfrentar para concretizar e manter o sonho do negócio próprio."

DEDICAÇÃO
"O açúcar, a farinha e o sal bons são ingredientes comuns para todas as empresas do nosso ramo. Não existe diferença nos componentes, mas existe um diferencial que é alma. Quando há dedicação de corpo e alma para um determinado trabalho, o resultado é um produto mais saboroso, mais macio e com características próprias. Aqueles que conhecem a Di Cunto a respeitam como uma empresa séria, de família, que sempre desempenhou a sua atividade com respeito, fazendo um produto honesto, de excelente qualidade, a um preço bastante justo. Nós temos gerações de clientes que nos acompanham no decorrer desses 70 anos, com os quais procuramos sempre estar em contato para demonstrar o respeito que temos por eles. Uma das modificações que temos em mente hoje é chegar até os clientes que estão mais distantes. Por isso, abrimos mais duas casas, uma no Tatuapé e outra na Granja Viana recentemente."

HERANÇA
"Estamos estudando a viabilidade de abrir novas lojas, seja no formato de franquias, seja por meio de filiais. Não existe ainda uma decisão acertada de qual é o melhor negócio dentro daquilo que a família imagina como o plano mais adequado de expansão, mas isso está em via de acontecer. Estamos também investindo na identidade visual, porque a marca merece uma roupagem nova e bonita para atingir outros públicos. Temos total confiança no nosso potencial e na nossa força. As pessoas que estão no comando atual têm capacidade para continuar essa história com o sentimento do desafio de não deixar a peteca cair e de fazer a empresa crescer. A maior herança que nos foi legada é a lembrança daqueles que construíram a empresa, que deram o melhor de si e que fizeram questão de passar para seus herdeiros os ensinamentos e os valores que sustentam a nossa permanência até hoje."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.