Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 322 (07/06/1998)

Como Administrar em Simples Palavras

Manter uma empresa saudável em tempo de economia globalizada tornou-se um desafio para aqueles que esperam continuar existindo no mercado. A informação sobre tudo o que se passa no mundo em termos de estratégias e concorrência faz parte do processo de conscientização das mudanças administrativas que separam o passado do presente. Com base nessa necessidade crescente de conhecimentos, instituições e entidades oferecem cursos "milagrosos" prometendo a solução de todos os problemas num simples passe de mágica. Muitas vezes viabilizadas pelos recursos das próprias empresas, essas pretensas fórmulas de sucesso também querem vender a falsa idéia de um serviço gratuito aos seus financiadores. Distantes da prática e da compreensão dos interessados, as palavras pouco usuais dos palestrantes e consultores acabam deixando de cumprir a função básica de se transformarem em ferramentas de apoio ao crescimento pessoal e profissional. Exceção seja feita à Associação dos Empresários da Pequena e Média Empresa do Brasil (ADEMPE) - Tel.: (11) 574-5511 -, que oferece, há quinze anos, o curso "Como Organizar e Dirigir uma Empresa", ministrado pelo professor Antonio Carlos de Souza Ramos. A seguir, depoimento exclusivo.

ERROS DO PASSADO
"Até bem pouco tempo, montar um negócio e administrá-lo era uma tarefa que cada um exercia de forma individualista, estabelecendo a margem de lucro de acordo com a sua competência gerencial. Isso significa dizer que cabia ao consumidor pagar pelos equívocos administrativos de uma empresa. Com a globalização da economia e a invasão de produtos de qualidade a custos bem reduzidos, com enfoque maior na rotatividade, o preço de venda já está lançado e cabe a cada empresário pensar na melhor estratégia de se adaptar a ele para sobreviver e crescer. Antes, os administradores faziam o que sabiam, com o auxílio da contabilidade. Hoje, é preciso fazer o que dá lucro dentro de um esquema de fiscalização atuante e automatizado. E, para gerar lucratividade, muitas vezes torna-se necessário praticar atividades até então desconhecidas que exigem um mecanismo de aprendizagem ágil e dinâmico, visando a manutenção da empresa no mercado."

EFICIÊNCIA
"A missão da ADEMPE consiste em ensinar qualquer indivíduo a administrar e organizar seu próprio negócio. Com duração de oito horas, o curso foi criado para simplificar a administração de uma empresa, buscando a construção de um organismo integrado, onde todos devem ter em mente os mesmos valores e diretrizes. Hoje, o conhecimento que possui quem dirige uma multinacional deve ser partilhado por quem dirige uma quitanda, pois a economia está interligada como um todo. Isso equivale a dizer que o empresário atual deve entender de produção, de qualidade, de preço, além de saber criar uma estratégia de marketing capaz de vender o seu produto. Para isso, existem informações precisas que possibilitam a manutenção no mercado como ponta de linha todos os dias. Com a globalização, a tomada de consciência desses processos de mudança tem sido violenta e a intuição precisa ser desenvolvida para que se possa tirar proveito do poder de fogo de cada idéia. Trata-se, também, de um curso de transformação do qual já participaram as maiores e menores empresas do País. Nesses últimos quinze anos, passaram pelas nossas salas de aula cerca de trezentos mil alunos."

FACILIDADE
"O segredo de tanto sucesso, inclusive em outros países, como Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela, está na técnica de transmissão do conhecimento, elaborada de forma séria e simples. Esse tem sido o grande mérito da entidade, uma das pioneiras no Brasil em desenvolvimento e treinamento empresarial: captar e simplificar a informação. Faz parte do curso, cuja taxa de matrícula está fixada no valor de R$ 246,00, o fornecimento de informação em forma de apostila, livro e fitas de vídeo. A ADEMPE pretende aprimorar-se nesse nicho de atividade, concentrando 100% do seu tempo e dos seus esforços. Como recompensa, são comuns depoimentos de alunos com sólida formação acadêmica e profissional afirmando que o curso, em apenas duas noites, contribuiu como nenhum outro para ampliar a visão dos novos horizontes do mundo empresarial."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.