Da Necessidade à Solução Ideal
Para estar sempre à frente da concorrência no disputado mercado da comunicação, não basta apenas ouvir as necessidades dos clientes e produzir peças publicitárias de acordo com um esquema padronizado de criação e de execução. A complexidade do marketing atual exige que a prestação de serviços nessa área seja extremamente profissional e diferenciada, ou seja, é preciso também interpretar a demanda e encontrar a melhor solução para atendê-la dentro dos padrões de qualidade e prazo já definidos, mesmo que isso signifique propor algo inovador como resposta, muito além daquilo que foi pedido. Essa vem sendo a estratégia empresarial adotada pela Estação 8, uma produtora de audiovisual especializada na produção de campanhas publicitárias. Comandada hoje por Sandra Jonas - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3885-3156, filha de empreendedores que fazem parte da história da publicidade no Brasil. Em depoimento exclusivo, ela conta como decidiu ser dona do próprio negócio e aproveitar a experiência adquirida desde cedo com a convivência familiar, além de revelar a importância de ser pioneira e saber dominar a ansiedade para esperar o momento certo de concretizar um projeto por meio de parcerias.
LIDERANÇA
"Meus pais foram empresários e atuaram muito como empreendedores. Eles fizeram parte da história da publicidade brasileira com a produção de peças fundamentais. Eu sempre vivenciei muito esse ambiente de trabalho que eles construíram por meio de uma empresa que foi grande e formou muitos profissionais do mercado, e sempre tive muito orgulho disso, querendo ser como eles. Essa era uma idéia que me agradava, o que me levou a ingressar na área técnica de fotografia para cinema. Em uma empresa, existe uma equipe para ser liderada, composta por pessoas de classes sociais diferentes, e eu gostava de dar atenção para todos, pensava como poderia melhorar essa gestão de recursos humanos e me dava muito prazer exercitar esse espírito de liderança. Há cerca de quatro anos, minha irmã e eu resolvemos montar uma produtora. Nós crescemos vendo nossos pais trabalhando com produção e tínhamos muita paixão pela área. Arrumamos tudo, espaço e equipamentos, e montamos o negócio."
DESAFIO
"Eu me especializei na Hungria em direção de fotografia, fiz pós-produção em Nova York e trabalhei muito tempo na área de produção de imagem, mas sempre estive muito próxima da gestão, observando a minha mãe gerir o negócio dela, já tendo opiniões contrárias e a admirando em muitas atitudes empresariais. Para empreender, é preciso estar próximo de pessoas que já empreendem, é claro que existem as exceções, mas, no meu ciclo de amizades e das pessoas que eu conheço, elas acabam tornando-se empreendedoras porque já têm alguém na família, o que gera mais oportunidade de trocar idéias e se inspirar. A Estação 8 é uma ótima opção para o mercado por uma série de razões. Nós estamos num momento de crescimento, e a empresa tem uma estrutura enchuta. Nossa atenção ao cliente é muito especial, e fazer com que a empresa cresça com esse perfil é um desafio muito grande que representa o lado romântico de ser empresário, mas o dia-a-dia é bastante complicado."
PIONEIRISMO
"Estamos apostando muito no desenvolvimento de programas com formatos diferentes dos atuais e com a participação ativa do cliente. Acreditamos que o maior diferencial nosso seja a vontade de fazer diferente, de tentar achar soluções, pois o cliente não tem a obrigação de saber qual o melhor caminho para ele dentro do meu ramo de atuação. Nós é que temos de entender o máximo a necessidade de comunicação do negócio dele para poder contribuir prestando o serviço mais adequado. Por isso, os profissionais da Estação 8 entendem de comunicação, de marketing, de produção e de soluções audiovisuais em todos os formatos. Em termos de inovação, criamos o formato de inserir a marca do cliente no conteúdo de um programa de televisão. Não é merchandising, é um programa que leva a marca, o nome e o conteúdo, porque acreditamos que as marcas não podem estar apenas dentro do espaço comercial, mas sim dentro da programação, que é quando o telespectador está mais atento."
|