Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 728 (19/03/2006)

Tecnologia com Relacionamento

O mercado atual exige das empresas atualização tecnológica constante, visando a sobrevivência e o crescimento de um negócio. No entanto, mais importante do que investir grandes recursos em tecnologia é saber tirar dela o máximo proveito em termos de resultado efetivo. Na maioria dos casos, milhões de reais são utilizados todos os anos na compra de sistemas de automação para gerir as operações de uma organização sem o retorno esperado, ou seja, muitos dirigentes empresariais não conseguem transformar esse investimento em ação estratégica. Ao perceber essa carência de conhecimentos predominante no mundo corporativo, seis sócios consultores da área de Tecnologia da Informação decidiram criar a STN - Sinapse, Tecnologia & Negócios. Em depoimento exclusivo, Luis Carlos Ballespin Lopez - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3667-8370, um dos diretores da empresa, conta como surgiu a idéia de montar uma consultoria baseada na descoberta dessa necessidade de otimizar e de racionalizar os recursos tecnológicos, destacando as vantagens de uma sociedade formada por seis membros atuantes e participativos.

SURGIMENTO
"Percebemos que, de uma década para cá, as empresas começaram a comprar sistemas para operacionalizar as suas funções e atender essas necessidades específicas. Entretanto, os departamentos não conversavam entre si, pois existe uma dificuldade muito grande nesse sentido e, a partir desse momento, as empresas passaram a optar por sistemas que pudessem ajudar a gestão operacional, ou seja, o dia-a-dia, e acabamos percebendo que, uma vez feito esse processo, a maioria das empresas que implementou esses sistemas para gerir suas operações passou a ter uma necessidade muito grande de informação. Elas tinham as informações no sistema, todo os dados das transações comerciais, mas não conseguiam seus clientes, que é o objetivo final de qualquer negócio. Observamos, também, que o mercado de tecnologia em si não atendia esse nicho especificamente e, como já tínhamos uma boa experiência, decidimos transformar essa expertise em um produto."

RACIONALIDADE
"O nosso trabalho é oferecer ferramentas tecnológicas para que as empresas consigam ter acesso a esse tipo de informação que a tecnologia disponibiliza, ou seja, entregamos um produto que ela já possui efetivamente, mas não consegue transformar em algo mensurável, e conseguimos fazer isso por meio de ferramentas tecnológicas. A idéia é entrar com o conhecimento que nós possuímos do negócio e da tecnologia e agregar isso ao conhecimento que a empresa possui do negócio dela efetivamente. É muito comum a empresa comprar um software de gestão caro, em torno de milhões de reais, porque o concorrente possui, ou porque ela acha que vai agregar valor ou, ainda, porque vai poder gerir melhor o negócio dessa forma. Mas quando uma organização compra esse produto, durante o processo de venda ela vai acabar comprando uma série de outros itens desse produto que não vai utilizar. Por isso, o nosso objetivo maior seria o uso racional, para transformar esse produto em receita financeira e em redução de custos para o negócio."

SOLUÇÃO
"Entendemos efetivamente por solução irrigar conhecimento tecnológico para os nossos clientes. O mais correto é dizer que nós esperamos que eles não se preocupem com tecnologia, mas sim com o negócio deles, pois a tecnologia é uma ferramenta a mais para que a empresa alcance os seus objetivos. Do ponto de vista da sociedade, é importante destacar que nós nos falamos semanalmente. Fazemos uma reunião na qual os seis sócios e outras pessoas-chaves dentro da empresa participam para que possamos trocar informações e para que todos tenham ciência do que está acontecendo com os clientes. Esse encontro funciona mais como um catalisador do que o mercado está oferecendo. Outro aspecto fundamental foi a utilização do rádio para o contato constante entre os sócios, um meio de comunicação mais seguro, mais barato e mais estável. Hoje são seis sócios, mas, na forma que desenhamos a empresa, quem está entrando na STN pode passar a ser sócio também e vai acabar evoluindo nesse sentido."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.