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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 734 (30/04/2006)

O Lado Humano dos Negócios

As habilidades e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, especialmente nos cursos de formação superior, muitas vezes podem fazer a diferença na hora de pensar a estratégia de gestão de uma empresa. De maneira geral, os recursos humanos são encarados como parte fundamental da engrenagem de qualquer organização, da mesma forma que a tecnologia e a administração financeira. No entanto, a ênfase no bem-estar e na satisfação dos funcionários vem surgindo como uma tendência no universo empresarial, tendo em vista não apenas os resultados em termos de faturamento como também o papel social da empresa na sua relação com as pessoas que dela participam. Quem já pratica essa modalidade gerencial é Kátia de Souza, empresária formada em psicologia e diretora da KSR Eventos - www.ksreventos.com.br. Em depoimento exclusivo, ela conta como faz do empreendedorismo uma espécie de laboratório para exercitar os conceitos que aprendeu na faculdade, com o objetivo de fazer com que o trabalho em conjunto com os funcionários seja uma atividade ao mesmo tempo rentável e gratificante para ambas as partes.

COMEÇO
“Eu me formei em psicologia e me especializei em hotelaria e organização de eventos. Foi quando conheci o meu marido e sócio Edson Gonçalves, que tinha bastante conhecimento de eventos para o mercado corporativo, nicho no qual resolvemos investir. Iniciamos com R$ 9 mil entre computador e telefone dentro da nossa própria casa. A ideia era, depois que entrasse dinheiro, fazer os investimentos necessários, porque nós éramos assalariados e não tínhamos nenhum fundo de caixa nem capital. Eu ficava em casa atendendo aos telefonemas enquanto o Edson cuidava da realização dos eventos. Em um ano, mudamos para um sobrado maior que tinha uma garagem enorme no fundo e, em seguida, passamos para outro que tinha um salão de festas de dois andares, onde ficava a área de equipamentos. Em 2001, começou a fase da mudança, quando deixamos de ser microempresa para fazer grandes eventos em razão da qualidade do nosso atendimento e dos contatos profissionais.”

LABORATÓRIO
“Quando o Edson falou em montar o negócio, eu abri mão de uma outra carreira e isso mudou toda a história da KSR. Eu queria trabalhar com pessoas e, onde estivesse com um grupo delas, ficava pensando em como fazê-las mais felizes dentro do trabalho para que pudessem evoluir. Daí surgiu a idéia da empresa que, na época, era uma oportunidade de ganhar dinheiro. Quando comecei a perceber que não sonhava em ser empresária e não era isso que me fazia ser totalmente feliz, mesmo sendo o empreendedorismo algo instigante, me tornei uma empresária com características de psicóloga. Comecei a usar a empresa para dar vazão a minha necessidade do contato com o ser humano, que é a minha busca diária. Dessa forma, a empresa acabou sendo um meio de unir a inserção no mercado de trabalho ao desenvolvimento desse lado humano interno junto aos funcionários, criando um laboratório. Comecei a estudar e a me especializar nisso para não ser apenas um jeito intuitivo de gestão. Hoje, existe um método com estratégias a serem aplicadas, porque, quando as pessoas estão bem, isso reflete no produto ou no serviço.”

DESAFIO
“A KSR tem como meta a missão de deixar o cliente tão satisfeito que não queira outro fornecedor, as pessoas que prestam esses serviços sejam felizes com o que fazem e os dois estejam ligados um ao outro. Como fazer com que o funcionário se sinta feliz, atendendo à pressão do mercado, é o maior desafio no dia a dia, e nisso se encontra o nosso diferencial. São seres humanos que estão trabalhando e estamos investindo neles por meio da contratação de coaching, que realiza diagnósticos levando à mudanças constantes na dinâmica das relações humanas. A empresa também realiza convenções para discutir metas, promovendo uma energia emocional e espiritual, que por meio da gestão servidora, reúne todos em torno de um objetivo maior: surpreender o cliente. Isso significa entender o evento que ele quer como um todo, sendo capaz de sugerir sempre a melhor solução para cada caso, agregando valor ao serviço.”


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