Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 849 (13/07/2008)

O benefício da organização

Ser organizado apenas por um fim em si mesmo pouco acrescenta à vida de uma pessoa ou de uma empresa, a não ser que a falta desse hábito esteja provocando grande desperdício de numerosos recursos que refletem diretamente nos resultados e na produtividade. Depois de muito observar e de pesquisar como a organização pode trazer grandes benefícios, tanto aos indivíduos isolados quanto ao universo corporativo, o engenheiro mecânico José Luiz Silva Cunha, fundador e diretor da OZ Sistemas de Organizaçãowww.organizesuavida.com.br –, decidiu apostar na atividade empreendedora investindo na criação de um negócio para orientar todos aqueles que necessitam aprender procedimentos organizacionais, tendo em vista a melhora na otimização do tempo e da qualidade das operações empresariais. No entanto, apesar de o pioneirismo em descobrir um segmento inédito em termos mercadológicos, ele ainda enfrenta as dificuldades de tentar implementar uma atitude comportamental que vai contra o estilo brasileiro de postergar tarefas e de deixar tudo para a última hora. Em depoimento exclusivo e bastante detalhado, Cunha revela como fez para viabilizar a sua iniciativa na prática e de que forma vem superando os desafios com o objetivo de levá-lo adiante por meio de um site na Internet, tendo como referência a importância desse tipo de serviço no mercado norte-americano.

MATERIALIZAÇÃO
"Muita gente acredita que a organização toma muito tempo, quando na verdade é o contrário, ela economiza muito tempo, pois o tempo que se investe no planejamento de um sistema de arquivos, de acordo com uma metodologia, é absurdamente mais benéfico do que achar que dá para ficar do jeito que está. Depois de ter montado duas empresas na área de informática, eu comecei a buscar uma forma de criar ferramentas que pudessem ajudar as pessoas a melhorar a sua produtividade, porque são bilhões de reais que se perdem no País por falta de organização, o que gera retrabalho. Os brasileiros são muito criativos em termos de gerenciamento, acabando, em alguns casos, compensando essa desorganização geral, mas isso ainda é um problema sério. Eu estava focado nisso quando comecei a ver a possibilidade de montar um negócio novo por conta da fusão que iria acontecer com as empresas das quais eu era sócio. Aos poucos, fui desenvolvendo a OZ no papel, fazendo planos e, quando a idéia ficou mais clara para mim, tive o apoio de um amigo investidor que, na época, bancou e acreditou no projeto em 2004."


MUDANÇAS
"Existem dois tipos de mudança de hábito: a mudança de realidade e a mudança de percepção. Se a pessoa não muda a percepção, ela não compreende a razão da implementação dos suportes organizacionais e todo esse trabalho acaba sendo em vão. Se ela não perceber o quanto a falta de organização está comprometendo a sua produtividade, não vai mudar nunca. É como alguém que faz regime de forma sistemática, mas ainda não encontrou o momento da atitude, ou seja, a ficha não caiu o suficiente para simplesmente fazer o que realmente precisa ser feito. Esse é o ponto principal defendido nos workshops que promovemos para mostrar às pessoas como elas podem visualizar a produtividade realmente como uma fonte geradora de benefícios. Na hora em que isso acontece, elas geram muito mais oportunidades para si mesmas e para as empresas onde trabalham."


PARCERIA
"Sentimos diariamente os problemas que um empresário sofre no Brasil, acarretados pela desorganização. Por isso, é preciso estabelecer prioridades e mostrar caminhos. Nossa idéia inicial tinha como objetivo formar uma comunidade virtual, que tivesse interesse pelo tema, e ficamos muito tempo dedicando-nos a isso de forma gratuita. Aplicamos bastante o marketing digital e o marketing de busca na Internet. Recentemente fomos convidados a fazer uma parceria com o IG, o que nos proporcionará mais visibilidade e um tráfego muito maior em nosso site. Precisamos atrair pessoas que procuram soluções para organizarem-se melhor, e estamos trabalhando para capturá-las com algo que as ajude realmente. Não é fácil formar uma comunidade e criar relacionamento num setor tão novo no Brasil, mas estamos conseguindo, e parcerias como esta contribuem de forma decisiva.


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.