Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 849 (13/07/2008)

O benefício da organização

Ser organizado apenas por um fim em si mesmo pouco acrescenta à vida de uma pessoa ou de uma empresa, a não ser que a falta desse hábito esteja provocando grande desperdício de numerosos recursos que refletem diretamente nos resultados e na produtividade. Depois de muito observar e de pesquisar como a organização pode trazer grandes benefícios, tanto aos indivíduos isolados quanto ao universo corporativo, o engenheiro mecânico José Luiz Silva Cunha, fundador e diretor da OZ Sistemas de Organizaçãowww.organizesuavida.com.br –, decidiu apostar na atividade empreendedora investindo na criação de um negócio para orientar todos aqueles que necessitam aprender procedimentos organizacionais, tendo em vista a melhora na otimização do tempo e da qualidade das operações empresariais. No entanto, apesar de o pioneirismo em descobrir um segmento inédito em termos mercadológicos, ele ainda enfrenta as dificuldades de tentar implementar uma atitude comportamental que vai contra o estilo brasileiro de postergar tarefas e de deixar tudo para a última hora. Em depoimento exclusivo e bastante detalhado, Cunha revela como fez para viabilizar a sua iniciativa na prática e de que forma vem superando os desafios com o objetivo de levá-lo adiante por meio de um site na Internet, tendo como referência a importância desse tipo de serviço no mercado norte-americano.

MATERIALIZAÇÃO
"Muita gente acredita que a organização toma muito tempo, quando na verdade é o contrário, ela economiza muito tempo, pois o tempo que se investe no planejamento de um sistema de arquivos, de acordo com uma metodologia, é absurdamente mais benéfico do que achar que dá para ficar do jeito que está. Depois de ter montado duas empresas na área de informática, eu comecei a buscar uma forma de criar ferramentas que pudessem ajudar as pessoas a melhorar a sua produtividade, porque são bilhões de reais que se perdem no País por falta de organização, o que gera retrabalho. Os brasileiros são muito criativos em termos de gerenciamento, acabando, em alguns casos, compensando essa desorganização geral, mas isso ainda é um problema sério. Eu estava focado nisso quando comecei a ver a possibilidade de montar um negócio novo por conta da fusão que iria acontecer com as empresas das quais eu era sócio. Aos poucos, fui desenvolvendo a OZ no papel, fazendo planos e, quando a idéia ficou mais clara para mim, tive o apoio de um amigo investidor que, na época, bancou e acreditou no projeto em 2004."


MUDANÇAS
"Existem dois tipos de mudança de hábito: a mudança de realidade e a mudança de percepção. Se a pessoa não muda a percepção, ela não compreende a razão da implementação dos suportes organizacionais e todo esse trabalho acaba sendo em vão. Se ela não perceber o quanto a falta de organização está comprometendo a sua produtividade, não vai mudar nunca. É como alguém que faz regime de forma sistemática, mas ainda não encontrou o momento da atitude, ou seja, a ficha não caiu o suficiente para simplesmente fazer o que realmente precisa ser feito. Esse é o ponto principal defendido nos workshops que promovemos para mostrar às pessoas como elas podem visualizar a produtividade realmente como uma fonte geradora de benefícios. Na hora em que isso acontece, elas geram muito mais oportunidades para si mesmas e para as empresas onde trabalham."


PARCERIA
"Sentimos diariamente os problemas que um empresário sofre no Brasil, acarretados pela desorganização. Por isso, é preciso estabelecer prioridades e mostrar caminhos. Nossa idéia inicial tinha como objetivo formar uma comunidade virtual, que tivesse interesse pelo tema, e ficamos muito tempo dedicando-nos a isso de forma gratuita. Aplicamos bastante o marketing digital e o marketing de busca na Internet. Recentemente fomos convidados a fazer uma parceria com o IG, o que nos proporcionará mais visibilidade e um tráfego muito maior em nosso site. Precisamos atrair pessoas que procuram soluções para organizarem-se melhor, e estamos trabalhando para capturá-las com algo que as ajude realmente. Não é fácil formar uma comunidade e criar relacionamento num setor tão novo no Brasil, mas estamos conseguindo, e parcerias como esta contribuem de forma decisiva.


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.