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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 850 (20/07/2008)

Doce união

Para ser competitivo no mercado atual, não há nada mais incentivador do que ter um talento reconhecido e valorizado em termos de oportunidade de negócio pela própria família. A associação entre o dom para a fabricação de um produto ou para a prestação de um serviço, bem como o interesse e a presença do cônjuge e dos filhos como parceiros e aliados, é uma das fórmulas mais eficazes na busca pela profissionalização de uma empresa. Foi o que aconteceu na vida de Dora Razuck, descendente de árabes, fundadora e diretora da Doçaria Adora Doceswww.adoradoces.com.br – que, desde cedo, se encantou com a arte de aprender a fazer doces artesanais por meio de cursos especializados nesse ramo da culinária. No começo, fazia para consumo próprio e para as festas das amigas, chegando até a fazer alguns dos doces do seu casamento. Com o passar do tempo, vieram três filhos homens que, depois, se formaram em engenharia e também o desemprego do marido, o que a levou a pensar como poderia colaborar do ponto de vista financeiro. A resposta foi fácil e, em poucos meses, já havia conquistado uma clientela que ia aumentando a cada dia, fazendo com que a casa ficasse pequena para tantos doces e os filhos tomassem a iniciativa de abrir uma porta para o mundo. Com exclusividade, ela revela como esse apoio foi decisivo para alavancar e expandir sua atividade empreendedora.

RETAGUARDA
"Com a colaboração administrativa do meu marido e a visão comercial dos meus filhos, que acabaram optando por se tornar empresários junto comigo, abrimos a primeira loja em junho de 1994, no bairro dos Jardins, perto da nossa casa. Quatro anos depois, surgiu a oportunidade de alugar a casa ao lado, o que representou o grande avanço da Adora Doces. Com isso, aumentamos a fabricação e passamos a fornecer para supermercados, empórios, clubes e restaurantes, sem perder a qualidade. A loja de Moema, que é mais um ponto de vendas, pois se auto-sustenta, ficou especializada em atender às noivas, com uma sala especial só para elas. Lá, a noiva escolhe os doces, as forminhas, os bem-casados, bem como todo o material para servir aos seus convidados. Por sermos uma empresa essencialmente familiar, ainda estamos enfrentando os desafios da profissionalização, mas estamos todos somando competências e conquistando um espaço para crescer e se desenvolver na Adora Doces."


MODERNIDADE
"Fazemos reuniões mensais para delimitar bem as responsabilidades de cada um na gestão do negócio. No meu caso, a participação familiar do meu marido e dos meus filhos foi fundamental para que eu me sentisse estimulada a empreender. Se não fosse assim, eu não teria nem progredido. Sou mais antiga, enquanto eles são mais modernos e souberam trazer essa modernidade para dentro do negócio em termos de atualização. A gente acaba acomodando-se e achando que do jeito que está indo está ótimo. No entanto, eles querem mais é correr em busca de novos mercados. Se eu estivesse sozinha para ver tudo isso, teria que colocar pessoas de fora, mas acredito que um negócio familiar só vai para a frente quando a família toda está trabalhando em conjunto. Nós estamos sempre presentes na loja para garantir um atendimento personalizado, pois acreditamos na importância de passar aos clientes a credibilidade de poder falar com o dono."


EXPANSÃO
"Participamos de feiras e de shoppings sazonais para a divulgação da nossa marca em eventos para públicos que nos interessam, e foi assim que nos abrimos para o mercado de festas de casamento. Cada vez mais estamos em um supermercado novo, em um empório novo, em um clube, e isso faz com que nos tornemos mais conhecidos. Decidimos também utilizar o espaço ocioso da loja para servir almoço, que é o horário de pico do movimento e também mais uma vitrine para os nossos produtos. Surgem muitas oportunidades para abrimos franquia, mas, por enquanto, não estamos interessados, porque teríamos que mudar o nosso foco artesanal, uma vez que os doces que fazemos não possuem conservantes e têm apenas três dias de validade. Com o esquema de franquia, teríamos que mudar a filosofia do negócio. Para o ano que vem, pretendemos abrir outras lojas próprias em bairros com o perfil de consumidor que costumamos atender."


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