Implante da tecnologia
Os avanços tecnológicos tornaram-se tão marcantes e significativos na evolução da sociedade atual que até mesmo os profissionais mais conservadores, que trabalhavam de forma praticamente isolada em seus escritórios e consultórios, precisam estar atentos para acompanhar as mudanças constantes em todas as áreas do saber científico com o objetivo de desbravar novos horizontes e de descobrir formas de atuação inéditas no mercado. Foi o que aconteceu com a dentista carioca Cláudia Pinto, diretora da Clivo Odontologia www.clivo.com.br , especializada em implantes dentários e na difusão do conhecimento por meio de cursos de pós-graduação. Depois de se formar e montar sua própria clínica, ela vislumbrou há doze anos, em conjunto com o marido, a oportunidade de desenvolver como negócio um centro odontológico diferenciado que pudesse utilizar a tecnologia para disponibilizar tratamentos de qualidade a uma grande parcela da população brasileira por meio da expansão no formato de franquias. Em depoimento exclusivo e empolgado pelas possibilidades de crescimento da sua iniciativa empreendedora, ela relata essa trajetória bem-sucedida, que traz a marca da modernidade do mundo dos negócios do século XXI.
GESTÃO PROFISSIONAL
"Em 1999, como meu marido sempre foi ligado à área de ensino, decidimos montar uma clínica que seria também um centro de pós-graduação. Começamos com cursos pequenos, em nível de aperfeiçoamento, e fomos introduzindo cursos de pós-graduação lato sensu em associação com empresas que nos dão a possibilidade de oferecer cursos de especialização reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia. Depois de cinco anos, a gestão começou a demandar atenção cada vez maior da nossa parte, o que me levou a cursar um MBA em gestão na área de saúde pelo estímulo empreendedor. Quando a empresa cresce, não dá para ser amador. Temos que buscar o profissionalismo e ter ferramentas para poder melhorar. Por esse motivo, contratamos novos profissionais da área de odontologia e passei a me dedicar exclusivamente à gestão da Clivo. Inicialmente, foram esses os dois focos, o dentista que queria fazer cursos e o atendimento especializado em implantes dentários."
FRANQUIA
"Para oferecer o atendimento de alta qualidade que temos hoje, dependemos muito da supervisão de profissionais qualificados. Foi quando começamos a pensar em uma forma de crescer sem sobrecarregar a equipe e, ao mesmo tempo, trazer mais pessoas para a empresa. Como queríamos expandir com certa independência e formar uma grande rede para dar treinamentos padronizados, surgiu a ideia de criarmos um sistema de franquia que possibilitasse até mesmo aos nossos alunos e funcionários a abertura do próprio negócio com a marca Clivo, já bastante reconhecida na área de implantes no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros. Dessa forma, mais pessoas poderiam ser beneficiadas pela nossa prestação de serviços com a mesma tecnologia que torna acessível o tratamento de implantes, antes restrito apenas a uma parcela muito pequena da população. Para colocar isso em prática, fizemos uma consultoria e levamos a proposta para a Associação Brasileira de Franchising, da qual nos tornamos associados para ter a garantia de uma instituição."
MUDANÇAS
"Já abrimos três franquias da clínica e vamos partir para a quarta e última no Rio de Janeiro até o meio deste ano. A meta agora é investir no interior do Estado do Rio, que é muito carente, e no interior de São Paulo. Os profissionais da saúde, principalmente os dentistas, têm que perceber que tanto o mundo quanto o mercado mudaram e é muito importante correr atrás não só da parte técnica mas também na busca de conhecimentos que possam fazer a diferença em termos de atuação. Nós vamos iniciar um curso de gestão na odontologia sob a minha coordenação no mês de agosto. Além disso, vamos participar ainda do Congresso Internacional de Odontologia, levando informações inovadoras para o nosso estande e para o evento. Toda a equipe vai fazer palestras científicas, enquanto vamos fazer a divulgação do nosso sistema de atuação para quem estiver interessado em trabalhar conosco em outras regiões do Brasil."
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