Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 891 (03/05/2009)

Implante da tecnologia

Os avanços tecnológicos tornaram-se tão marcantes e significativos na evolução da sociedade atual que até mesmo os profissionais mais conservadores, que trabalhavam de forma praticamente isolada em seus escritórios e consultórios, precisam estar atentos para acompanhar as mudanças constantes em todas as áreas do saber científico com o objetivo de desbravar novos horizontes e de descobrir formas de atuação inéditas no mercado. Foi o que aconteceu com a dentista carioca Cláudia Pinto, diretora da Clivo Odontologiawww.clivo.com.br –, especializada em implantes dentários e na difusão do conhecimento por meio de cursos de pós-graduação. Depois de se formar e montar sua própria clínica, ela vislumbrou há doze anos, em conjunto com o marido, a oportunidade de desenvolver como negócio um centro odontológico diferenciado que pudesse utilizar a tecnologia para disponibilizar tratamentos de qualidade a uma grande parcela da população brasileira por meio da expansão no formato de franquias. Em depoimento exclusivo e empolgado pelas possibilidades de crescimento da sua iniciativa empreendedora, ela relata essa trajetória bem-sucedida, que traz a marca da modernidade do mundo dos negócios do século XXI.

GESTÃO PROFISSIONAL
"Em 1999, como meu marido sempre foi ligado à área de ensino, decidimos montar uma clínica que seria também um centro de pós-graduação. Começamos com cursos pequenos, em nível de aperfeiçoamento, e fomos introduzindo cursos de pós-graduação lato sensu em associação com empresas que nos dão a possibilidade de oferecer cursos de especialização reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia. Depois de cinco anos, a gestão começou a demandar atenção cada vez maior da nossa parte, o que me levou a cursar um MBA em gestão na área de saúde pelo estímulo empreendedor. Quando a empresa cresce, não dá para ser amador. Temos que buscar o profissionalismo e ter ferramentas para poder melhorar. Por esse motivo, contratamos novos profissionais da área de odontologia e passei a me dedicar exclusivamente à gestão da Clivo. Inicialmente, foram esses os dois focos, o dentista que queria fazer cursos e o atendimento especializado em implantes dentários."


FRANQUIA
"Para oferecer o atendimento de alta qualidade que temos hoje, dependemos muito da supervisão de profissionais qualificados. Foi quando começamos a pensar em uma forma de crescer sem sobrecarregar a equipe e, ao mesmo tempo, trazer mais pessoas para a empresa. Como queríamos expandir com certa independência e formar uma grande rede para dar treinamentos padronizados, surgiu a ideia de criarmos um sistema de franquia que possibilitasse até mesmo aos nossos alunos e funcionários a abertura do próprio negócio com a marca Clivo, já bastante reconhecida na área de implantes no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros. Dessa forma, mais pessoas poderiam ser beneficiadas pela nossa prestação de serviços com a mesma tecnologia que torna acessível o tratamento de implantes, antes restrito apenas a uma parcela muito pequena da população. Para colocar isso em prática, fizemos uma consultoria e levamos a proposta para a Associação Brasileira de Franchising, da qual nos tornamos associados para ter a garantia de uma instituição."


MUDANÇAS
"Já abrimos três franquias da clínica e vamos partir para a quarta e última no Rio de Janeiro até o meio deste ano. A meta agora é investir no interior do Estado do Rio, que é muito carente, e no interior de São Paulo. Os profissionais da saúde, principalmente os dentistas, têm que perceber que tanto o mundo quanto o mercado mudaram e é muito importante correr atrás não só da parte técnica mas também na busca de conhecimentos que possam fazer a diferença em termos de atuação. Nós vamos iniciar um curso de gestão na odontologia sob a minha coordenação no mês de agosto. Além disso, vamos participar ainda do Congresso Internacional de Odontologia, levando informações inovadoras para o nosso estande e para o evento. Toda a equipe vai fazer palestras científicas, enquanto vamos fazer a divulgação do nosso sistema de atuação para quem estiver interessado em trabalhar conosco em outras regiões do Brasil."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.