Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 891 (03/05/2009)

Implante da tecnologia

Os avanços tecnológicos tornaram-se tão marcantes e significativos na evolução da sociedade atual que até mesmo os profissionais mais conservadores, que trabalhavam de forma praticamente isolada em seus escritórios e consultórios, precisam estar atentos para acompanhar as mudanças constantes em todas as áreas do saber científico com o objetivo de desbravar novos horizontes e de descobrir formas de atuação inéditas no mercado. Foi o que aconteceu com a dentista carioca Cláudia Pinto, diretora da Clivo Odontologiawww.clivo.com.br –, especializada em implantes dentários e na difusão do conhecimento por meio de cursos de pós-graduação. Depois de se formar e montar sua própria clínica, ela vislumbrou há doze anos, em conjunto com o marido, a oportunidade de desenvolver como negócio um centro odontológico diferenciado que pudesse utilizar a tecnologia para disponibilizar tratamentos de qualidade a uma grande parcela da população brasileira por meio da expansão no formato de franquias. Em depoimento exclusivo e empolgado pelas possibilidades de crescimento da sua iniciativa empreendedora, ela relata essa trajetória bem-sucedida, que traz a marca da modernidade do mundo dos negócios do século XXI.

GESTÃO PROFISSIONAL
"Em 1999, como meu marido sempre foi ligado à área de ensino, decidimos montar uma clínica que seria também um centro de pós-graduação. Começamos com cursos pequenos, em nível de aperfeiçoamento, e fomos introduzindo cursos de pós-graduação lato sensu em associação com empresas que nos dão a possibilidade de oferecer cursos de especialização reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia. Depois de cinco anos, a gestão começou a demandar atenção cada vez maior da nossa parte, o que me levou a cursar um MBA em gestão na área de saúde pelo estímulo empreendedor. Quando a empresa cresce, não dá para ser amador. Temos que buscar o profissionalismo e ter ferramentas para poder melhorar. Por esse motivo, contratamos novos profissionais da área de odontologia e passei a me dedicar exclusivamente à gestão da Clivo. Inicialmente, foram esses os dois focos, o dentista que queria fazer cursos e o atendimento especializado em implantes dentários."


FRANQUIA
"Para oferecer o atendimento de alta qualidade que temos hoje, dependemos muito da supervisão de profissionais qualificados. Foi quando começamos a pensar em uma forma de crescer sem sobrecarregar a equipe e, ao mesmo tempo, trazer mais pessoas para a empresa. Como queríamos expandir com certa independência e formar uma grande rede para dar treinamentos padronizados, surgiu a ideia de criarmos um sistema de franquia que possibilitasse até mesmo aos nossos alunos e funcionários a abertura do próprio negócio com a marca Clivo, já bastante reconhecida na área de implantes no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros. Dessa forma, mais pessoas poderiam ser beneficiadas pela nossa prestação de serviços com a mesma tecnologia que torna acessível o tratamento de implantes, antes restrito apenas a uma parcela muito pequena da população. Para colocar isso em prática, fizemos uma consultoria e levamos a proposta para a Associação Brasileira de Franchising, da qual nos tornamos associados para ter a garantia de uma instituição."


MUDANÇAS
"Já abrimos três franquias da clínica e vamos partir para a quarta e última no Rio de Janeiro até o meio deste ano. A meta agora é investir no interior do Estado do Rio, que é muito carente, e no interior de São Paulo. Os profissionais da saúde, principalmente os dentistas, têm que perceber que tanto o mundo quanto o mercado mudaram e é muito importante correr atrás não só da parte técnica mas também na busca de conhecimentos que possam fazer a diferença em termos de atuação. Nós vamos iniciar um curso de gestão na odontologia sob a minha coordenação no mês de agosto. Além disso, vamos participar ainda do Congresso Internacional de Odontologia, levando informações inovadoras para o nosso estande e para o evento. Toda a equipe vai fazer palestras científicas, enquanto vamos fazer a divulgação do nosso sistema de atuação para quem estiver interessado em trabalhar conosco em outras regiões do Brasil."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.