Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 906 (16/08/2009)

Retorno às raízes

Se o futuro empreendedor vem de uma família com tradição em algum tipo de atividade, certamente encontrará nas origens o ramo adequado para atuar com segurança e eficiência. Serão evitados desgastes e prejuízos na prospecção de um setor onde tudo é novidade ou na procura de um incerto nicho de mercado. O retorno às raízes ancestrais e a disponibilidade dos conhecimentos e experiências acumulados vão encurtar-lhe a trajetória, provavelmente apressando o seu sucesso. Por sua vez, as novas idéias e conceitos da atual geração valorizam com inovações o know-how familiar, além de possibilitar maior proveito da atividade empresarial. Esses são os fundamentos de que se valeu Liana Baggio Ometto, para imprimir em 2006 novo rumo à história da família, criando a Baggio Coffeeswww.baggiocoffees.com.br – empresa de torrefação e exportação de cafés finos. Ela relata em entrevista exclusiva que, apesar de formada como tradutora e intérprete, começou a trabalhar numa indústria de papel pertencente à família. Ali complementou o perfil de administradora fazendo cursos de planejamento estratégico, contabilidade, marketing e comércio exterior. A forte ligação com o café direcionou-a depois para o setor, onde tem suas raízes.

DEBAIXO DO PÉ DE CAFÉ
"Nasci, como se diz na roça, debaixo do pé de café, porque minha família é descendente de italianos que chegaram ao Brasil em 1886, para trabalhar nas fazendas do interior de São Paulo, onde os escravos estavam sendo substituídos pelos imigrantes. Meu bisavô, Salvatore Baggio, com muita economia conseguiu comprar o primeiro sitio de café já antes do século XX, na região de Pirassununga, e em 1920 a fazenda Palmeiras onde nasci e que até hoje pertence à família. É uma fazenda maravilhosa, do tempo da escravidão, que foi moradia de todos nós desde meu bisavô. Quando o Paraná se abriu à cafeicultura, para lá foram meu avô, meu pai e meus dois tios exercer a sua vocação empreendedora, tornando-se pioneiros como muitos italianos, até que a grande geada de 1975 queimou os cafezais e destruiu tantos sonhos. Vendemos tudo e compramos terras no sul de Minas, onde desenvolvemos fortemente a nossa cultura com a variedade espetacular do Bourbon, que agora lançamos como café torrado".


NUNCA DESISTO
“Muitos cafeicultores estão desistindo devido aos altos custos da produção, que não são computados na hora de vender a safra, cujo preço é definido pela bolsa de mercadorias. Como gosto do comércio internacional, propus aos meus dois irmãos, em 2001/2002, que deveríamos exportar café. Dispomos de produto muito bom, mas em volume insuficiente para competir com grandes exportadores, por isso não iríamos entrar em operações de commodity, em especialidades, em nichos, enfim. Efetuei um trabalho preliminar durante um ano, depois começamos a exportar, para torrefações dos EUA e da Itália, café verde em sacas de 60 quilos acondicionadas em contêineres. Essas operações prosseguiram até 2005, quando houve a desvalorização do dólar, tornando-se desinteressante exportar. Mas nunca desisto e sempre fico pensando em soluções e no que fazer. Decidi por um negócio diferente: cafés aromatizados e os gourmet, que estão em plena expansão no mercado brasileiro. Vamos oferecer o melhor produto, com uma ‘roupa’ linda, embalagem atraente, mas teremos de produzir algo sem igual no Brasil”.


SEMPRE NOS SUPERANDO
“Nossa missão é produzir um café de qualidade, um produto que todo mundo aprecie, a um preço justo e estar sempre inovando com alguma coisa. Não adiantava copiar aquilo que os maiores consumidores mundiais de café, os americanos, gostam e sim saber o que o brasileiro prefere. Depois de pesquisar, escolhemos três aromas para começar, o chocolate com menta, que foi o campeão, o amaretto, resultado de pura intuição minha e que ninguém indicou, no entanto hoje é um dos cafés mais vendidos, e o caramelo. Esses três lançamos de início, a embalagem ficou espetacular, ganhou premio no Brasil e premio internacional de melhor embalagem de produtos não alcoólicos. Atentos às tendências do mercado, produzimos três linhas de cafés -- Baggio Bourbon, Baggio Gourmet e Baggio Aromas. Todos os produtos são de grãos nossos, diferindo somente os blends (misturas) que a gente prepara ou os cafés puros de origem. Tudo com uma ‘cara’ bonita, elegante, sofisticada e com qualidade, por isso estamos sempre nos superando”.


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.