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.Técnicas e práticas
Na desagradável e freqüentemente constrangedora hora de cobrar uma conta atrasada, o êxito depende de não se perder o cliente até recuperar o dinheiro. Esse cliente pode estar passando por genuíno aperto circunstancial. O importante é desenvolver atitude positiva, encorajadora, mas mantendo posição lógica, flexível e determinada. O empresário precisa encarar a cobrança de atrasados como uma parte inerente do processo, sem se intimidar ou se envergonhar na hora de apresentar a conta.
Caso as primeiras duas cópias da fatura enviadas pelo correio não tragam o cheque ou ordem de pagamento, é preciso estabelecer contato mais direto com o devedor. Primeiro, por meio de carta oficial, lembrando a intenção de continuar cobrando até receber o que lhe é devido. Se o devedor não lhe procurar em razão da carta, representante da sua empresa deve procurá-lo, estabelecendo diálogo inicial por telefone e depois em visita pessoal. Evite a atitude de confronto dos cobradores tradicionais, que importunam, pressionam e ameaçam os devedores. É muito mais eficiente desenvolver abordagem com tom de voz agradável e discurso firme, claro, compreensivo, profissional e, principalmente, amigável. A melhor forma de tocar no assunto é fazendo a cobrança soar nos ouvidos do devedor como oferta de ajuda e bom conselho para que ele consiga saldar as dívidas. Mesmo que as justificativas do devedor sejam extremamente precárias e irritantes, o cobrador não deve deixar que seus sentimentos transpareçam. No primeiro contato pessoal, o essencial é convencer o mau pagador de que está seriamente determinado a recuperar o que lhe é devido, mas também interessa-se pela situação do devedor: ninguém quer que ele ponha as contas em dia sendo destruído no processo. Na maioria dos casos mais demorados e complexos de cobrança, a solução negociada ainda é mais vantajosa do que a contratação de serviço de cobrança judicial, que fica com 35% ou mais do que arrecada e ainda desgasta a imagem da empresa. Por negociação direta, o cobrador pode estabelecer desconto para a dívida (por exemplo, 20 ou 30%), dependendo de prazos e valores. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro, minimizando as perdas e preservando as relações com o cliente (que poderá recuperar-se financeiramente, no futuro). Informatização é vital Método tradicional a agência O método tradicional de cobrança por meio de agência especializada ou serviço jurídico ainda é amplamente adotado no mundo inteiro, sendo o mais indicado para as grandes contas consideradas irremediavelmente perdidas ou contra empresas em fase de renegociação para sair de "concordata". No varejo de pequenos valores financiados, o emprego desses serviços só é recomendado quando há grande volume de operações em atraso. Essas empresas de cobrança pressionam os devedores pelo correio, por telefone e pessoalmente, na casa e no trabalho. Se nada surtir efeito, encaminham para execução da dívida na Justiça. |
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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 09
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