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A) Precauções contra maus
pagadores

No cotidiano, os maus pagadores dispõem de três veículos principais para acumular suas dívidas: pagamento por cartão de crédito, cheques problemáticos ou pela devolução de mercadoria.

I – Cartões de crédito

Praticamente todo negócio sofre perdas aceitando cartão de crédito, pois termina vendendo para cartão roubado, cancelado ou com seu limite de crédito esgotado. Contra essas perdas, imprevisíveis em princípio, é possível tomar algumas precauções:

1 – Só efetue a venda depois que o cartão for validado pelo banco ou companhia emissora.

2 – Confira a identidade do portador do cartão em outro documento com fotografia (além da Carteira de Identidade), tomando o cuidado de comparar bem se coincidem as assinaturas dos documentos e a que o comprador apôs na fatura.

3 – Utilize um serviço de proteção ao crédito, sempre conferindo por modem ou telefone o histórico do comprador a prazo e esclarecendo bem caso surjam homônimos.

4 – Anote endereço e telefone na nota fiscal emitida. Se necessário, atrase um pouco a venda e confira, na lista telefônica se o número corresponde ao endereço fornecido.

5 – Anote o número e a data de emissão da carteira de identidade no comprovante de venda que vai para a contabilidade da empresa.

II – Devolução e discussão quanto à mercadoria

Muitos cartões de crédito oferecem seguro contra compras. O cliente que não estiver satisfeito, pode adiar um determinado pagamento enquanto a companhia de crédito averigua se a sua reclamação é pertinente. Esse tipo de atraso no pagamento pode ser altamente custoso para a empresa, que precisará deslocar um funcionário da produção só para defender a validade da cobrança e só receberá o pagamento se provar o caso a seu favor. As reclamações, de modo geral, envolvem alegação de cobrança indevida ou sem autorização, ou suspensão do pagamento por receber mercadoria com defeito ou com especificações incorretas. Eis algumas recomendações para se proteger contra esse tipo de dificuldade para receber:

    1 – A melhor precaução é, sempre que possível, testar a mercadoria na frente do comprador e fazê-lo assinar documento em que a pessoa se diz satisfeita com a mercadoria que está recebendo.

    2 – As pequenas empresas que operam com venda por catálogo são as mais expostas aos maus pagadores com cartão de crédito, pois aceitam ordem por telefone ou pelo correio, não tendo como averiguar semelhança de documentos e assinaturas. Essas firmas podem proteger-se contra a fraude, solicitando o número do telefone do comprador e depois telefonando de volta para confirmar a ordem. Aqui, após conferir a identidade e os dados sobre o cartão, é importante fazer o comprador repetir o número da conta.

    3 – Finalmente, confie na sua intuição. Se sentir que alguma coisa não está bem com o comprador ou com o cartão, argumente que aquela mercadoria só pode ser vendida a dinheiro vivo ou simplesmente se recuse a vendê-la com desculpa aceitável.

    4 – Para dar o benefício da dúvida a seu cliente, mesmo que alguma coisa indique que há algo errado, adie a venda, argumentando que a reposição de estoques demorará alguns dias. Convide o interessado a deixar sinal de compra. Nesse meio tempo, poderá conferir a validade do cartão.

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 09
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