Módulo 3 - Direcionamento dos Negócios
|
Reunião da alta administração para definição das prioridades estratégicas e operacionais necessárias ao progresso da empresa, que servirão para direcionar as atenções de todos os funcionários na formulação dos objetivos e das metas. |
Embora possa parecer quase estranho na fase atual da evolução da ciência da administração, muitas empresas ainda não têm claramente traçado o verdadeiro caminho a seguir. Os dirigentes quase sempre têm na ponta da língua algum tipo de objetivo, ao menos em termos de direcionamento, que normalmente não resiste ao mínimo teste de consistência e dificilmente se sustenta quando confrontado com o real desempenho histórico dos negócios que comandam.
Portanto, a maior segurança que um plano de participação pode demandar no início é saber com clareza quais os alvos perseguidos pelos dirigentes.
O processo que conduz ao documento formal de direcionamento dos negócios deve obedecer a uma seqüência lógica, em que todo o autoconhecimento da empresa deve transparecer e estar disponível aos responsáveis para fixação de objetivos e metas.
As seguintes etapas são necessárias para a correta fixação de objetivos e metas:
A presidência da empresa normalmente identifica e lista as prioridades corporativas e estratégicas da empresa, ao mesmo tempo que, individualmente, cada diretor identifica e lista as prioridades operacionais e estratégicas de sua área.
Na formulação de prioridades deve-se considerar também:
Fontes Internas
Normalmente, a base para essa reunião preparatória são os variados tipos de fontes de informações, geralmente acessíveis, porém dispersas nos diversos departamentos da empresa, não sendo de estranhar que muitos deles acabam colidindo entre si.
Deverão estar incluídos, certamente, nesse corpo de informações, entre outros, recursos financeiros disponíveis, tecnologia, sistemas de informações gerenciais, nível cultural dos funcionários etc.
Algumas Fontes
|
Planos estratégicos.
Planos de investimento.
Orçamento anual.
Análises de pontos fortes e pon- tos fracos da organização.
Diagnósticos individuais.
Reuniões de brainstorming. |
- Quanto maior a abrangência dos dados disponíveis, desde que de boa qualidade, melhor serão as chances de acontecer um direcionamento sólido, seguro e sem sonhos, que a todos identifique.
Fontes Externas
Prioridades da Corporação
- Incentivar o crescimento dos negócios à taxa anual de 10%.
- Melhorar a rentabilidade sobre o capital investido em torno de 20%.
Prioridades da Área Comercial
- Reduzir gradativamente a participação das vendas a instituições oficiais.
- Transformar 25% das vendas CIF em FOB.
- Racionalizar a linha de produtos, buscando redução de índices de refugo e desperdício.
Prioridades da Área de Produção
- Reduzir o custo da matéria-prima, desenvolvendo fontes alternativas.
- Aumentar a velocidade do giro, reduzindo o peso dos estoques em todas as etapas do processo de fabricação.
Prioridades das Áreas Administrativa e Financeira
- Implantar novo sistema de custo e formação de preços de venda.
- Desenvolver novas alternativas para aumentar o retorno das aplicações financeiras.
- Garantir total apoio na implantação do programa de gestão participativa.
- Uma vez que o corpo diretivo esteja de posse de todas as informações, será convocada reunião formal para deliberação das prioridades da empresa.
- Nessa reunião, todos apresentam suas prioridades, questionam e são questionados sobre a validade das prioridades dos outros setores. A escolha daquelas que, ao final, farão parte das prioridades da empresa será obtida por consenso e, na sua ausência, a decisão compete à presidência. O mais aconselhável é que o debate aberto das necessidades da empresa seja o mais democrático possível, já que prioridades conflitantes deverão existir e muitas, entretanto, deverão chegar a um denominador comum que já pressuponha um princípio de entendimento de que a empresa é apenas uma e indivisível.
- Alguns cuidados devem ser tomados na escolha e na divulgação das prioridades, principalmente ao se elaborar e divulgar o documento final, no intuito, principalmente, de preservar o sigilo dos negócios.
- Os seguintes princípios devem ser obedecidos na escolha:
O importante é a qualidade, não o número, das prioridades.
Deve ser dada preferência às prioridades que promovam a melhora dos resultados.
As prioridades orientam a fixação dos objetivos e metas e, em contrapartida, devem ser apoiados por eles.
As prioridades sigilosas ou muito específicas devem ser comunicadas ao interessado, em caráter confidencial. |
Módulo 4 - Objetivos, Metas e Planos Táticos
|
Cada participante, com cargo de comando na empresa, deve fixar seus próprios objetivos, metas e planos táticos, em linha com as prioridades determinadas no documento Direção dos Negócios. As metas traçadas representam a contribuição de cada um, ao longo do ciclo. Os cargos de não comando participam coletivamente das metas do superior imediato. |
|