Voltar

Módulo 6 - Avaliação Final e Encerramento do Programa
Tão logo termine o ciclo do programa, cada participante que fixou objetivos e metas deve elaborar a sua própria avaliação final de desempenho no tocante às metas fixadas. A avaliação final irá determinar o “conceito global” de sua atuação e dedicação, em todo o programa.

Finalmente, chegou o tão esperado momento de fazer justiça a todos aqueles que mostraram sua dedicação e seu empenho ao longo do ciclo, isto é, chegou a hora de retribuir a cada um conforme seus merecimentos. Vale lembrar o que foi mencionado anteriormente: atribui-se pontuação diferenciada para três fatores que influenciam diretamente cada funcionário no desempenho de suas funções. São eles:

Nível hierárquico

    Esse fator certamente exerce influência determinante no contexto global, já que normalmente sintetiza um posicionamento dentro da empresa que é resultante de condições de dedicação, competência, responsabilidade e outros. Não é à toa que alguém ocupa algum cargo na empresa, e quanto mais alto maior será o acúmulo de pré-requisitos exigidos para esse nível.

    Portanto, partimos da premissa de que o nível hierárquico constitui a base para um modelo de pontuação, e a ele atribuímos um peso 3 no cômputo geral.

    Supondo uma empresa com cinco níveis hierárquicos, ela atribuiria 1 ao nível mais baixo e algum índice em torno de 10 provavelmente para o mais alto. Portanto, neste exemplo, os pontos ganhos por um nível intermediário, digamos nível de chefia, poderá estar em torno de um índice 4. Multiplicando 4 por 3, teremos um total de 12 pontos, em conceito de seu nível hierárquico.

Experiência na empresa

    O valor ao longo do tempo da experiência de um funcionário na empresa merece o reconhecimento deste programa, lembrando que, ao iniciar as atividades profissionais na nova casa, a pessoa precisa de certa adaptação, aprendizado e entrosamento para, finalmente, começar a “vestir a camisa” da empresa, quando começa a se identificar com o novo ambiente de trabalho. Normalmente, decorre certo tempo para que ela atinja sua produtividade máxima, por isso a pontuação atribuída ao tempo de casa cresce com os anos de trabalho na mesma empresa.

    O peso atribuído a esse fator de pontuação, no entanto, é 1, ou seja, um terço do que fora atribuído ao nível hierárquico. Para efeito de índice por experiência, podemos supor que a empresa escolheu sete faixas, utilizando índice “0” para até seis meses de experiência e que vai crescendo até atingir índice “2” no caso de tempo de casa superior a quinze anos.
    Supondo que o mesmo funcionário analisado tivesse cinco anos de experiência na empresa, ele receberia um índice de 1,5, que, multiplicado por 1 (peso da experiência), somaria 1,5 ponto a título de experiência.

Desempenho em relação às metas

    Seguramente, trata-se do fator mais importante no cômputo global da pontuação que cada trabalhador receberá ao final do ciclo. Visa-se, com isso, premiar aqueles cuja contribuição aos lucros ou resultados ficou clara para ele, seus superiores e, provavelmente, para muitos outros dentro da empresa.

    Por isso, o peso atribuído ao desempenho é desequilibrante e sugere que quem quiser receber participação cada vez maior só tem um caminho: desempenho cada vez melhor.

    O peso para o desempenho é 6.
    A empresa de nosso exemplo atribui notas entre 0 e 10 a funcionários que registraram, respectivamente, desempenho entre insatisfatório e excepcional.
    A pontuação relativa a metas, por ser a mais significativa, merece detalhamento adicional, já que ela influencia diretamente os resultados do desempenho.

.
ANTERIOR
.
TOP
.
PRÓXIMA

Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 12
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TEXTO
, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra, de qualquer forma e por qualquer meio ou processo eletrônico, mecânico, gráfico, fotográfico, microfílmico, reprográfico, xerográfico, de fotocópia, de gravação, videográficos sem a permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados.
A violação dos Direitos Autorais é punível como crime.
Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973



Todos os Direitos Reservados.