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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 443 (01/10/2000)

A Impressão Que Faz a Diferença

Atender bem um visitante dentro de uma empresa significa ter uma idéia clara do que a pessoa está fazendo ali e assegurar-se de que tudo aquilo que venha a ser tratado seja resolvido ou pelo menos esclarecido quando ela deixar o local. Essa é a visão de Max Gehringer - e-mail: [email protected] -, executivo com mais de trinta anos de experiência, que atualmente se dedica a escrever livros, artigos e a fazer palestras sobre o cotidiano empresarial. Em depoimento exclusivo, ele mostra como um bom atendimento é fundamental para a formação da imagem e para a eficiência de qualquer organização, indicando os erros mais comuns cometidos pelos empresários anfitriões.

SENTIDOS
"Há dois lugares em uma empresa que revelam como ela é, sem que tenhamos que perguntar para ninguém sobre isso. Um deles é a portaria e outro o banheiro. Pelas condições higiênicas desses locais até o tipo de material disponível aos funcionários, dá para se ter uma idéia muito clara da organização, por melhor que as pessoas finjam que possa ser diferente. As percepções visuais, olfativas e auditivas também são muito importantes no primeiro contato. Um escritório tem que ter cheiro de ambiente de escritório, e não de mofo, assim como uma fábrica de chocolate não pode cheirar borracha queimada. Se o encarregado de atender o visitante que está na sala de espera estiver berrando e xingando algum funcionário lá no fundo e, logo em seguida, vier recebê-lo com um enorme sorriso, a pessoa tem todo o direito de achar que está diante de um falso absoluto e já fica com um pé atrás na hora de partir para a negociação. O oposto disso seria aquele indivíduo que se mantém em uma redoma, à qual o visitante tem acesso somente quando prova que é honesto e trabalhador. Em vez disso, o anfitrião deveria tomar, ele próprio, a iniciativa de atender o cliente, mostrando, assim, uma atitude menos defensiva e mais acolhedora. O esquema de segurança deve agir de maneira que a pessoa não se sinta primeiro um bandido para depois ser considerada um cidadão respeitável."

BOAS-VINDAS
"Quem vai receber alguém na empresa deve certificar-se de que o tempo que ela vai levar da recepção até estar diante da pessoa que vai atendê-la nunca ultrapasse três minutos. Outro comportamento recomendável seria perguntar ao visitante qual o seu tempo disponível e tentar adequar a conversa que vem em seguida a esse horário, para que nenhuma das partes fique com a impressão de que está perdendo tempo. Isso significa ser o mais específico possível logo no começo. Os sinais de boas-vindas se estendem também a empresa como um todo, seja ela micro, pequena ou de grande porte. Qualquer funcionário deve ser treinado para receber alguém estranho à empresa com um cumprimento e um gesto prestativo. É comum ver funcionários passando pela visita, carregados de papéis e pastas, como se ela não estivesse ali, indiferentes em relação a prestar qualquer tipo de informação. O fato de uma pessoa desconhecida estar ali dentro significa que ela é importante para a empresa e precisa receber o mínimo de cortesia e de simpatia para sentir que está em uma casa onde vale a pena fazer negócios."

TECNOLOGIAS
"Existem certas facilidades tecnológicas que estão sendo mal utilizadas hoje em dia. Uma delas é a secretária eletrônica, que serve apenas para registrar mensagens durante um momento de ausência do recepcionista, e não para guardá-las por mais de dez minutos. O retorno tem que ser imediato, mostrando que a empresa é eficiente e cumpre o que está prometido na gravação. O sistema eletrônico, que permite várias opções de atendimento é um modismo importado dos Estados Unidos, onde impera a praticidade nos contatos pessoais. Como o brasileiro é um povo que gosta de ser ouvido, seria interessante analisar a relação custo x benefício dessa tecnologia em relação aos clientes de cada empresa. Quanto à transmissão de informações via e-mail, não existe nada melhor, pois permite a reflexão antes da resposta, mas os funcionários precisam ser preparados para isso, o que inclui rapidez, saber escrever e ser objetivo com as palavras. Já existem cursos especializados para essa área, sendo altamente recomendável a preocupação com esse tipo de treinamento."


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